Cultura Alemã Contemporânea
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Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: As aulas serão lecionadas em português
Objetivos
A UC tem por objetivo o delineamento de um panorama político, económico, social e cultural da Alemanha de 1890 a 1918.
No final do semestre, os estudantes aprovados nesta unidade curricular deverão conhecer os acontecimentos e as personalidades que marcaram a história política, económica, social e cultural da Alemanha entre 1890 e 1918. Tal competência abrangente e multifacetada deverá concomitantemente proporcionar aos estudantes a assunção de uma perspetiva questionadora e a disposição para uma abordagem contextualizante dos factos humanos.
Resultados de aprendizagem e competências
Através de um estudo sistemático dos fenómenos e contextos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a História da Alemanha entre 1890 e 1918, os estudantes adquirem um conhecimento pormenorizado, rigoroso e multifacetado da Alemanha contemporânea.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Política, economia, sociedade e cultura na Era Guilhermina.
- Viragem do século XIX.
- Segunda década do século XX.
Bibliografia Obrigatória
Carr, William; A History of Germany 1815-1990, London, Arnold, 2004
Kitchen, Martin; História da Alemanha moderna : de 1800 aos dias de hoje, São Paulo : Culturix, 2013
Alfred Opitz (coord); Sociedade e Cultura Alemãs, Lisboa, Universidade Aberta, 1998
Bibliografia Complementar
Eva Kolinsky/ Wilfried van der Will (eds.); Modern German Culture. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1998.
John Loren Sandford (ed.); Encyclopedia of Contemporary German Culture. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2001.
Rob Burns (ed.); German Cultural Studies: An Introduction. Oxford: Oxford University Press, 1995.
Observações Bibliográficas
No decurso do semestre, serão indicadas bases de dados para pesquisa de ensaios relativos aos conteúdos programáticos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Privilégio da componente teórico-prática, fomentando-se a participação ativa dos estudantes.
Recurso a meios audiovisuais.
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > História
Humanidades > Artes
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
|
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota de exame.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
A prova de melhoria avaliará todos os conteúdos considerados para o exame da época normal e de recurso.
Observações
Língua de ensino: Português.
As aulas serão lecionadas em Português, pressupondo o normal domínio da língua portuguesa.