Código: | GEOGR051 | Sigla: | PENGEO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geografia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geografia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 93 | Plano Oficial em vigor(2023) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Levar os alunos a contactar com as principais correntes, conceitos e metodologias da Geografia tanto uma perspectiva evolutiva como na actualidade. Associar os principais domínios do conhecimento geográfico às escalas de análise da Geografia.
Conhecer os motivos, os meios e os instrumentos de produção e de difusão do conhecimento em Geografia. Competências a desenvolver e a reforçar no âmbito da disciplina: "Usar adequadamente termos e conceitos geográficos. Enquadrar informação geográfica vária nos princípios e teorias correspondentes. Seleccionar a escala de análise mais adequada a uma determinada situação. Usar concepções geográficas em articulação com as de outras áreas do saber. Expressar-se na língua materna, oralmente e por escrito, com correcção, precisão e fluência, sendo transparente enquanto emissor e atento e flexível enquanto receptor. Estar atento ao evoluir dos desafios, mantendo uma postura reflexiva mas receptiva às mudanças, procurando formas de os enfrentar e de os transformar em oportunidades de crescimento e de desenvolvimento. Implementar correcta e reflexivamente abordagens geográficas".
I Parte (J R Pimenta)
(Tp) — Dimensão teórica dominante
Pensamento geográfico: aspectos e problemas
Idealismo geográfico; desígnio da Natureza
Antropogeografia: evolucionismo e neo-lamarckismo
Geografia regional e crise da Geografia
(TP) — Dimensão teórico-prática dominante
Comentário geográfico e contexo social
Morfologia
Regionalização teórica
Função: interesses, influências e instruções
(tP) — Dimensão prática dominante
Exemplar fonte: contextualização
Fundo de mapa
Legenda
Síntese: informação e comunicação
II Parte (J R Pinto)
(T) – Aulas teóricas: Neopositivismo e geografia quantitativa. Perspetiva humanista, os movimentos radicais e a geografia do comportamento; tempo-espaço. As geografias pós-modernas. O debate sobre o futuro da geografia
(TP) — Aulas teórico-práticas. Debate em torno de cartografia: - Mapa do Metro de Londres; 1933 - A projeção de Gall-Peters; - Os mapas de Hagerstrand; - Atlas nuclear de William Bunge; - An atlas of Radical Cartography, 2007
As obras que não existem na Biblioteca serão disponibilizadas aos estudantes pelos docentes.
Nenhuma bibliografia é 'obrigatória', no sentido em que pode ser substituída ou complementada por obras alternativas de âmbito equivalente.
Aulas teórico-práticas com componentes de exposição, análise e comentário e debate de fontes e bibliografia crítica
Designação | Peso (%) |
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Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Trabalho de investigação | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% de aulas
Trabalho prático
Defesa do trabalho prático
Teste
Trabalho prático - 25%
Defesa do trabalho prático - 25%
Teste - 40%
Participação crítica nas atividades presenciais - 10%
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP