Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GEOGR024

Geografia da População

Código: GEOGR024     Sigla: GEOPOP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 105 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

-Usar adequadamente os conceitos e métodos da Geografia da População;

-Compreender o carácter dinâmico do sistema demográfico e da forma como as suas diversas componentes (i.e., mortalidade, fecundidade e migrações) se influenciam mutuamente;

-Analisar as inter-relação entre a dinâmica demográfica e os processos sociais, culturais, económicos, políticos e ambientais a diferentes escalas geográficas;

-Recolher, analisar e interpretar corretamente os principais indicadores de análise da população;

- Refletir sobre os problemas que afetam a população portuguesa e a sua influência na sociedade e na economia;

-Integrar os conhecimentos fundamentais da Geografia da População na construção de propostas para o aumento da natalidade em Portugal;

-Desenvolver a responsabilidade dos estudantes pela sua própria aprendizagem;

-Desenvolver o raciocínio e o espírito crítico

Resultados de aprendizagem e competências

a) Procurar, tratar e interpretar correcta e criteriosamente as principais fontes de informação utilizadas na geografia da população; b) Explicar a variação do comportamento das variáveis demográficas ao longo do tempo e a diferentes escalas; 
c) Calcular e interpretar diferentes indices e taxas utilizados para a análise das variáveis demográficas;
d) Trabalhar em equipa, cumprindo as suas tarefas e partilhando as suas ideias e sendo receptivo às dos outros.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Introdução à Geografia da População

1.1- Objeto e conceitos gerais

1.2- Fontes para o estudo da população

2- Evolução e distribuição da população mundial

2.1- Contrastes e fatores explicativos

2.2- Métodos de análise

2.3- Princípios e teorias da população

3- Dinâmica natural da população

3.1- Comportamento da fecundidade, natalidade e mortalidade

3.2- Métodos e indicadores de análise de fecundidade e natalidade

3.3- Métodos e indicadores de análise da mortalidade

4- Mobilidade da população

4.1- Tipologias: caracterização e identificação de causas e consequências

4.2- Os movimentos migratórios

4.3- Métodos e indicadores de análise dos movimentos da população

5- O envelhecimento demográfico

5.1- Causas e consequências

5.2- Métodos de análise

6- O futuro da população portuguesa e interação com a economia

6.1- Baixa fecundidade

6.2- Envelhecimento

Bibliografia Obrigatória

Avdeev, A., Eremenko, T., Festy,P, Gaymu, J., Le Bouteillec, N., & Springer , S. ; Populations et tendances démographiques des pays européens (1980-2010), INED, 2011 (Population-F, 66,9 - 133)
Anderson, B. B. ; World Population Dynamics: An Introduction to Demography. Pearson. , Pearson. , 2015
Bandeira, M.L., Azevedo, A.B., Gomes, C.S., Tomé, L.P., Mendes, M.F. Maria Isabel Baptista, M.I., & Moreira, M.J.G.; Dinâmicas Demográficas e Envelhecimento da População Portuguesa. 1950-2011 Evolução e Perspetivas. Lisboa:Fundação Francisco Manuel dos S, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014
BARRICARTE, Jesus J. Sanchez ; El crescimiento de la Poblácion Mundial , Tirant lo blanch, 2008
MALTHUS, Thomas; Ensaio sobre o Principio da População, Europa- América, 1999
NEWBOLD, K. Bruce; Population Geography: Tools and Issues, Rowman & Littlefield Publishers., 2010
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO ; RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, Nações Unidas, 2013
THUMERELLE, Pierre-Jean ; As Populações do Mundo, Instituto Piaget, 2001. ISBN: 972-771-071-9
John R. Weeks ; Population: An Introduction to Concepts and Issues , Cengage Learning , 2015
Revista científica; Journal of Population Economics, Springer New York
Revista científica; Demography, Springer New York
Revista científica; Population and Development Review, Wiley-Blackwell Publishing Ltd
Revista científica; Population, Space and Place, John Wiley and Sons Ltd
Revista científica; Studies in Family Planning , Wiley-Blackwell Publishing Ltd
Revista científica; European Journal of Population, Springer Netherlands
Revista científica; Population and Environment, Springer Netherlands
Revista científica; International Migration Review, Wiley-Blackwell Publishing Ltd
Revista científica; Population Studies, United Nations Publications
Revista científica; Population Research and Policy Review, Springer Netherlands

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

São preferidas as formas ativas de ensino. Usa-se um enfoque centrado no estudante.

- Exposição de conteúdo, mas os estudantes também têm uma parte cada vez mais ativa na exposição dos conteúdos através da realização de tarefas específicas.

- Realização de exercícios para domínio das técnicas de análise da população que valorizam a realização de todo o processo: identificação do problema;seleção da técnica mais adequada pesquisa de fontes e recolha de dados; realização dos cálculos; análise e interpretação dos resultados; representação gráfica/cartográfica de resultados; realização de um relatório onde sejam apresentados os resultados e a sua discussão; apresentação oral dos resultados e discussão.

- Realização de tarefas específicas individuais para identificar e  trabalhar as dificuldades de cada estudante.

-Realização de tarefas específicas em grupo

- Avaliação formativa

- Avaliação sumativa

Software

Microsoft office excel
microsoft office word
SIG

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Geografia
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Sociais > Demografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho laboratorial 0,00
Trabalho escrito 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em  75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

(0,6 X  2testes)+(0,4 X Trabalho escrito)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor

Melhoria de classificação

Repetição dos testes
Recomendar Página Voltar ao Topo