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Laboratórios de Som e Imagem

Código: CC031     Sigla: LABSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 68 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem, iremos desenvolver os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, aprofundar conceitos e práticas, e explorar o potencial operativo, narrativo e estético dos media sonoros e visuais.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Fornecer e aprofundar ferramentas, conceitos e metodologias de produção dos projetos audiovisuais e multimedia propostos pelos discentes, individualmente ou em grupo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Possuir conhecimentos médios de registo e edição áudio e vídeo.

Programa

A unidade curricular de Laboratórios de Som e Imagem inicia-se em formato de aula aberta com especialistas provenientes de diferentes áreas profissionais e académicas.

A matéria a lecionar centrar-se-à na questão do “real”, comum a todos os géneros cinematográficos, e no acompanhamento dos projetos propostos pelos estudantes durante as suas diferentes fases de produção.

Bibliografia Obrigatória

Altman, Rick, 1945-; Sound theory, sound practice. ISBN: 0-415-90457-9
Chion, Michel; A^audiovisão. ISBN: 978-989-8285-24-9
Rabiger, Michael; Directing the documentary. ISBN: 0-24-080608-5

Bibliografia Complementar

Beattie, Keith; Documentary Screens: Non-Fiction Film and Television, Palgrave Macmillan, 2004. ISBN: 9780333741160
Macdonald, Kevin & Cousins, Mark; Imagining Reality – The Faber Book of Documentary. , Faber and Faber, 1998. ISBN: 0-571-19202-5
Rabiger, Michael; Direção de cinema. ISBN: 85-352-1587-5
Nichols, Bill; Introduction to documentary. ISBN: 978-0-253-21469-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Presencial (aulas teóricas): metodologia expositiva, com debate e visionamento de casos de estudo; apresentação de autores e conceitos.

Práticas laboratoriais: Exercícios e trabalhos práticos individuais e em grupo. 

Orientação Tutorial: Apoio à produção e realização do projeto final. 

Actividades autónomas: Preparação e prática laboratorial autónoma nos exercícios propostos e na produção do projeto final. Estudo e consulta das referencias bibliográficas.

Software

Adobe Audition
Adobe Media Encoder
Adobe Premiere Pro
DaVinci Resolve 16

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 46,00
Trabalho laboratorial 116,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Participação nas aulas: 10%

  • Projecto final: 90%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (Setembro) deverão realizar exercício a combinar.

Todas as situações em que os alunos possuam estatuto especial (trabalhador-estudante, alta competição, etc.) terão tratamento específico, sendo fundamental o contacto atempado com o docente.

Melhoria de classificação

Apenas através de repetição da unidade curricular.

Observações

A requisição de exame à disciplina apenas é possível mediante a frequência efetiva da mesma em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

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