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Pensamento Geográfico

Código: GEOGR051     Sigla: PENGEO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 93 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-18.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Obrigatória, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto uma perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer os motivos, os meios e os instrumentos de produção e de difusão do conhecimento em Geografia. Competências a desenvolver e a reforçar no âmbito da disciplina: "Usar adequadamente termos e conceitos geográficos. Enquadrar informação geográfica vária nos princípios e teorias correspondentes. Seleccionar a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. Usar concepções geográficas em articulação com as de outras áreas do saber. Expressar-se na língua materna, oralmente e por escrito, com correcção, precisão e fluência, sendo transparente enquanto emissor e atento e flexível enquanto receptor.  Estar atento ao evoluir dos desafios, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.  Implementar correcta e reflexivamente abordagens geográficas".

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Parte (J R Pimenta)
 

(Tp) — Dimensão teórica dominante
Pensamento geográfico: aspectos e problemas  
Idealismo geográfico; desígnio da Natureza  
Antropogeografia: evolucionismo e neo-lamarckismo  
Geografia regional e crise da Geografia  
(TP) — Dimensão teórico-prática dominante
Comentário geográfico e contexo social  
Morfologia  
Regionalização teórica  
Função: interesses, influências e instruções  
(tP) — Dimensão prática dominante
Exemplar fonte: contextualização  
Fundo de mapa  
Legenda  
Síntese: informação e comunicação   

II Parte (J R Pinto)

(T) – Aulas teóricas: Neopositivismo e geografia quantitativa. Perspetiva humanista, os movimentos radicais e a geografia do comportamento; tempo-espaço. As geografias pós-modernas. O debate sobre o futuro da geografia
(TP) — Aulas teórico-práticas. Debate em torno de cartografia: - Mapa do Metro de Londres; 1933 - A projeção de Gall-Peters; - Os mapas de Hagerstrand; - Atlas nuclear de William Bunge; - An atlas of Radical Cartography, 2007

Bibliografia Obrigatória

Bailly, A.; Ferras, R; Éléments d’épistémologie de la géographie, Armand Colin, 1997
Capel H; Filosofia y Ciencia en la Geografia Contemporanea, Serbal, 2012
Cresswell T; Geographic Thought, Wiley, 2013
Daveau S; As Geografias de Portugal, Inforgeo 4, 1992
Livingstone DN; The geographical tradition , Blackwell, 1992
Peet R; Modern Geographical Thought, 2nd ed, Blackwell, 2011
Ribeiro O; Pensamento Geográfico, F. C. Gulbenkian, 1997
_; The Dictionary of Human Geography, 4ª ed., Routledge., 2000
_; The Dictionary of Human Geography, 5ª ed., Routledge, 2009

Observações Bibliográficas

As obras que não existem na Biblioteca serão disponibilizadas aos estudantes pelos docentes.

Nenhuma bibliografia é 'obrigatória', no sentido em que pode ser substituída ou complementada por obras alternativas de âmbito equivalente.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com componentes de exposição, análise e comentário e debate de fontes e bibliografia crítica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 25,00
Trabalho escrito 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% de aulas
Trabalho prático
Defesa do trabalho prático
Teste

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho prático - 25%
Defesa do trabalho prático - 25%
Teste - 40%
Participação crítica nas atividades presenciais - 10%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP

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