Código: | LLC058 | Sigla: | IB2.2 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 20 | Plano Oficial em vigor(2023) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
LA | 65 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
LLC | 113 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 | ||
LRI | 98 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 60,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Andrew Edward Sampson | Regente |
Teorico-Prática: | 4,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 6 | 27,00 |
Andrew Edward Sampson | 4,50 | ||
Damian Stephen Ross | 9,00 | ||
Carlos Júlio Lindade Rodrigues | 4,50 | ||
Maria Benedita de Almeida Garrett Mendes Pinto | 9,00 |
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR).
Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelos professores de B2.2. As principais áreas temáticas abordadas neste semestre são, em primeiro lugar, "A Tecnologia da Informação”, técnicas de vigilância; figuras influentes como Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg; efeitos psicológicos da Internet; meios de comunicação social e sociedade; e, em segundo lugar, 'Cinema', incluindo vocabulário para descrever e avaliar filme; a "gramática" dos movimentos de câmara, planos e ângulos; e uma análise das técnicas empregadas por grandes realizadores como Martin Scorsese e Christopher Nolan. Em termos de foco gramatical, o semestre centra-se em cláusulas relativas e na voz passiva.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os alunos são avaliados através de dois testes escritos (um resumo de um texto e um relatorio baseado em dados) dois testes que combinam estruturas gramaticais e vocabulário, e dois testes orais (uma discussão em grupo beaseada num filme, e uma oral final em pares baseada num livro). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 60,50 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 168,50 |
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída.
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois testes de Gramática, Vocabulário: 30% (dois testes que valem 10% e 20% respetivamente); competência oral - 30% (uma discussão em grupo que vale 10% mais um teste oral feito em pares no fim de semestre que vale 20%). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, exceto o teste oral final que terão lugar no fim do curso. Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
De acordo com os regulamentos da FLUP
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.