Seminário em Geografia e Questões Ambientais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEOGR |
93 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
3 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender os princípios associados à organização de projectos de investigação, procedendo à identificação de objectivos, formulação de hipóteses e estruturação da pesquisa aplicados na análise geográfica das dinâmicas ambientais;
- Conhecer os métodos fundamentais de investigação científica e a sua aplicabilidade;
- Desenvolver capacidades de análise, discussão e comunicação dos resultados da investigação;
- Elaborar um projecto susceptível de produzir informação geográfica pertinente, válida, estruturada e documentada, utilizando linguagens diversas e recorrendo a várias fontes;
- Interpretar correta e criteriosamente a informação, comparando-a, levantando hipóteses para a sua confirmação/afastamento, mantendo uma postura reflexiva e receptiva a novos desafios.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre e com base nos objetivos da presente UC, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
-
Planear e realizar um projecto de investigação em Geografia e Ambiente;
-
Seleccionar os métodos científicos adequados à implementação do projecto definido;
-
Definir estratégias adequadas à implementação do projecto, seleccionando a escala de análise e as metodologias de aquisição, tratamento e representação da informação;
-
Discutir e analisar problemas, mantendo uma postura reflexiva que permita propor e fundamentar propostas para a sua resolução, suportadas por conceitos e métodos científicos;
-
Demonstrar sensibilidade para com as questões de âmbito geográfico, tentando conciliar e gerir as potencialidades que derivam do processo de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- Enquadramento teórico: a investigação científica, suas particularidades e seus problemas relacionados com os problemas ambientais.
- Questão de partida: definição do problema a investigar.
- Os objetivos gerais e específicos.
- Conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação em Geografia e Ambiente.
- Mobilização dos diferentes saberes adquiridos nas várias unidades curriculares da licenciatura e sua adequabilidade ao projeto de investigação.
- Revisão bibliográfica para a elaboração de um quadro contextual no qual se faça referência às componentes históricas, bases teóricas, conceitos e enquadramentos que suportam o objeto de estudo.
- A construção do modelo de análise.
- Pesquisa, seleção e organização da informação, face ao tipo de abordagem, conceção e problemáticas.
- Escolha de métodos e técnicas. Tratamento e análise da informação recolhida utilizando as escalas, instrumentos e técnicas mais adequadas.
- Elaboração de um cronograma para o projeto de investigação e avaliação de sua relevância a aplicabilidade.
- Apresentação e discussão dos resultados da investigação.
Bibliografia Obrigatória
Ceia, C. ; Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, Ed. Presença, 2006
Clifford, N.; French, S.; Valentine, G. ; Key methods in Geography., Sage Publications, 2010
Creswell, J. W.; Research Design. Qualitative, quantitative and mixed approaches, Sage Publications, 2003
Gomez, B.; Jones, J. ; Research methods in Geography, Wiley Blackwell, 2010
Holloway, S.; Rice, S.; Valentine, G. (eds.); Key concepts in Geography, Sage Publications, 2003
Quivy, R.; Van Campenhoudt, L. ; Manual de investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 2008
Observações Bibliográficas
Será indicada aos discentes bibliografia complementar conforme os temas propostos para o projeto de investigação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tratando-se de uma UC que visa o desenvolvimento de um projeto de investigação individual, são utilizados métodos orientados para a sua prossecução, considerando igualmente o caracter da UC (Seminário) e os temas de investigação. Cada docente é responsável por um número de estudantes que depende das suas horas de contacto, sendo a distribuição dos estudantes efetuada de acordo com as preferências face às temáticas propostas pelos docentes. Assim, não há um funcionamento em turma mas antes um atendimento individualizado, embora em momentos específicos (i.e. viagem de estudo) tenham lugar sessões conjuntas. As aulas iniciais são destinadas ao planeamento do projeto, reunindo cada docente com o seu grupo de estudantes para discutir questões comuns relacionadas com a conceção do projeto e as várias fases de execução, agendando-se posteriormente sessões mais personalizadas em que se discutem as estratégias mais adequadas ao projecto específico de cada estudante.
Software
SPSS
Excel
ArcGis
Palavras Chave
Ciências Sociais > Geografia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Relatório preliminar: 10%;
Presença/desempenho nas sessões de atendimento: 10%;
Apresentação/discussão oral do projecto no final do semestre: 10%;
Relatório final: 70%.
Os estudantes poderão realizar recurso do relatório final a entregar até ao final da época de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos em regime especial que não possam frequentar a unidade curricular obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1- Elaboração de um relatório final do projeto de investigação definido pelos docentes e acompanhado por estes em horário a combinar com os discentes
2- Apresentação e discussão oral do relatório final do projeto de investigação em data e hora a combinar com os discentes.
Melhoria de classificação
Melhoria do relatório final do projeto de investigação.