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Política Internacional

Código: LRI015     Sigla: POLINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 184 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:

1. Sistematizar as grandes tendências evolutivas da ordem internacional desde o final da II Guerra Mundial até aos nossos dias.

2. Discutir o conceito de "orientalismo" (E. Saïd) e questionar os limites dos conceitos e modelos ocidentais, hegemónicos na compreensão do mundo e da política internacional, e demonstrar a sua capacidade de condicionar decisivamente a perceção da realidade social.

3. Expor a permanência no século XXI de mecanismos habituais da política internacional como os da dominação neoimperial, securitização e da interdependência.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Reconhecer a necessidade de análise científica das relações internacionais, da realidade histórica recente e da política internacional.

2. Usar corretamente conceitos estruturantes da política internacional dos últimos 70 anos.

3. Analisar criticamente alguns dos problemas centrais da política internacional dos últimos 70 anos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução: a política internacional como uma História do Tempo Recente. Uma breve panorâmica interpretativa da História mundial depois do fim da II Guerra Mundial.

2. Um «Choque de civilizações» (S. Huntington)? A lente ocidentocêntrica hegemónica na leitura da política internacional.

3. Teoria da securitização e a sua aplicabilidade à realidade do século XXI.

4. A criação do sistema internacional do pós-guerra:

4.1 1945: a derrota do Nazifascismo, a ONU e as novas fronteiras políticas da Europa.

4.2 Do problema alemão à contraposição de blocos político-militares (1945-55): a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o Pacto de Varsóvia.

4.3 Guerras quentes: Coreia (1949-53), Indochina/Vietname (1947-75) e guerras coloniais.

4.4 A crise do bloco soviético: da Perestroika ao fim do Pacto de Varsóvia e da União Soviética. Novos estados, novas fronteiras, novos conflitos.

4.5 A China, da Revolução à emergência de uma grande potência política e económica.

5. Globalização?:

5.1 Dos «trinta gloriosos» (1945-73) ao desmantelamento do Estado de Bem-Estar Social nas economias capitalistas.

5.2 O fim de século americano: de John Kennedy a Joe Biden.

5.3 A economia e a cultura globalizadas?: o capitalismo global, as migrações e os novos atores internacionais.

6. Conflitos regionais e mecanismos de intervenção internacional:

6.1 A construção do Estado de Israel, ocupação e colonização da Palestina, o conflito israelo-árabe.

6.2 Do otimismo pós-Queda do Muro de Berlim ao estado de guerra permanente: as guerras americanas (Afeganistão, Iraque) e os conflitos interétnicos e civis.

6.3 As guerras da Jugoslávia: o exacerbar das tensões étnicas e religiosas, a incapacidade das Nações Unidas em garantir a paz e a guerra da NATO contra a Sérvia.

6.4 A reorganização do espaço pós-soviético na era de Putin: as guerras da Geórgia e da Ucrânia.,

6.5 Peacekeeping: a manutenção da segurança coletiva e o princípio da resolução pacífica de conflitos.

Bibliografia Obrigatória

Norman Etherington; Theories of Imperialism

Bibliografia Complementar

Parsons Anthony; From cold war to hot peace. ISBN: 0-14-023947-2

Observações Bibliográficas

Uma seleção de textos especialmente relevantes serão disponibilizados na página da UC (ver Documentos).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas (TP) constarão de um conjunto de atividades letivas que incluem exposição de conjuntos de informação, eventualmente incluída em textos previamente colocados à disposição d@s estudantes, sustentada sobre a análise de documentos escritos, fotográficos e videográficos, gráficos e quadros. Ao longo do semestre, vári@s especialistas serão convidad@s a assegurar conferências da duração de uma aula de 90 minutos.
A experiência demonstra que com turmas superiores a 60 inscrit@s, incluindo estudantes de mobilidade, torna-se impossível (ainda que tal fosse pedagogicamente importante) um único docente (e avaliador) assegurar, nas atividades de Orientação Tutorial (OT), a supervisão de atividades de investigação prática, sob a forma de trabalhos de recensão crítica de artigos/livros escolhidos pel@s estudantes. A agravar esta situação, o docente encarregado desta UC acumula no 2º semestre o serviço docente em exclusividade de outra UC de licenciatura, ficando também aí responsável pela avaliação de um grande número de estudantes. Assim, as atividades de OT terão de ser dedicadas à preparação do Exame Final, designadamente através da proposta de bibliografia relevante, de conselhos práticos sobre o seu manuseamento e relevância, e da análise e interpretação de documentos dos tipos acima citados.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida reunindo-se:

(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;

(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final: 100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

Ver Normas de Avaliação da FLUP.

Observações

1. Todos os exames escritos poderão ser realizados com acesso a consulta bibliográfica e a materiais de estudo (mas não à Internet!), o que significa que incidirão maioritariamente sobre a resolução de problemas práticos.
2. Dependendo do número de estudantes de mobilidade que se inscrevam na UC e se revelem incapazes de entender o Português, as sessões letivas serão lecionadas em Português ou em Inglês. O Francês, o Espanhol ou o Italiano podem ser usadas como línguas de trabalho, quer no diálogo pedagógico, quer na realização dos exames.

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