Análise e Gestão de Riscos Naturais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEOGR |
55 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
3 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
-Discutir os conceitos, a terminologia e os modelos-
-Compreender a natureza, as causas e as consequências dos desastres”naturais”
- Compreender como fazer gestão dos desastres
-Discutir conceitos básicos e terminologia
-Compreender como os riscos naturais são criados, mantidos ou aumentados
-Compreender a dimensão social e cultural dos risco
-Conhecer métodos para avaliar o risco
-Compreender a importancia da perceção do risco
-Conhecer medidas estruturais e não estruturais de avaliação do risco
- Compreender como gerir um risco
-Compreender o conceito e processo de comunicação do risco
- Compreender o conceito e processo da comunicção em situação de crise
Resultados de aprendizagem e competências
Resiultados de aprendizagem
- Compreender os principais conceitos na temática dos riscos e das catástrofes "naturais"
- Desenvolver a capacidade de compreensão dos riscos naturais e das catástrofes"naturais" enquanto fenómeno social
- Saber utilizar algumas ferramentas para a avaliação e gestão dos riscos e das catástrofes "naturais"
Competências
- Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos científicos
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e de argumentação
- desenvolver a capacidade de comunicar ciência a distintos públicos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Aulas teórico-práticas
1.Catástrofes “naturais”
1.1.Conceito
1.2. Catástrofes em cascata
1.3. Os paradigmas explicativos
1.4. Tendências na ocorrência
1.5. Distribuição geográfica
1.6. Os impactos
1.7. O ciclo da catástrofe
1.8. As bases de dados
- Os riscos naturais
2.1. Conceito: a construção natural e social do risco
2.2. Perigos naturais: tipos, características, e métodos de análise
2.3. Vulnerabilidade: dimensões e métodos de avaliação
2.4 A perceção do risco
2.5 Métodos de avaliação dos riscos naturais
- A gestão e a governança dos riscos “naturais”
- Resiliência: importância na redução das catástrofes
- Comunicação do risco e da crise
5.1. Conceito e princípios orientadores
5.2. O processo de comunicação do risco
Aulas de orientação tutorial
Incêndios rurais como um fenómeno socio-ecológico
ou
sismos: mitigação, gestão da emergência e recuperação
ou
Gestão de cheias e inundações
Bibliografia Obrigatória
Alexander, David ; Principles of emergency planning and management, Harpenden,Terra, 2002
Alexander, D.; Natural Disasters, Routledge, 2002
Birkmann, J., Kienberger, S., & Alexander, D. (2014). Assessment of Vulnerability to Natural Hazards. A European Perspective. Waltham, MA: Elsevier. ; Assessment of Vulnerability to Natural Hazards. A European Perspective, Elsevier, 2014
IPCC ; Managing the Risks of Extreme Events and Disasters to Advance Climate Change Adaptation, Cambridge University Press., 2012
Paton, D, Johnston, D.; Disaster Resilience: An integrated Approach, Charles C Tomas, Springfield, Illinois, 2006
Paton, D., Buergelt, P.T., McCaffrey, S., & Tedim; Wildfires: Hazards, risks, and disasters, Elsevier, 2014
Pelling, M. ; Adaptation to Climate Change: From Resilience to Transformation. London: Routledge., Routledge, 2001
Thywissen, Katharina; Components of risk. A comparative Glossary , UNU-EHS, 2006
Wisner, B., Gaillard, J.C., & Kelman, I. (2012). Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction. Abingdon: Routledge.; Handbook of Hazards and Disaster Risk Reduction, Routledge, 2012
David Etkin; Disaster theory: an interdisciplinary approach to Concepts and Causes
Revista científica; International Journal of Disaster Risk Reduction, Elsevier
Revista científica; International Journal of Disaster Risk Science, Springer
Revista científica; Natural Hazards, Springer
Revista científica; Natural Hazards and Earth System Sciences, European Geosciences Union
Revista científica; Disasters, Overseas Development Institute
Ian Davis, David Alexander ; Recovery from disasters, Routledge, 2015
Tedim, F., Leone, V., & McGee, T. (Eds.) ; Extreme Wildfire Events and disasters: Root Causes and New Management Strategies. Cambridge, MA, EUA: Elsevier, 303p. ISBN 978-0-12-815721-3., Elsevier, 2020. ISBN: ISBN 978-0-12-815721-3.
Paton, D. (Ed.), Buergelt, P.T., McCaffrey, S., & Tedim F. (Ed. associados); Wildfire Hazards, Risks, and Disasters, Elsevier, 2015. ISBN: ISBN: 978-0-12-410434-1.
D. Paton, & D. Johnston (Ed.); Disaster Resilience: An integrated approach (2nd Ed) , Springfield, Ill., EUA: Charles C. Thomas Publisher, 2017. ISBN: ISBN: 978-0-398-09169-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino são:
- Aulas expositivas em que ao alunos são motivados a intervir e partilhar experiências;
- Participação individual dos alunos na organização e animação de sessões de discussão crítica de conceptualizações diferentes das componentes do risco (p.ex., vulnerabilidade) e da resiliência;
- Realização de exercícios específicos sobre bases de dados, identificação de indicadores,análise e interpretação de dados;
-Realização de uma sessão de trabalho com operacionais da proteção civil/câmaras municipais, se houver disponibilidade temporal.
-Realização de sessões tutoriais icom recurso à aprendizagem baseada na resolução de problemas
.
A forma de avaliação é distribuida sem exame final. É composta pelas seguintes componentes: Teste teórico, teste prático; exercício de desenvolvimento de pensamento científico crítico; exercício de recolha de informação sobre riscos naturais e de análise avançada de dados; exercício de elaboração de relatório de avaliação de risco.-
Software
Excel
Mendeley
word
Arcgis
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Naturais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
81,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença a 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final (60% para os dois testes; 40% para trabalho de investigação)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor
Melhoria de classificação
Repetição do teste