Arqueologia de Campo e Laboratorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
48 |
ARQU - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Ensinar ao estudante os métodos de prospeção e de escavação defendidos pelos protocolos da arqueologia de campo; ensinar-lhe também como deve levar a cabo o primeiro tratamento dos diferentes "materiais" em laboratório.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante poderá participar em trabalhos/programas de prospecção e escavação arqueológica, na qualidade de técnico licenciado, dirigido por um profissional (arqueólogo)
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não se aplica
Programa
I-Prospecção Arqueológica
1. Objectivos da prospecção arqueológica
2. Diferentes contextos e enquadramentos da prospecção
3. Aprendizagem de manipulação interpretativa da cartografia do IGE
4. Preparação: fontes
5. Métodos: batida de campo e outros métodos complementares
6. Elaboração de uma ficha de um sitio arqueológico
II- Escavação arqueológica
1. Objectivos e noções básicas relativas ao processo de formação das materialidades
2. Diferentes metodologias de escavação, de registo e de recolha de amostras
2.1. Procedimentos preparatórios à escavação
2.2. Processos de escavação e de registo de estruturas e de estratigrafias
2.3.Métodos de datação relativa e absoluta mais utilizados em arqueologia
2.4. Processos e estratégias de recolha de artefactos, amostras de micro e macrorestos e tratamento laboratorial
3. Organização e sistematização de toda a documentação recolhida num sítio em escavação com vista à criação da “história” do sítio no seu contexto espacial e cronológico-cultural
Bibliografia Obrigatória
Renfrew, C.; Bahn, P.; Archaeology. Theories, Methods and Pratice, Thames and Hudson, 1991. ISBN: 0-500-27605-6
Carandini, A.; Historias en la Tierra. Masnual de excavación arqueológica, Critica, 1997. ISBN: 84-7423-764-5
Bicho Nuno Ferreira 1965-;
Manual de arqueologia pré-histórica. ISBN: 978-972-44-1345-7
Bibliografia Complementar
Sanches Maria de Jesus;
Levantamento arqueológico do Concelho de Mirandela
Galhano Fernando 1904-;
Moinhos e azenhas de Portugal
Barroca Mário Jorge;
Necrópoles e sepulturas medievais de Entre-Douro-e-Minho
Sanches Maria de Jesus;
O^abrigo com gravuras esquemáticas das Fragas da Lapa - Atenor, Miranda do Douro
Sanches Maria de Jesus;
Escarpas rochosas e pinturas na Serra de Passos/Sta Comba (Nordeste de Portugal)
Sanches Maria de Jesus;
As^estelas antropomórficas de Picote - Miranda do Douro (Trás-os-Montes)
Oliveira Ernesto Veiga de 1910-1990;
Arquitectura tradicional portuguesa. ISBN: 972-20-0959-1
Oliveira Ernesto Veiga de 1910-1990;
Construções primitivas em Portugal
Observações Bibliográficas
Outros documentos (textos, papers, livros, etc.), serão colocados nos documentos desta UC
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dominam aulas de caráter expositivo mas o debate é também suscitado. O carácter mais prático apoia-se no manuseamento da cartografia com vista à realização de uma ficha de sítio arqueológico e ao entendimento espacial no contexto de uma escavação.
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Humanidades > História
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
60,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
64,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
14,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequencia é obtida com a presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
O trabalho de campo, do qual é apresentado um Relatório, refere-se à ficha de síto arqueológico e vale 40% (8 valores); o trabalho escrito vale 60% (12 valores) e refere-se à critica de um Estudo Monografico, segundo parametros indicados pela docente.
O Trabalho de campo (ficha) é entregue no decurso do semestre; o trabalho escrito é entregue na época de exames e somente deste há lugar a prova de recurso.
Os dois trabalhos são solidários, pelo que é obrigatória a entrega de ambos.
Ambos os trabalhos são obrigatoriamente entregues pela Plataforma Moodle/Turnitin.
Provas e trabalhos especiais
não tem
Trabalho de estágio/projeto
não tem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalho escrito, que vale 60% (12 valores), sendo somada a esta avaliação, já obtida, do Trabalho escrito (40%; 8 val.)
Melhoria de classificação
Trabalho escrito, que vale 60% (12 valores), sendo somada a esta avaliação, já obtida, do Trabalho escrito (40%; 8 val.)