Inglês B2.3
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Inglês |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR). Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
O programa é definido em grande parte pelo uso de textos de apoio produzidos pelos professores do nível B2.3. A principal área temática abordada neste semestre é “Som e Visão” tratando tópicos relacionados com as artes audio-visuais e o seu impacto na sociedade, música e artes visuais utilizadas como meios de comunicação e de protesto; formas transculturais de arte audio/visual; atitudes em transformação relacionadas com o género na indústria musical e no mundo das artes; linguagem para descrever a expressão pela música, pintura e fotografia e para apreciar estas artes; o papel da arte/música na sociedade; o simbolismo na arte; diferentes formas de ver a arte através dos tempos. No que diz respeito a itens gramaticais, o semestre focaliza-se na utilização de verbos modais e nos padrões verbais.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
Bibliografia Obrigatória
Macmillan; "English Dictionary for Advanced Learners":, Macmillan, 2002. ISBN: 0-521-48421-9
ULL;
Collins Cobuild english grammar. ISBN: 0-00-370257-X
Yule, George.; "Oxford Practice Grammar Advanced":, Oxford university Press, 2006. ISBN: 0-19-430916-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os estudantes são avaliados através de dois testes escritos (um relatório com uma opinião pessoal e um ensaio crítico) um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário, e testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
168,50 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas publicadas no programma.Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com a
s seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois testes de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 20%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um teste oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, menos os exames orais finais que terão lugar também no fim do curso. Não permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
Provas e trabalhos especiais
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os regulamentosda FLUP
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
Observações
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.