Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GEOGR091

Planeamento e Gestão do Território

Código: GEOGR091     Sigla: PGT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 93 Plano Oficial em vigor(2023) 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Reconhecer o ordenamento na sua relação com a promoção de desenvolvimento e bem-estar.

Identificar os princípios e políticas de ordenamento do território e gestão do território.

Identificar os principais objetivos e dificuldades do planeamenrto do território.

Conhecer a estrutura e os principais elementos que compõem o quadro normativo que estrutura o ordenamento do território em Portugal.

Saber contribuir para a construção de instrumentos de gestão e de ordenamento do território.

Resultados de aprendizagem e competências

Reconhecer as principais opções de planeamento do território.

Possuir competências relacionadas com a execução e análise de planos de ordenamento do território.

Usar adequadamente os sistemas de informação geográfica para a elaboração de planos.

Relacionar de forma adequada as características de um território com as opções de planeamento.

Compreender a relação entre planeamento e gestão do território a a importância das diferentes formas de gestão.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa



  1. Planeamento territorial: teorias e modelos


  2. Objetivos e dificuldades do planeamento


  3. Planeamento territorial à escala municipal



  4. Planeamento territorial à escala regional



  5. Planeamento territorial à escala nacional



  6. Planos especiais



  7. Planos setoriais


  8. A gestão do território


      9. Técnicas de planeamento do território
      9.1. Estratégias de análise   
      9.2. Definição e construção de indicadores de análise.

      9.3. Recolha e tratamento dos dados.

      9.4. Técnicas de representação cartográfica

      9.5. Técnicas de interpretação e síntese

      9.6. Redação de relatório e comunicação de resultados

      10. Realização de um trabalho de projeto

 

Bibliografia Obrigatória

CONDESSO, F. ; Ordenamento do Território,, Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, 2005
DASÍ, J., GONZALEZ, J. ; Ordenación del Territorio y Desarrollo Territorial - El gobierno del território en Europa: tradiciones, contextos, culturas y nuevas visiones, Ediciones Trea, 2004
FERRÃO, J. ; O Ordenamento do Território como Política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011
Healey, P. ; Making Better Places : the planning project in the 21st century, Palgrave-Macmillan., 2010
João Mourato (tradutor); João Ferrão (revisão e adaptação),; GLOSSÁRIO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, DGOTDU, 2011 (João Mourato (tradutor); João Ferrão (revisão e adaptação), Série Títulos Gerais (Edição digital),,)
MORPHET, J.; Effective Planning in Spatial Planning, Routledge,, 2011
Portas N., Domingues A., Cabral, J.; Políticas Urbanas e Tendências, estratégias e oportunidades, FCG, 2003
Rydin, Y. ; The future of planning: Beyond Growth Dependence., Policy Press, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino selecionadas visam responder às necessidades formativas dos estudantes, tendo a componente teórico-prática por finalidade abordar os conteúdos do programa, implicando a participação e responsabilização dos alunos no processo de aprendizagem, através de discussões alargadas, de reflexão sobre os conteúdos teóricos, aquisição de conceitos, noções e relações.

Utilizam-se metodologias expositivas, participativas e colaborativas, com recurso à discussão, à reflexão orientada e utilização dos SIG e considera-se ainda:

- Orientação tutorial personalizada;

- Conferência(s) por especialistas de ordenamento e planeamento do território;

- Visitas de estudo a instituição de planeamento na Área Metropolitana do Porto.

- Trabalho de pesquisa em planeamento territorial na Área Metropolitana do Porto.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 61,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

(Trabalho de projetoX 0,5)+(Teste X 0,5)

Para obtenção da aprovação na disciplina, nenhuma das componentes poderá registar classificação inferior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20)


A componente de avaliação designada por "Teste" inclui uma prova escrita a realizar em data a combinar no início do ano e relatórios individuais realizados ao longo do ano.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável 

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que não puderem realizar alguma ou todas as provas previstas na avaliação ao longo do ano, serão avaliados em exame final, o qual incluirá uma componente prática e pode prever prova oral.

Melhoria de classificação

É possível a melhoria de classificação à componente teórica.

Recomendar Página Voltar ao Topo