Alemão A1.1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Alemão |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita). Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão. O estudo da língua alemã no nível A1.1 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
Nas aulas de língua alemã A1.1 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, países, línguas, encontros, agenda, profissões, lojas, comidas e bebidas, fazer compras no supermercado, casa, família, desporto e lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos: 1. A frase: declarativa, negativa ("nicht"/ "kein"), interrogativa, distribuição dos elementos da frase. 2. O verbo: conjugação dos verbos no presente e no passado (Perfekt); verbos modais no presente, haben und sein no passado (Präteritum). 3. O artigo: artigos definidos e indefinidos no nominativo e no acusativo. 4. O pronome: pronomes pessoais e pronomes possessivos no nominativo e no acusativo.5. O substantivo: género e número dos substantivos. 6. Estruturas sintáticas: complementos no nominativo e no acusativo. 7. Conetores de oração principal. 8. A pronuncia e ortografia.
Bibliografia Obrigatória
Birgit Braun, Margit Doubek, Nadja Fügert, Ondřej Kotas, Martina Marquardt Langermann, Martina Nied Curcio, Ilse Sander, Nicole Schäfer, Kathrin Schweiger, Ulrike Trebesius-Bensch, Maik Walter; DaF kompakt neu A1-B1, Kursbuch, Klett, 2016. ISBN: 978-3-12-676310-3
Birgit Braun, Margit Doubek, Nadja Fügert, Ondřej Kotas, Martina Marquardt Langermann, Martina Nied Curcio, Ilse Sander, Nicole Schäfer, Kathrin Schweiger, Ulrike Trebesius-Bensch, Maik Walter; DaF kompakt neu A1-B1, Übungsbuch, Klett, 2016. ISBN: 978-3-12-676311-0
Reimann, Monika;
Grundstufen-Grammatik fur Deutsch als Fremdsprache. ISBN: 978-3-19-161575-8
Bibliografia Complementar
Pahlow, Heike ; Deutsche Grammatik - einfach, kompakt und übersichtlich, Leipzig: Engelsdorfer, 2010. ISBN: 978-3-86268-012-2
Reimann, Monika; Gramática essencial do Alemão, Ismaning: Hueber, 2004. ISBN: 978-3-19-131575-7
Mittler, Alexandra; Fitz-Lauterbach, Angela; DaF kompakt A1-B1, Grammatik., Klett, 2016. ISBN: 978-3-12-676193-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.
Software
Power-Point
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
42,00 |
Prova oral |
30,00 |
Teste |
28,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
101,50 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação na UC decorre da obtenção de um mínimo de 10 valores (numa escala de 0 a 20) na média ponderada das componentes escrita e oral.
Da componente escrita fazem parte um teste (40%) e um exame final (60%). A aprovação implica que da soma ponderada de ambos os testes resulte uma média positiva. A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação escrita, que consta de um teste e de uma prova de exame final – 70%.
Avaliação oral – 30%.
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.
Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.
Observações
Língua de Ensino: Alemão. O português também será utilizado no início e será substituido gradulamente pelo alemão.