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Geografia da Europa

Código: GEOGR023     Sigla: GEOEUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 80 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162
LA 84 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-06-24.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência, Avaliação especial, Bibliografia Complementar, Provas e trabalhos especiais, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Obs.: Caso haja estudantes internacionais que não falem ou escrevam Português, as aulas serão lecionadas em inglês e os estudantes serão incentivados a fazer as suas intervenções em inglês

Objetivos

Objetivos

 

  • Conhecer a Europa na sua diversidade geográfica: identificar e descrever as grandes unidades naturais da Europa
  • Conhecer as grandes unidades socioeconómicas da Europa
  • Conhecer o conceito de risco e os principais riscos naturais, económicos e sociais na Europa, na atualidade.
  • Conhecer a história política da União Europeia, os documentos fundadores, as principais instituições e as suas competências e responsabilidades, os sucessivos alargamentos e o recente encolhimento
  • Conhecer a Política de Coesão (Política Regional Europeia) nas suas vertentes principais e evolução dos seus instrumentos
  • Analisar de forma crítica os desequilíbrios da UE
  • Analisar de forma crítica a evolução da Política de Coesão
  • Desenvolver cenários prospetivos e estudos de futuros para a EU
  • Adquirir competências de análise geográfica replicáveis numa variedade de possíveis funções no mercado de trabalho, em áreas que necessitem de trabalhar informação espacial
  • Facilitar a internacionalização dos estudantes reforçando o seu conhecimento sobre a investigação internacional mais recente no domínio da Geografia da Europa
  • Potenciar mais foco e trabalho contínuo

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes que concluírem com êxito a unidade curricular serão capazes de

 

  • Avaliar os principais desafios atuais na Europa, na perspetiva da Geografia, com foco especial nos riscos naturais e nas disparidades regionais (sociais e económicas)
  • Desenvolver uma visão informada do papel da União Europeia no quadro da globalização e do multiculturalismo.
  • Comunicar ideias e resultados e debater com outras pessoas (com foco especial nas competências de comunicação intercultural)
  • Desenvolver trabalhos elementares de caracterização de regiões europeias; conhecer as fontes e ter autonomia no estabelecimento de um plano consistente de trabalho.
  • Compreender, explicar e analisar criticamente as políticas europeias relacionadas com o desenvolvimento social e económico das regiões, a sustentabilidade e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
  • Analisar de forma critica as mudanças nos sistemas económicos e políticos da Europa, com foco especial na política de coesão e na sua eficiência nas regiões periféricas do sul da Europa
  • Discutir de forma crítica informada a Política de Coesão e as políticas para as regiões periféricas do Sul da Europa.
  • Construir cenários prospetivos e futuros para as regiões periféricas do sul da Europa
  • Fortalecer as habilidades sociais dos estudantes, com foco especial em direitos humanos, migrações e inclusão social.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos sólidos em Geografia Humana, Relações Internacionais e um bom nível de conhecimentos em língua inglesa para consultar a bibliografia e debater em inglês nas aulas práticas e apresentações.
Conhecimentos básicos de fontes estatísticas, em especial EUROSTAT. Conhecimentos básicos de bases de dados, tratamento estatístico de dados e representação gráfica (access e excel).

Programa

Geografia da Europa
Programa

 

1. A EUROPA: um continente, um conceito, uma cultura, ou uma utopia?
1.1. A Geografia moderna como ciência europeia e eurocêntrica
1.2. As abordagens de Derek Gregory sobre o papel da Europa na construção dos Impérios Coloniais.

2. Breve retrato da Geografia Física da Europa
2.1. Recursos naturais na Europa (geológicos, energéticos, edáficos, geomorfológicos)
2.2. Principais riscos geológicos e geomorfológicos na Europa e respetivas tendências de futuro
2.3. Panorama geral das alterações climáticas na Europa
2.4. Principais riscos relacionados às alterações climáticas na Europa

3. Breve retrato da Geografia Humana da Europa
3.1. População, envelhecimento e migrações
3.2. A geografia económica da Europa - a agricultura europeia, a indústria e os serviços. Reestruturação da base económica europeia no passado recente. 
3.3. Os padrões de concentração na Europa – as grandes aglomerações urbanas e cidades europeias

4. Europa e União Europeia
4.1. O projeto inicial de integração europeia: contexto e objetivos.
4.2. Os fundamentos da Teoria de Bela Ballassa
4.3. Os grandes marcos na construção da União Europeia: os sucessivos alargamentos e o recente encolhimento
4.4. Políticas europeias
4.5. A Política de Coesão/ Política Regional Europeia - principais desafios na atualidade
4.6. Transição Digital e Transição Energéticas (Green Europe)

5.Os desequilíbrios regionais na União Europeia
5.1. Principais tipos de regiões ou grupos de convergência
5.2. Coesão económica, social e territorial
5.3. As Regiões periféricas da Europa: principais tipos
5.4. A Geografia do Descontentamento na Europa e os lugares esquecidos "left-behind" places – debate.






