Literatura Inglesa - do Classicismo ao Romantismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Tendo como ponto de partida o entendimento da nova sensibilidade setecentista, o presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes tenham uma visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se o domínio da relacionação entre textos poéticos e ensaísticos da literatura inglesa oitocentista por forma a conhecer a evolução da natureza e função da poesia, bem como os percursos conducentes às poéticas do séc. XX.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Do Neoclassicismo à nova Sensibilidade
1.1 Contextualização
1.2 Thomas Gray - 'Elegy Written in a Country Churchyard'
II. Romantismo
2.1 Contextualização
2.2 Ensaio
W. Wordsworth - 'Preface to Lyrical Ballads'
S T Coleridge - 'Biographia Literaria' ( Excertos)
P. B. Shelley - 'A Defence of Poetry'
J Keats - 'The Letters' (Excertos)
2.3. Poesia
Poemas de Wordsworth, Coleridge, Shelley e Keats.
III. Pós-Romantismo
3.1 Contextualização
3.2 Ensaio
M. Arnold - 'Preface to the First Edition of Poems'
R Browning - 'Essay on Shelley (Excertos)
J.S. Mill - 'The Two Kids of poetry'
A. H Hallam - 'On Some of the Characteristics of Modern Poetry' (Excertos)
C Dickens - 'Introduction to the Third Edition of Oliver Twist'
Mary Ann Evans (George Eliot) - 'Silly Novels by Lady Novelists' (Excertos)
3.3 Poesia
Poemas de A Tennyson, M Arnold, A H Clough, E B Browning, C Rossetti entre outros.
Bibliografia Obrigatória
D J Enright & Ernest de Chickera eds; English Critical Texts, OUP, 1985 (Antologia para Ensaios )
Peter Faulkner, ed; A Victorian Reader, B T Batsford Ltd, 1989 (Antologia para Ensaios )
Margaret Ferguson, Mary Jo Salter, J Stallworthy, eds; The Norton Anthology of Poetry, Norton & Company, 1996 (Antologia para Poemas)
Observações Bibliográficas
Os textos poéticos e outras obras ensaistícas de leitura e estudo obrigatório serão indicadas ao longo do programa.
No decurso das aulas será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, com explanação das matérias teóricas, e análise e comentário dos textos incluídos no programa.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
46,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final - 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor