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Geografia Rural

Código: GEOGR068     Sigla: GRUR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 73 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: português

Objetivos

- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade 
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica. 
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar. 
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios,   adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção. 
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico. 
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas. 

Resultados de aprendizagem e competências

- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais no âmbito das ruralidades numa abordagem pluridisciplinar.

- pesquisar, tratar e interpretar as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais  (informação estatística, documental, bibliográfica...)

- conhecimento da diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, suas potencialidades e problemáticas

- a importância da multifuncionalidade dos espaços rurais europeus

- perceção da importância do setor agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial

- identificação das características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas.

- Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços.

- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico.

- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

O espaço rural europeu num contexto dinâmico e globalizado:

1 - A Ruralidade: da produção material ao consumo do imaterial.
2- A diversidade dos sistemas produtivos agrícolas,pastoris e agro-pastoris na apropriação dos territórios no mundo Antigo.
3- A mundialização da economia e a "nova" agricultura
4- A modernização oitocentista e a perda de centralidade da agricultura na economia
5- A dualidade dos sistemas de cultura e propriedade fundiária nos países periféricos: empresas com terra e camponeses sem terra.
6- As políticas produtivistas, a crise da agricultura camponesa e a formação dos complexos agro-industriais globalizados
7- O despovoamento rural do pós-guerra e a formatação da política agrícola comum na Europa Comunitária

8 - O pós produtivismo e o desenvolvimento rural:  multifuncionalidade, preservação dos recursos naturais e da paisagem
9- O quadro de apoio comunitário e as solidariedades financeiras / institucionais

 

Bibliografia Obrigatória

Covas, António;; A caminho da segunda ruralidade
Pierre Barral; Les sociétés rurales du XXe siècle, Armand Colin, Paris, 1998
Chaléard, J,L.; Charvet, J.P.; Géographie Agricole et Rurale, Beli, Paris, 2004
Comissão Europeia; Investir no futuro da Europa. Quinto relatório sobre a coesão económica, social e territorial, Serviço das Publicações da União Europeia, 2010
Covas, António; As^medidas rurais. ISBN: 972-9175-87-X
António Covas; Ruralidades III, temas e problemas da ruralçidade pós-agrícola e pós-convencional, Universidade do Algarve, Col. Economia e Gestão, 2008
EU-DGARD; Rural Development in the European Union. Statistical and Economic Information. Report 2012, 2012
Woods, Michael; Rural, Routledge, Edition Publ. in the Taylor & Francis e-Library, 2011
FAO; The State of food and agriculture, 2012
Figueiredo, E.; A periferia das periferias - áreas protegidas em espaços rurais, Princípia Ed., Estoril, 2007
BATH, B. H.; ; História Agrária do Ocidente Medieval (500-1850), Ed. Presença, Lisboa
António Covas; A grande transição; Maria das Mercês Covas, Edições Colibri, 2011
Alain Berger; Pascal Chevalier; Geneviève Cortes; Marc Dedeire; Héritages et trajectoires rurales en Europe, L'Harmattan, 2009
Martine Guibert et Yves Jean (Dir.); Dynamiques des espaces ruraux dans le monde, Armand Colin, Paris, 2011

Bibliografia Complementar

Ant´; Ruralidades III, temas e problemas da ruralçidade pós-agrícola e pós-convencional
Alain Berger; Pascal Chevalier; Genevi`; Héritages et trajectoires rurales en Europe

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada em cada aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas nas quais serão lecionados os conteúdos programáticos fundamentais. Nestas predomina a componente expositiva mas com intensa participação dos discentes. 
- As aulas teóricas são complementadas com outras de aplicação prática, nas quais se realizarão trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos concretizar-se-ão em grupo. 
-Uma outra componente da disciplina é a orientação tutorial. 

- Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionar a realidade e ser propositivo no sentido de solucionar os problemas diversos que incidem nos espaços da ruralidade. 

Software

Microsoft Office Word Projector "data-show" e computador de sala Projector "data-show" e computador de sala Microsoft Office Excel Microsoft Office Power Point

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional
Ciências Sociais > Demografia
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Economia > Economia agrária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Exame 60,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 31,00
Estudo autónomo 75,00
Frequência das aulas 41,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial, estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído o trabalho de campo, etc..
A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas en vigor.

Observações

22/24 setembro de 2020:
-com a concordância dos estudantes, foram alterados os parâmetros de avaliação existentes na ficha da UC:
Teórica- 60%, exame final, presencial, com a obrigatoriedade de esta nota ser positiva (mínimo de 9,5 val.)
Prática- 30% (trabalho prático, relatório escrito) + 10% (apresentação oral)

- foi criado um email para a UC: grural2020@gmail.com
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