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História das Relações Internacionais

Código: LRI007     Sigla: HRINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 104 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Manuel Martins Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Jorge Manuel Martins Ribeiro 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.

Resultados de aprendizagem e competências

Com este conteúdo programático procura-se, no tempo disponível, para as aulas, (1 semestre igual a mais ou menos 13 semanas) que os estudantes além de ficarem a conhecer alguns dos aspetos mais importantes das Relações Internacionais do século XVII ao século XX, sob o ponto de vista histórico, adquiram competências e instrumentos teóricos e práticos que lhes permitam no futuro ir mais além, permitindo-lhes estudar temas que tão reduzido período de tempo de aulas não permite uma abordagem mais pormenorizada. Apesar do programa terminar com o colapso da ordem bipolar espera-se que os estudantes adquiram competências para analisar as relações internacionais no período posterior

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Breve introdução à problemática das Relações Internacionais.




  2. A Paz de Vestefália (1648). Início do moderno sistema internacional? Diferenças entre e o antes e o após Vestefália




  3. O Antigo Regime: guerra, equilíbrio e leis internacionais.




  4. As relações internacionais na época da Revolução Americana e da Revolução Francesa




          4.1. As relações entre as grandes potências europeias, antes e depois do Congresso de Viena (1814-1815)




  1. O relacionamento entre as principais potências no século XIX: Nacionalismos, imperialismos e Diplomacia.




  2. As novas potências não europeias (Estados Unidos e Japão).




  3. Causas e consequências das duas guerras mundiais do século XX




            7.1. O fim da I Guerra Mundial. A diplomacia da Conferência de Paris, os Tratados de Paz de Versalhes (1919) e as suas consequências


            7.2. Causas consequências da II Guerra Mundial. O fim da hegemonia europeia.




  1. A Guerra Fria (1945-1989). O colapso do mundo bipolar.



Bibliografia Obrigatória

Malchow, Howard LeRoy; History and international relations : from the ancient world to the 21st century, Bloomsbury Academic, 2016. ISBN: 978-1-4411-0625-4
FERNANDES, José Pedro Teixeira; Teoria das Relações Internacionais. Da abordagem clássica ao debate pós-positivista, Almedina, 2004. ISBN: 972-40-2176-9
SARAIVA, José Flávio Sombra; história das Relações Internacionais Contemporâneas . Da Sociedade internacional do século XIX à era da globalização., Editora Saraiva, 2007. ISBN: 9788502061910
ZAMOYSKI, Adam; Rites of Peace. The Fall of Napoleon and the Congress of Vienna, Harper Perennial, 2008. ISBN: 978-0-06-077519-3
Mark Mazower; Governar o Mundo, Edições 70, 2017. ISBN: 978-972-44-1896-4
KISSINGER, Henry ; A Ordem Mundial. Reflexões sobre o Carácter das Nações e o Curso da História, Edições Dom Quixote, 2014. ISBN: 9789722056236
CLARK, Christopher ; The Sleepwalkers. How Europe went to war 1914, Penguin Books, 2013. ISBN: 978-0-141-0278-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de caráter estatístico e cartográfico.

 - Procurar-se-á uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise de livros ou parte de livros lidos pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. 

 - A recensão crítica, a apresentar deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.

Software

datashow

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Humanidades > História > História política

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 38,00
Trabalho escrito 23,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame Final

Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica, que avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta às questões.

A análise crítica da obra escolhida pelo estudante, de uma lista a fornecer pelo docente no inícío do semestre, deverá, em princípio avaliar o grau de competências adquiridas durante as aulas

A análise crítica deve ser entregue até à última aula do semestre

O exame terá uma ponderação de 80% e a análise crítica de 20%

Teste escrito = 80'% + Análise crítica de um livro = 20% = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir o exame, caso não esteja satisfeito com a classificação, sendo optativa a repetição da análise crítica do livro lido.

Observações

Os estudantes de Mobilidade têm obrigação de contatarem com o docente na 1ª semana do semestre ou, se comprovarem devidamente que chegarão a Portugal depois do início das aulas, têm uma semana para o fazerem após a sua chegada.




As sessões letivas, serão sempre efetuadas na Língua Portuguesa.

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