Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBI |
7 |
MEBI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
1. Desenvolver uma compreensão de ensino básico, o seu papel no desenvolvimento da criança e as
competências exigidas aos professores ;
2. Examinar o fenômeno da aprendizagem precoce de línguas estrangeiras (nomeadamente Inglês) no contexto global e como isso se manifesta no contexto nacional;
3. Desenvolver uma compreensão dos conceitos-chave de Aprendizagem Integrada de Conteúdos e da
Língua (AICL) e sua aplicação prática em contextos do 1º ciclo do ensino básico.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta U.C, os estudantes deverão:
- ser capazes de compreender a natureza integrada da educação no 1.º Ciclo do EB e o seu papel no desenvolvimento integral da criança;
- conhecer o currículo português para o 1.º Ciclo e as competências que os professores deverão desenvolver;
- compreender como poderão as línguas estrangeiras fazer parte de um currículo integrado;
- compreender os motivos do crescimento do ensino precoce de línguas estrangeiras, e em particular da inglesa;
- conhecer os objetivos nacionais para a língua inglesa no 1º ciclo do ensino basico;
- compreender os princípios e a prática de AICL – Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua;
- ser capazes de aplicar a moldura conceptual do AICL, sustentada nos 4Cs (Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura) a uma análise do currículo do 1.º Ciclo, com especial atenção para a área dos Estudo do Meio;
- mostrar como poderão as aulas de Inglês ser enriquecidas por conteúdos e estratégias pedagógicas de outras áreas do currículo do 1.º Ciclo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos programáticos:
1. Ensino primário: objetivos gerais; abordagens integradas;
2. O currículo primário português: objetivos, conteúdos e competências a desenvolver nas crianças;
3. A aprendizagem precoce de línguas estrangeiras: motivo e objetivos;
4. Os objetivos curriculares nacionais portugueses para a língua inglesa;
5. Línguas em todo o currículo;
6. As bases de conhecimento das áreas curriculares de conteúdo e o ensino da língua inglesa;
7. (Pluri)literacias no ensino primário;
8. Géneros e funções do discurso cognitivo;
9. Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Linguagem (CLIL):
9.1. Origem e princípios;
9.2. O quadro conceptual ‘4Cs’ da CLIL (Content, Communication, Cognition and Culture) - princípios e aplicação;
9.3. Necessidades dos alunos para CLIL;
9.4. Competências dos professores;
9.5. ‘Scaffolding’ em CLIL;
9.6. Colaboração dos professores;
9.7. Avaliação
Bibliografia Obrigatória
Calabrese, I., & Rampone, S.; ross-curricular Resources for Young Learners, OUP, 2007
Coyle, Do, 1952-;
CLIL. ISBN: 978-0-521-13021-9
Emma Dafouz;
CLIL across educational levels. ISBN: 978-84-668-0259-8
Dale, L., & Tanner, R. ; CLIL Activities, Cambridge University Press, 2012. ISBN: 9780521149846
Gibbons, P.; Scaffolding language scaffolding learning, Heinemann, 2002. ISBN: 0325003661
Daniela Elsner;
Bilingual education in primary school
Hill, J.D., & Bjork, C. L. ; Classroom Intsruction that works with English language learners, Mcrel, 2008. ISBN: 9781416606987
Lauder, N. ; Project Across the Curriculum, Scholastic, 2006
Angel Lin;
Language across the curriculum CLIL in english as an addtional language (EAL) contexts. ISBN: 978-981-10-1800-8
Llinares, A.; The Roles of Language in CLIL, Cambridge, 2012
Llinares, A. & Morton. T. (eds); Applied Linguistic Perspectives on CLIL, John Benjamins, 2017
Marsh, D.; The CLIL Trajectory: Educational Innovation for the 21st Century iGeneration, Universidad de Córdoba
David Marsh;
Clil in action. ISBN: 978-1-4438-7557-8
Mehisto, P., Marsh, D., & Frigols, M. J.; Uncovering CLIL, mACMILLAN, 2008. ISBN: 9780230027190
Peeter Mehisto;
CLIL essentials. ISBN: 978-1-10840084-8
Murphy, V. A.; Second Language Learning in the Early School Years: Trends and Contexts, OUP, 2014
Tarja Nikula;
Conceptualising integration In CLIL and multilingual education. ISBN: 978-1-78309-613-8
Phillips, D., Burwood, S., Dunford, H. ; ; Projects with Young Learners, OUP, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino combinarão o modelo da palestra com tarefas e discussões em “pequeno grupo”, visando o estímulo da reflexão crítica sobre os temas em foco. Os estudantes analisarão o conteúdo do currículo do 1.º Ciclo, em especial de Estudos Sociais, recorrendo à moldura conceptual da AICL, baseada nos 4Cs: Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura. Os 4Cs serão apresentados como objetivos educativos importantes a serem atingidos e competências a serem desenvolvidas pelos alunos do 1.º Ciclo. Serão depois discutidas formas de integração, nas aulas de língua, de conteúdos, técnicas e estratégias características de outras áreas do currículo de forma a tornar a aprendizagem mais significativa.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
40,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os components sa availção distribuida nas data estabelecidas no horário do curso.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será contínua, distribuindo-se por:
Testes escritos – 20%
Apresentação oral da análise de uma área curricular: 40%
Trabalho prático, incluindo o planeamento de aulas CLIL: 40%
A ausencia de uma prova da availação continua sem justificação oficial (justificação medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).
Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova/trabalho escrita onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.