Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC058

Inglês B2.2

Código: LLC058     Sigla: IB2.2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inglês

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 20 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 60,5 162
LA 65 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 60,5 162
LLC 113 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 1 - 6 60,5 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 1 - 6 60,5 162
LRI 98 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 60,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Andrew Edward Sampson Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 6 27,00
Andrew Edward Sampson 4,50
Damian Stephen Ross 9,00
Carlos Júlio Lindade Rodrigues 4,50
Maria Benedita de Almeida Garrett Mendes Pinto 9,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.

Resultados de aprendizagem e competências

 

No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR). 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


N/A

Programa

Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelos professores de B2.2. As principais áreas temáticas abordadas neste semestre são, em primeiro lugar, "A Tecnologia da Informação”, técnicas de vigilância; figuras influentes como Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg; efeitos psicológicos da Internet; meios de comunicação social e sociedade; e, em segundo lugar, 'Cinema', incluindo vocabulário para descrever e avaliar filme; a "gramática" dos movimentos de câmara, planos e ângulos; e uma análise das técnicas empregadas por grandes realizadores como Martin Scorsese e Christopher Nolan. Em termos de foco gramatical, o semestre centra-se em cláusulas relativas e na voz passiva.

Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula


Bibliografia Obrigatória

Sinclair, John 340; Collins Cobuild english language dictionary. ISBN: 0-00-370023-2 (Todos os estudantes devem ter um bom dicionário de Inglês.)
ULL; Collins Cobuild english grammar. ISBN: 0-00-370257-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os alunos são avaliados através de dois testes escritos (um resumo de um texto e um relatorio baseado em dados) dois testes que combinam estruturas gramaticais e vocabulário, e dois testes orais (uma discussão em grupo beaseada num filme, e uma oral final em pares baseada num livro). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.

Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 60,50
Trabalho de investigação 38,00
Total: 168,50

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUPOs trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois testes de Gramática, Vocabulário: 30% (dois testes que valem 10% e 20% respetivamente); competência oral - 30% (uma discussão em grupo que vale 10% mais um teste oral feito em pares no fim de semestre que vale 20%). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, exceto o teste oral final que terão lugar no fim do curso. Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.

Provas e trabalhos especiais

RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

 

Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.

Recomendar Página Voltar ao Topo