Código: | LRI015 | Sigla: | POLINT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Relações Internacionais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LRI | 98 | Plano Oficial em vigor (2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Maciel Honrado Morais Santos | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
José Maciel Honrado Morais Santos | 3,00 |
No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:
1. Sistematizar as grandes tendências evolutivas da ordem internacional desde o final da II Guerra Mundial até aos nossos dias.
2. Analisar a politica internacional utilizando conceitos interdisciplinares das ciencias sociais
3. Desenvolver uma abordagem com informação critica sobre algumas problematicas regionais atuais
1. Reconhecer a necessidade de análise científica das relações internacionais, da realidade histórica recente e da política internacional.
2. Usar corretamente conceitos estruturantes da política internacional dos últimos 70 anos.
3. Analisar criticamente alguns dos problemas centrais da política internacional dos últimos 70 anos.
1 . Introdução conceptual.
1.1 imperialismo, conceito chave da política do século XX
1.2. A geopolítica – uma invenção para fazer a guerra?
I - Retrospetiva histórica do século 20
1. As guerras mundiais
1.1 - O imperialismo antes da I Guerra Mundial: interesses vitais e eixos de conflito
1.2. As guerras mundiais em perspetiva – o fim de uma época?
2 - A ordem mundial entre 1945-1990
2.1. O fim dos impérios coloniais
2.2. A emergência da China (1911-1993)
2.3. A corrida nuclear e as relações bilaterais EUA-URSS (1945-1990)
II - A Ordem Mundial depois de 1990
1 - A circulação de capitais à escala alargada e os novos polos de crescimento
2 – Crescimento ou decrescimento? Esgotamento de recursos, alterações ambientais, migrações contemporaneas
3 - Conflitos regionais
As aulas Teórico-Práticas (TP) constarão de um conjunto de atividades letivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos previamente colocados à disposição d@s estudantes, sustentada sobre a análise de documentos escritos, fotográficos e videográficos, gráficos e quadros. Ao longo do semestre, vári@s especialistas serão convidad@s a assegurar conferências da duração de uma aula de 90 minutos.
A experiência demonstra que com turmas superiores a 60 inscrit@s, incluindo estudantes de mobilidade, torna-se impossível (ainda que tal fosse pedagogicamente importante) um único docente (e avaliador) assegurar, nas atividades de Orientação Tutorial (OT), a supervisão de atividades de investigação prática, sob a forma de trabalhos de recensão crítica de artigos/livros escolhidos pel@s estudantes. A agravar esta situação, o docente encarregado desta UC acumula no 2º semestre o serviço docente em exclusividade de outra UC de licenciatura, ficando também aí responsável pela avaliação de um grande número de estudantes. Assim, as atividades de OT terão de ser dedicadas à preparação do Exame Final, designadamente através da proposta de bibliografia relevante, de conselhos práticos sobre o seu manuseamento e relevância, e da análise e interpretação de documentos dos tipos acima citados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A frequência é obtida reunindo-se:
(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;
(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.
Exame Final: 100%
Ver Normas de Avaliação da FLUP.
1. Todos os exames escritos poderão ser realizados com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo (mas não à Internet!), o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. Dependendo do número de estudantes de mobilidade que se inscrevam na UC e se revelem incapazes de entender o Português, as sessões letivas serão lecionadas em Português ou em Inglês. O Francês, o Espanhol ou o Italiano podem ser usadas como línguas de trabalho, quer no diálogo pedagógico, quer na realização dos exames.