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Mediação Cultural e Divulgação Patrimonial

Código: MHP012     Sigla: MCDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 16 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral, por um lado, proporcionar um contexto para uma discussão reflexiva e crítica das questões que se relacionam com a natureza dos contextos da comunicação e mediação em contexto museológico e patrimonial, das suas inter-relações e problemáticas inerentes, nomeadamente relacionadas com a educação patrimonial; e, por outro, desenvolver as capacidades e competências do Estudante apropriadas ao desenho, planeamento e implementação de atividades de educação patrimonial.


 

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta Unidade Curricular espera-se que os estudantes tenham adquirido conhecimentos, aptidões e competências que melhor lhes permitam compreender os contextos teóricos e práticos de comunicação, interpretação e mediação em contexto patrimonial, das suas inter-relações e problemáticas inerentes. Assim, no final desta UC os estudantes serão capazes de:

  • demonstrar compreensão crítica sobre os princípios, teorias e métodos de interpretação e mediação patrimonial;
  • identificar estratégias diferenciadas de mediação e interpretação em contexto patrimonial;
  • compreender “a experiência do património”, relacionando-a com diferentes perfis motivacionais de visita e abordagens de mediação e interpretação para os visitantes;
  • desenhar, planear e avaliar produtos de mediação e interpretação em contexto patrimonial;
  • aplicar técnicas de mediação e interpretação básicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

 


  1. Mediação e interpretação patrimonial: conceção e problemáticas

  2. A mediação e interpretação patrimonial como prática e política cultural

  3. Princípios de interpretação. Mediação e interpretação significativa

  4. “A experiência do património”: compreender os públicos

  5. Conectar públicos e recursos patrimoniais

  6. O processo de planeamento interpretativo. Criar, produzir e avaliar interpretação em contextos patrimoniais. 






Bibliografia Obrigatória

Sharon Macdonald (Ed.);; A Companion to Museum Studies, Blackwell Companions in Cultural Studies, 2006. ISBN: 978-1405108393
Calaf Masachs Roser; Didáctica del patrimonio. ISBN: 978-84-9704-430-1
Fontal Merillas Olaia 340; Educación y patrimonio. ISBN: 978-84-9704-881-1
SEMEDO, Alice & Rafaela GANGA e Célia OLIVEIRA; As experiências de visita em museus e monumentos: Fatores motivacionais e situacionais., CITCEM, 2018
Falk John H.; The^museum experience. ISBN: 0-929590-07-4
Hein George E.; Learning in the museum. ISBN: 0-415-09776-2
Harrison, R. ; Heritage: critical approaches, Routledge

Bibliografia Complementar

Fairclough, G. et al ; The Heritage Reader, Routledge, 2008
Rix, J., Lowe, T., & Heritage Forum ; Including people with learning difficulties in cultural and heritage sites, International Journal of Heritage Studies 16(3) 207-224
Gail Anderson (Ed.); Reinventing the Museum, Historical and Contemporary Perspectives on the Paradigm Shift, AltaMira Press , 2004. ISBN: 978-0759101708
Carbonell, Bettina (Ed.) ; Museum Studies. An Anthology of Contexts, Blackwell, 2004. ISBN: 978-0415067263

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC apresenta uma abordagem crítica sobre os estudos de comunicação, educação e mediação em museus e contextos patrimoniais. As sessões são teórico-práticas e de diferente natureza utilizando a exposição e discussão de questões, material audiovisual, diferentes leituras críticas de textos, a exploração de objeto. Outras sessões, de carácter mais prático e laboratorial, exploram e vivenciam os recursos museológicos e patrimoniais recorrendo, sempre que possível, ao campo e aos seus interlocutores. Esta zona de contacto criada com os profissionais é também compreendida enquanto oportunidade essencial para dialogicamente testar ideias. 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho de campo 24,00
Trabalho laboratorial 8,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída e para além da assiduidade e qualidade da participação durante as diferentes sessões, terá em conta (a) a apresentação oral (30%) e escrita de um Relatório / Portfólio (70%) de um estudo de caso resultado também do trabalho de Campo e em Laboratório



Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor

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