Comunicação Intercultural
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo central fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, necessários para situações de comunicação intercultural. O estudante deverá desenvolver a capacidade de contextualizar a sua experiência cultural individual no âmbito mais vasto das culturas estrangeiras que lhe permitia uma compreensão alargada do sistema mais vasto dos padrões culturais existentes. Através da consciencialização sobre determinados aspetos das culturas ditas estrangeiras deverá refletir sobre hábitos, costumes e padrões culturais próprios. Com esta unidade, inicia-se o desenvolvimento de um novo perfil profissional do mediador cultural (a matéria tratada nesta unidade curricular pode ser aprofundada no 2º ciclo) que pode ter um papel de extrema importância tanto em atividades culturais e empresariais, como na área da tradutologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de:
• Refletir e discutir sobre o significado de “cultura(s)”;
• Compreender as diferentes formas de abordagem do conceito de cultura/culturas nas diversas áreas das Ciências Humanas;
• Identificar várias formas de contacto entre culturas;
• Identificar estereótipos, preconceitos e casos de discriminação;
• Refletir sobre os conceitos de identidade/alteridade,
• Identificar e explicar diferentes modos de comunicar (comunicação direta, indireta, máximas conversacionais (interculturais);
• Comparar “culturas nacionais” com base em dimensões culturais (relativamente a hierarquias, à relação entre o “eu” e o “outro”, com o tempo e o espaço, com a gestão da incerteza e das emoções).
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
1. Abordagens e significados de “cultura”;
2. Contacto entre culturas: choque cultural, aculturação, identidade e alteridade;
3. Sensibilidade intercultural;
4. Dimensões culturais, conceitos e critérios para comparar “culturas”
5. Cultura e língua: comunicação direta e indireta.
6. Cultura e corpo: multimodalidades da interação face a face
7. Interpretação de valores culturais a partir de diferentes tipos de materiais (filmes, imagens, publicidade, textos escritos).
Bibliografia Obrigatória
Dahl, Stephan; Intercultural Research: The Current State of Knowledge, (January 12, 2004). Middlesex University Discussion Paper No. 26. , Available at SSRN: http://ssrn.com/abstract=658202, 2007
Edward T. Hall;
Beyond culture. ISBN: 0-385-12474-0
Edward T. Hall;
The hidden dimension. ISBN: 0-385-08476-5
Milton J. Bennett;
Basic concepts of intercultural communication. ISBN: 978-0-983-95584-9
Trompenaars, Fons / Hampden-Turner, C.; Riding the waves of culture : understanding cultural diversity in business , Brealey, 2004. ISBN: 1-85788-176-1
Observações Bibliográficas
A bibliografia relevante será fornecida ao longo do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão centradas no estudante, estimulando a sensibilidade para a compreensão da dinâmica de culturas, considerando diferentes hábitos, diferentes modos de interagir e diferenças de perceção e de interpretação do mundo.
Procurar-se-á ainda favorecer a investigação individual e em grupo, o espírito crítico e a resolução de problemas, evitando a aula expositiva. Além de breves exposições e esclarecimentos teóricos, muitos dos conteúdos serão introduzidos paralelamente à observação e análise de gravações vídeo e imagens.
Dá-se principal atenção à participação ativa nas aulas, não só através de debates, role-plays e a resolução de pequenas tarefas, como também através de apresentações individuais e em grupo.
Software
power point
word
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
91,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de nota positiva em todas as componentes de avaliação.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar a componente de avaliação de 30%, para além dos trabalhos escritos (70%).
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente escrita (70%):
Trabalho escrito = 60%
Reflexão final = 10%
Participação presencial (30%):
Apresentação de um tema, participação ativa nas aulas, exercícios = 30%
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Apenas a componente "trabalho escrito" é passível de recurso ou de melhoria de classificação.
A melhoria de classificação ou recurso pressupõem a elaboração de um trabalho escrito individual de raíz (60%) e de uma reflexão final (10%). Em todos os casos de melhoria ou recurso é imprescindível contactar o/a docente atempadamente para combinar o tema do trabalho.
Observações