Japonês A1.3
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Línguas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português, Inglês e Japonês
Objetivos
Pretende-se que os estudantes no fim da UC adquiram as seguintes competências:
1. Conhecimentos básicos avançados sobre os aspetos linguísticos únicos da língua japonesa.
2. Adquiram competência prática de Japonês nas áreas comunicativa e auditiva.
3. Promover o entendimento sobre o Japão e a cultura japonesa através da aprendizagem e auto-aprendizagem da língua japonesa, sobretudo na sua função comunicativa e escrita de caracteres (Kanji) .
4. Serem capazes de modificar estilos com o relacionamento.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa de Japonês permite aos estudantes adquirir as ferramentas básicas mas necessárias para conseguir comunicar e escrever em japonês. Para tal, é necessário não só o conhecimento básico da língua japonesa, mas também o conhecimento da cultura e costumes japoneses. Assim, os estudantes serão capazes de articular sistematicamente a sintaxe Japonesa de acordo com uso apropriado de japonês i.e. as expressões gramaticais mais adequadas ao contexto situacional e temporal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Escrita de caracteres (Kanji)
2. Vocabulário e pronúncia
3. Expressão do desejo
4. Conjugação de verbos (forma-TE[て] )
5. Ação continua
6.Expressão de fato não ocorreu
7. Expressão de oferecimento para fazer algo
8. Descrição de fenómenos naturais
9. Expressão de permissão
10. Expressão de proibição
11. Expressão de estado
12. Descrição de ação habitual
13. Conjugação de verbos (forma-NAI[ない])
14. Expressão de pedir
15. Expressão de obrigatoriedade
16. Expressão de tempo limite
17. Verbo forma de dicionário
18. Expressão de dever
19. Expressão de possibilidade e/ou capacidade
20. Verbo forma-TA[た]
21. Expressão de várias ações e comentários
22. Expressão de mudança
23. Estilo polido e estilo informal
24. Expressão de suposição e/ou opinião
25. Discurso indireto
26. Modificação de substantivo
27. Expressão de tempo em oração subordinada
28. Partícula (Ter lugar)
29. Partícula (Ocasião)
30. Partícula (Recomendar ou sugerir)
31. Combinação de partículas
Bibliografia Obrigatória
Kano, Shimizu, Takenaka and Ishii.; Basic Kanji Book Vol.1. ISBN: 4-89358-091-4
3A Corporation; Minna no Nihongo I Tradução e Notas Gramaticais. ISBN: 978-4-88319-154-3
Bibliografia Complementar
Yûki Mukai, Kyouko Sekine; Tópicos gramaticais de língua japonesa : uso e contexto , 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino interativo com enfoque em expressões gramaticais e comunicação linguística. Ocasionalmente, i.e. sempre que for necessário, serão utilizadas aulas de exposição verbal com power point. Para desenvolver a capacidade interpretativa e linguística dos estudantes o uso de imagens figurativas durante as aulas será bastante utilizado. Nas aulas, a participação ativa pelos estudantes é essencial para desenvolver as suas capacidades comunicativas num contexto profissional e integração na sociedade japonesa. Nas aulas de orientação tutorial, espera-se um trabalho autónomo por parte dos estudantes, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais insuficiências. Haverá testes e exercícios de avaliação para aferir das competências dos estudantes. Não há exame final, pelo que o enfoque da metodologia de ensino reside na avaliação contínua, e estudo da bibliografia de japonês.
Software
PDF, MP3
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
101,50 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial (inclui participação interativa entre docente e estudantes, e exercícios de avaliação, orais e escritos): 30%
Testes: 70%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
Só a componente teste escrito, ou trabalho escrito é passível de Recurso ou Melhoria