Introdução à Arte Popular Portuguesa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Humanidades |
Ocorrência: 2022/2023 - SP (de 03-05-2023 a 28-06-2023)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
IAPP |
20 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
|
18 |
18 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Reconhecer a temática da arte popular portuguesa e do artesanato e questões associadas
2. Pensar criticamente sobre o conceito de arte popular
3. Identificar algumas das principais manifestações de arte popular em Portugal, em termos de materiais, técnicas e motivos
4. Refletir sobre os processos e meios de salvaguarda e continuidade da arte popular no mundo contemporâneo
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso o estudante deve ser capaz de:
1) pensar criticamente sobre o conceito de arte popular e artesanato 2) identificar algumas das principais manifestações de arte popular em Portugal, ao nível dos materiais, técnicas e motivos
3) refletir sobre a salvaguarda e continuidade da arte popular no mundo contemporâneo
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Arte popular e artesanato: crítica e definição conceptual
2. Os estudos de arte popular e artesanato em Portugal
3. Escultura popular
4. Olaria
5. Ourivesaria
6. Têxteis
7. Mobiliário
8. Preservação, salvaguarda e continuidade da arte popular portuguesa
9. Síntese do curso, discussão e reflexões finais
Bibliografia Obrigatória
Abreu, Martha; Cultura Popular, um conceito e várias histórias. In M. Abreu e R. Soihet (Ed.), Ensino de História, Conceitos, Temáticas e Metodologias, Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003
Adamson, Glenn; Thinking through craft, Oxford, New York: Berg, 2007
Alves, Vera Marques; Arte Popular e Nação no Estado Novo, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2013
Bossert, Helmuth; Folk Art of Europe, London: Zwemmer, 1954
Chartier, Roger; “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, 16, 179-192, 1995
Correia, Vergílio; Arte Popular Portuguesa I. A Águia, 39, 117-123, 1915
Fernandes, Isabel Maria; O útil e o inútil: olaria versus figurado. In A.A. Costa, e I.M. Fernandes (Eds). Rosa Ramalho: a Colecção, Barcelos: Museu de Olaria/Município de Barcelos, 27-43, 2007
Harrod, Tanya; The crafts in Britain in the 20th Century, Yale: Yale University Press, 1999
Leal, João; Metamorfoses da Arte Popular: Joaquim de Vasconcelos, Vergílio Correia e Ernesto de Sousa. Etnográfica, vol. VI (2), 251-280, 2004
Pires de Lima, Fernando; Arte Popular em Portugal: Ilhas adjacentes e Ultramar. Volume I, Lisboa: Editorial Verbo, 1968
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada aula iniciará com uma apresentação oral sobre o tema a ser trabalhado, acompanhada de documentação visual. Na segunda parte da aula procede-se à discussão de ideias e troca de referências. Algumas aulas terão convidados especialistas em alguns materiais.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
18,00 |
Total: |
18,00 |
Obtenção de frequência
75% de frequência
Fórmula de cálculo da classificação final
Não se aplica.