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Diplomacia na Política Externa

Código: LRI025     Sigla: DPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 100 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Definir «diplomacia», os principais conceitos a ela associados e traçar a sua evolução histórica;

- Identificar as instituições e os atores diplomáticos e o papel por eles desempenhado;

- Explorar diferentes práticas e instrumentos diplomáticos, assim como tipos de diplomacia;

- Compreender a diplomacia de um conjunto diverso de Estados, com particular destaque para Portugal;

- Analisar estudos de caso de ação diplomática;

- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de análise e argumentação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Discutir os objetivos, a complexidade e a diversidade da prática diplomática;

- Definir e relacionar conceitos-chave da diplomacia;

- Explicar e comparar a atividade diplomática de diferentes Estados;

- Analisar criticamente casos de ação diplomática. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum.

Programa


1. Diplomacia: introdução

2. Conceitos e teorias

3. Atores e instituições

4. Modos, instrumentos e tipos de diplomacia

5. A diplomacia das grandes e médias potências, dos pequenos Estados e dos países em desenvolvimento

6. Estudos de caso

Bibliografia Obrigatória

A. F. Cooper, J. Heine, R. Thakur; The Oxford Handbook of Modern Diplomacy, Oxford University Press, 2013
C. M. Constantinou, P. Kerr, P. Sharp; The SAGE Handbook of Diplomacy, SAGE, 2016
R. P. Barston; Modern Diplomacy, Routledge, 2019
R. Hutchings, J. Suri; Modern Diplomacy in Practice, Palgrave Macmillan, 2020
J. M. Fernandes, P. C. Magalhães, A. C. Pinto; The Oxford Handbook of Portuguese Politics, Oxford University Press, 2022

Bibliografia Complementar

C. Bjola, M. Kornprobst; Understanding International Diplomacy: Theory, Practice and Ethics, Routledge, 2018
J. Rosa Lã; A. L. de Faria; A. Cunha; A Diplomacia e a Independência de Portugal, Book Builders, 2022
J. Prantl, E. Goh; Rethinking strategy and statecraft for the twenty-first century of complexity: a case for strategic diplomacy, International Affairs, 2022

Observações Bibliográficas

Material adicional de leitura para discussão em sala de aula será indicado pela docente no decorrer do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (TP), nas quais serão introduzidos os conteúdos teórico-concetuais da unidade curricular; discutidos os vários temas do programa (recorrendo a capítulos de livros, artigos científicos e meios audiovisuais); orientados os trabalhos e esclarecidas dúvidas; e abordadas outras questões de interesse para os estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

A elaboração de um artigo científico em grupo tem uma ponderação de 40% na classificação final. A restante parte (60%) corresponde à nota obtida no exame. A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Apenas o exame pode ser objeto de melhoria. A componente trabalho não é passível de recurso.
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