 

Bibliografia Obrigatória

Rodriguez-Posé, Andrés; The European Union: economy, society and polity, Oxford University Press, 2002. ISBN: 9780198742869
European Commission ; Competitiveness in low-income and low-growth regions The lagging regions report., 2017 (https://ec.europa.eu/regional_policy/en/information/publications/reports/2017/competitiveness-in-low-income-and-low-growth-regions-the-lagging-regions-report)
Madalena Pires da Fonseca; Regional upgrading in southern Europe. ISBN: 978-3-319-49817-1
Iammarino, Simona; Rodriguez-Posé, Andrés; Storper, Michael; Regional inequality in Europe: evidence, theory and policy implications, Springer. Journal of Economic Geography, 19 pp 273-298, 2019. ISBN: Online ISSN 1468-2710
European Commission ; Investment for Jobs and growth. Promoting development and good governance in EU regions and cities. Sixth report on economic, social and territorial cohesion., Publications Office of teh European Union, 2014. ISBN: ISBN 978-92-79-37910-9 (http://ec.europa.eu/regional_policy/cohesion_report)
Rodríguez-Pose, Andrés; Ketterer, Tobias; Institutional change and the development of lagging regions in Europe, Regional Studies. Routledge, 2019. ISBN: ISSN 1360-0591 (Online) ( https://doi.org/10.1080/00343404.2019.1608356)
Riccardo Crescenzi & Mara Giua; One or many Cohesion Policies of the European Union? On the differential economic impacts of Cohesion Policy across member states, Regional Studies. Routledge, 2020. ISBN: ISSN 1360-0591 (Online) ( https://doi.org/10.1080/00343404.2019.1665174)
Crescenzi, Riccardo; Luca, Davide; Milio, Simona ; The Geography of the Economic Crisis in Europe: National Macroeconomic Conditions, Regional Structural Factors and Short-Term Economic Performance, Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, March 2016, v. 9, (1). pp. 13-32. doi:10.1093/cjres/rsv031, 2016 (Artigo disponível nas bases de dados da b-on através na Biblioteca da FLUP ou através da VPN)
Fratesi, Ugo; Rocriguez-Posé ; The crisis and regional employment in Europe: what role for sheltered economies?, Cambridge Journal of Regions, Economy and Society 2016, 9, 33–57, 2016. ISBN: Online ISSN 1752-1386 (doi:10.1093/cjres/rsv032)
European Commission ; White Paper on the Future of Europe and the Way Ahead. Reflections and scenarios for the EU27., European Commission, 2017. ISBN: 978-92-79-67643-7 (https://ec.europa.eu/commission/sites/beta-political/files/livro_branco_sobre_o_futuro_da_europa_pt.pdf)
European Commission ; Eight Progress Report on Economic, Social and Territorial Cohesion, Luxembourg: Publications Office of the European Union. doi:10.2776/74866 , 2013 (Artigo disponível nas bases de dados da b-on através na Biblioteca da FLUP ou através da VPN)
European Commission ; website oficial da Comissão Europeia com documentos relevantes para a Política regional/ Política de Coesão (European Commission/ EU regional and urban development/ Regional Policy/ (The new) Cohesion Policy), https://ec.europa.eu/regional_policy/en/2021_2027/
THE HIGH-LEVEL GROUP ON THE FUTURE OF COHESION POLICY; FORGING A SUSTAINABLE FUTURE TOGETHER: COHESION FOR A COMPETITIVE AND INCLUSIVE EUROPE REPORT OF THE HIGH-LEVEL GROUP ON THE FUTURE OF COHESION POLICY February 2024, European Commission, 2024. ISBN: 978-92-68-10296-1 (doi:10.2776/143512 KN-06-23-048-EN-C PDF ISBN 978-92-68-10295-4 doi:10.2776/974536 KN-06-23-048-EN-N)
European Union; Ninth report on economic, social and territorial cohesion, European Commission, 2024. ISBN: 978-92-68-10894-9 (Print ISBN 978-92-68-10894-9 doi: 10.2776/585966 KN-05-23-548-EN-C PDF ISBN 978-92-68-10907-6 doi: 10.2776/264833 KN-05-23-548-EN-N)

Observações Bibliográficas

O Eurostat será uma fonte de dados para os trabalhos escritos mas também para consuta de estudos ali disponibilizados regularmente com estaísticas atualizadas e temáticas relevantes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino e aprendizagem visam um ensino centrado no estudante. Daí que as sessões expositivas serão reduzidas ao mínimo para um enquadramento e apresentação de objetivos, orientações, regras de funcionamento de workshops e tópicos. Serão disponibilizadas exposições, apresentações e haverá sempre atendimento personalizado, em inglês ou português.

Será aplicada a metodologia da "sala de aula invertida", isto é, serão fornecidas leituras acompanhadas por guião de leitura e video explicativo, com uma semana de antecedência (desejavelmente). Será a pré-aula que permitirá ao estudante discutir com os colegas em sala de aula, dúvidas, questões, pontos de vista dos autores. Esta metodologia encontra-se alinhada com métodos de Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada no Mercado de Trabalho. Serão elaborados Trabalhos Práticos com apresentações dos estudantes nas aulas práticas, num formato de Workshops.

