Código: | LRI015 | Sigla: | POLINT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Relações Internacionais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LRI | 184 | Plano Oficial em vigor (2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:
1. Sistematizar as grandes tendências evolutivas da ordem internacional desde o final da II Guerra Mundial até aos nossos dias.
2. Discutir o conceito de "orientalismo" (E. Saïd) e questionar os limites dos conceitos e modelos ocidentais, hegemónicos na compreensão do mundo e da política internacional, e demonstrar a sua capacidade de condicionar decisivamente a perceção da realidade social.
3. Expor a permanência no século XXI de mecanismos habituais da política internacional como os da dominação neoimperial, securitização e da interdependência.
1. Reconhecer a necessidade de análise científica das relações internacionais, da realidade histórica recente e da política internacional.
2. Usar corretamente conceitos estruturantes da política internacional dos últimos 70 anos.
3. Analisar criticamente alguns dos problemas centrais da política internacional dos últimos 70 anos.
1. Introdução: a política internacional como uma História do Tempo Recente. Uma breve panorâmica interpretativa da História mundial depois do fim da II Guerra Mundial.
2. Um «Choque de civilizações» (S. Huntington)? A lente ocidentocêntrica hegemónica na leitura da política internacional.
3. Teoria da securitização e a sua aplicabilidade à realidade do século XXI.
4. A criação do sistema internacional do pós-guerra:
4.1 1945: a derrota do Nazifascismo, a ONU e as novas fronteiras políticas da Europa.
4.2 Do problema alemão à contraposição de blocos político-militares (1945-55): a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.
4.3 Guerras quentes: Coreia (1949-53), Indochina/Vietname (1947-75) e guerras coloniais.
4.4 A crise do bloco soviético: da Perestroika ao fim do Pacto de Varsóvia e da União Soviética. Novos estados, novas fronteiras, novos conflitos.
4.5 A China, da Revolução à emergência de uma grande potência política e económica.
5. Globalização?:
5.1 Dos «trinta gloriosos» (1945-73) ao desmantelamento do Estado de Bem-Estar Social nas economias capitalistas.
5.2 O fim de século americano: de John Kennedy a Joe Biden.
5.3 A economia e a cultura globalizadas?: o capitalismo global, as migrações e os novos atores internacionais.
6. Conflitos regionais e mecanismos de intervenção internacional:
6.1 A construção do Estado de Israel, ocupação e colonização da Palestina, o conflito israelo-árabe.
6.2 Do otimismo pós-Queda do Muro de Berlim ao estado de guerra permanente: as guerras americanas (Afeganistão, Iraque) e os conflitos interétnicos e civis.
6.3 As guerras da Jugoslávia: o exacerbar das tensões étnicas e religiosas, a incapacidade das Nações Unidas em garantir a paz e a guerra da NATO contra a Sérvia.
6.4 A reorganização do espaço pós-soviético na era de Putin: as guerras da Geórgia e da Ucrânia.,
6.5 Peacekeeping: a manutenção da segurança coletiva e o princípio da resolução pacífica de conflitos.
As aulas Teórico-Práticas (TP) constarão de um conjunto de atividades letivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos previamente colocados à disposição d@s estudantes, sustentada sobre a análise de documentos escritos, fotográficos e videográficos, gráficos e quadros. Ao longo do semestre, vári@s especialistas serão convidad@s a assegurar conferências da duração de uma aula de 90 minutos.
A experiência demonstra que com turmas superiores a 60 inscrit@s, incluindo estudantes de mobilidade, torna-se impossível (ainda que tal fosse pedagogicamente importante) um único docente (e avaliador) assegurar, nas atividades de Orientação Tutorial (OT), a supervisão de atividades de investigação prática, sob a forma de trabalhos de recensão crítica de artigos/livros escolhidos pel@s estudantes. A agravar esta situação, o docente encarregado desta UC acumula no 2º semestre o serviço docente em exclusividade de outra UC de licenciatura, ficando também aí responsável pela avaliação de um grande número de estudantes. Assim, as atividades de OT terão de ser dedicadas à preparação do Exame Final, designadamente através da proposta de bibliografia relevante, de conselhos práticos sobre o seu manuseamento e relevância, e da análise e interpretação de documentos dos tipos acima citados.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |
A frequência é obtida reunindo-se:
(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;
(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.
Exame Final: 100%
Ver Normas de Avaliação da FLUP.
1. Todos os exames escritos poderão ser realizados com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo (mas não à Internet!), o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. Dependendo do número de estudantes de mobilidade que se inscrevam na UC e se revelem incapazes de entender o Português, as sessões letivas serão lecionadas em Português ou em Inglês. O Francês, o Espanhol ou o Italiano podem ser usadas como línguas de trabalho, quer no diálogo pedagógico, quer na realização dos exames.