Didática do Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBI |
9 |
MEBI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão:
1. ter iniciado e desenvolvido o processo de reflexão no que diz respeito a: se tornar um professor ; o ato de ensinar ; sua visão do contexto de sala de aula ; e na teoria e prática atual em Ensino de Inglês ( ELT );
2. ser capaz de relacionar elementos-chave da Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês;
3. desenvolveram o seu conhecimento da história, o desenvolvimento, as tendências recentes e prática atual de ELT no contexto social e político mais amplo de pedagogia de línguas estrangeiras;
4. ser capaz de relacionar o fundo teórico destes elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Todos os estudantes devem ter um nivel de Inglês C.1 certificado.
Programa
Elemento teórico:
a) A discussão do Quadro Europeu Comum de Referência em relação ao desenvolvimento de programas, currículos e portfólios para ELT
b) A aquisição de uma segunda língua (S.L.A.)
c) Abordegens e metodos em ELT
d) Questões relacionadas com Imperialismo Linguístico
e) Conceitos de Cultura e Comunicação Intercultural
f) O dominio cognitivo
g) O dominio afetivo
Elemento prático:
a) Os papéis de professores / estudantes
b) As diferenças entre estudantes
c) Estilos de aprendizagem & inteligências múltiplas
d) 0 uso da língua materna em aulas e turmas monolingues.
e) Erros e correção
f) A motivação e disciplina
g) Avaliação
Bibliografia Obrigatória
Brown, H. Douglas;
Teaching by principles. ISBN: 0-13-028283-9
Brown, H. Douglas;
Principles of language learning and teaching. ISBN: 0-13-017816-0
Coyle, D. Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL Content and Language Integrated Learning. , OUP, 2010
Ellis, R & Widdowson, H. ; Second Language Acquisition., OUP, 1997
Harmer, Jeremy;
The practice of english language teaching. ISBN: 0-582-04656-4
Diane Larsen-Freeman;
Techniques and principles in language teaching. ISBN: 0-19-435574-8
Patsy M. Lightbown;
How languages are learned. ISBN: 0-19-437000-3
Scrivener, J. ; Learning Teaching, Macmillan, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentações do conteúdo principal teórico pelo professor da unidade curricular; trabalho colaborativo e individual por parte dos estudantes, com a participação ativa e a reflexão explícita de estudantes. A plataforma Moodle é utilizada para consolidar e complementar os materiais dados nas aulas, para divulgar informações e incentivar a leitura mais focada. Avaliação: Testes escritos: 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP.
Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:Testes escritos (3): 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%
Provas e trabalhos especiais
RECURSO: Se um estudante tem uma nota negativa (menos de 10) para qualquer um dos três primeiros elementos de avaliação contínua, o estudante pode repetir o mesmo elemento do processo de avaliação contínua.
Neste UC não existe 'exame final'.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
Observações
Língua da instrução e avaliação: Inglês