Procurar-se-á: contribuir para que haja boas condições de ensino, estudo e vivência para os estudantes, potenciando a sua motivação para o trabalho de investigação; privilegiar-se-á a flexibilidade e a componente humanista e de desenvolvimento de competências transversais, através de projetos integradores multidisciplinares, organizando grupos de trabalho multiculturais na medida do possível. Procurar-se-á uma sensibilização dos estudantes ao nível dos direitos humanos, no quadro do estudo dos desequilíbrios regionais e migrações no Sul da Europa.

Será dada particular atenção ao desenvolvimento de competências de comunicação oral, argumentação e debate.

A comunicação intercultural será também uma ferramenta facilitadora da internacionalização em casa, dos estudantes.

Software

Excel
Access
Word

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Políticas da UE

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Trabalho escrito 10,00
Exame 75,00
Trabalho prático ou de projeto 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho de campo 8,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de registar 75% de presenças nas aulas aí se incluindo a apresentação e discussão do trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final



Avaliação Geografia da Europa 2023/2024


A avaliação dos estudantes na UC de Geografia da Europa (GEOEUR), obedece ao Regulamento de avaliação dos discentes de primeiros ciclos, segundos ciclos e cursos de doutoramento da FLUP, revisto e aprovado em 2018 e disponível no SIGARRA.


A avaliação da UC de GEOEUR é A avaliação distribuída com exame final.


A fórmula de cálculo da classificação final, incluindo os métodos de avaliação, é a seguinte:


A avaliação é individual e constituída por duas componentes, um exame de Perguntas de Escolha Múltipla (PEM) a realizar em sala de aula, nos computadores da FLUP, na época de exames, no Moodle e uma apresentação oral com o respetivo ensaio/ pequeno relatório de caráter prático.


O exame teórico corresponde a 15 valores e a componente prática – apresentação oral e ensaio escrito – corresponde a 5 valores.


A componente prática, por seu turno, terá duas partes: (1) Uma apresentação oral de um ensaio crítico de um tópico a partir de um estudo a selecionar pelos estudantes, numa lista disponibilizada na Drive, complementado com outra bibliografia e informação estatística de pesquisa livre e entrega do respetivo ensaio ou relatório escrito. (2) Uma ficha correspondente à avaliação de riscos naturais para um caso de estudo, a selecionar nas aulas correspondentes à Geografia Física da Europa. Os trabalhos práticos serão desenvolvidos por grupos até 4 estudantes.


É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas exceto para os Estudantes com estatuto especial.


Os estudantes que não obtenham nota positiva no somatório das duas componentes ou que por falta de alguma componente, não tenham obtido aprovação na época normal, podem submeter-se a um recurso.


O recurso consiste na realização do exame PEM para os estudantes que não o tenham feito na época normal e numa prova oral para os restantes casos.


Os Trabalhadores Estudantes (TE) e outros com estatuto especial deverão realizar o exame PEM e uma prova oral obrigatória sobre a componente prática da UC. O recurso para os TE consiste na realização do exame PEM para os estudantes que não o tenham feito na época normal e na repetição da prova oral.


A melhoria de classificação consiste numa prova oral.


Em todos os restantes aspetos da avaliação, aplicam-se os regulamentos em vigor na FLUP.


A avaliação dos trabalhos práticos terá em conta o plano de trabalho e a descrição da metodologia; o desenvolvimento do trabalho; os resultados e o trabalho escrito; o rigor e a análise crítica fundamentada nas evidências; as referências e fontes; a incorporação das melhorias e recomendações sugeridas na apresentação do trabalho; o trabalho colaborativo entre os estudantes e a componente coletiva do trabalho, se houver.


 


 

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Trabalhadores Estudantes (TE) e outros com estatuto especial que não tenham impedimentos para os seguintes procedimentos,  deverão realizar o exame PEM e uma prova oral obrigatória sobre a componente prática da UC. O recurso para os TE consiste na realização do exame PEM para os estudantes que não o tenham feito na época normal e na repetição da prova oral.

A melhoria de classificação consiste numa prova oral.

Os ENEE terão provas adaptadas às suas dificuldades específicas, a definir caso a caso, ano a ano, com o NAI e com os próprios ENEE.

Será dado maior tempo para realização de exames, serão feitos exames adequados, por exemplo, impressos em papel com um tamanho de letra grande para ENEE com dificuldades de visão ou outras soluções costumizadas.

Melhoria de classificação

A avaliação na época de recurso e a melhoria de classificação consiste na entrega do dossier dos trabalhos de grupo (melhorado no caso de melhoria) e respetiva apresentação e discussão, numa prova oral. As restantes componentes mantêm-se.

Os estudantes que não tenham realizado o exame de MCQ na época normal, por doença ou outra justificação que apresentem, podem realizar o mesmo na data do recurso.
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