Código: | GEOGR068 | Sigla: | GRUR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 73 | Plano Oficial em vigor(2023) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
- Usar de forma adequada os conceitos e teorias fundamentais associados aos territórios da ruralidade
- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizadas na análise espacial designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica.
- Integrar os conhecimentos fundamentais no âmbito da abordagem pluridisciplinar.
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços rurais numa perspectiva diacrónica, bem como dos respectivos fundamentos antrópicos e naturais que o explicam
- Apreender e interpretar as grandes problemáticas relativas ao desenvolvimento destes territórios, adquirindo, em simultâneo, competências para definir as estratégias de intervenção.
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais numa perspectiva de ordenamento integrado, no início do século XXI, num alinhamento reflexivo e crítico.
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver capacidades tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais no âmbito das ruralidades numa abordagem pluridisciplinar.
- pesquisar, tratar e interpretar as principais fontes de informação utilizada na análise dos espaços rurais (informação estatística, documental, bibliográfica...)
- conhecimento da diversidade tipológica dos espaços rurais europeus, suas potencialidades e problemáticas
- a importância da multifuncionalidade dos espaços rurais europeus
- perceção da importância do setor agropecuário e florestal no contexto europeu/mundial
- identificação das características dos referidos territórios, suas fundamentações e problemáticas.
- Desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção sustentável nestes espaços.
- Questionar a sustentabilidade/revitalização dos espaços rurais europeus numa perspectiva de ordenamento integrado destes espaços num alinhamento reflexivo e crítico.
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.
Não se aplica
O espaço rural europeu num contexto dinâmico e globalizado:
1 - A Ruralidade: da produção material ao consumo do imaterial.
2- A diversidade dos sistemas produtivos agrícolas,pastoris e agro-pastoris na apropriação dos territórios no mundo Antigo.
3- A mundialização da economia e a "nova" agricultura
4- A modernização oitocentista e a perda de centralidade da agricultura na economia
5- A dualidade dos sistemas de cultura e propriedade fundiária nos países periféricos: empresas com terra e camponeses sem terra.
6- As políticas produtivistas, a crise da agricultura camponesa e a formação dos complexos agro-industriais globalizados
7- O despovoamento rural do pós-guerra e a formatação da política agrícola comum na Europa Comunitária
8 - O pós produtivismo e o desenvolvimento rural: multifuncionalidade, preservação dos recursos naturais e da paisagem
9- O quadro de apoio comunitário e as solidariedades financeiras / institucionais
Aulas teorico-práticas nas quais serão lecionados os conteúdos programáticos fundamentais. Nestas predomina a componente expositiva mas com intensa participação dos discentes.
- As aulas teóricas são complementadas com outras de aplicação prática, nas quais se realizarão trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos concretizar-se-ão em grupo.
-Uma outra componente da disciplina é a orientação tutorial.
- Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionar a realidade e ser propositivo no sentido de solucionar os problemas diversos que incidem nos espaços da ruralidade.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Exame | 60,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 31,00 |
Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Quer as aulas teórico-práticas, quer a orientação tutorial, estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
A classificação final decorre do resultado do exame que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação do trabalho prático. A componente prática apenas será validada se a teórica for positiva. Acresce ainda que na componente prática está incluído o trabalho de campo, etc..
A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula: - teórica- 60% - trabalho prático- 30% - apresentação oral, debate, participação - 10%
Não se aplica
De acordo com as normas em vigor.
De acordo com as normas en vigor.