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Inglês I

Código: MEIEFA021     Sigla: I_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas Estrangeiras

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 14 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81
MEPIEFA 10 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 21,5 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os principais objetivos são:

1) desenvolver a consciência da gramática pedagógica dos estudantes e uma compreensão de como aplicar esse conhecimento em sala de aula;

2) antecipar e discutir as dificuldades do aluno em sala da aula nas áreas especificadas no programa abaixo e considerar as estratégias adequadas para lidar com essas áreas problemáticas;

3) analisar documentos nacionais para o ensino do Inglês em relação às áreas de conteúdo do curso;

4) incentivar os alunos a refletir sobre seus contextos de ensino e de relacionar a teoria com a prática.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Ate o final deste UC, os estudantes vão:

1) desenvolver o seu conhecimento e compreensão do idioma Inglês (gramática e fonologia), e a capacidade de aplicar esse conhecimento na prática e na reflexão sobre os seus contextos de ensino;

2) melhorar a consciência dos conteúdos dos programas nacionais portugueses para o Inglês ;

3) desenvolver a capacidade para identificar e diagnosticar a causa das dificuldades do aluno com a língua Inglesa (nas áreas especificadas no programa abaixo) e desenvolver estratégias para superar essas dificuldades;

4) desenvolver a capacidade para a realização de uma investigação de pequena escala em sala de aula para superar uma dificuldade linguística de um aluno.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes so podem fazer esta disciplina se estão no segundo ano deste Mestrado e estão a fazer o estagio.

Programa

Esta é a primeira de duas partes de uma análise sistémica da língua inglesa (ver unidade curricular Inglês II). O foco é a teoria e implicações para a prática em contextos escolares das seguintes áreas do Inglês:

1) Fonologia: sons individuais, sons em combinação, stress da palavra, stress da frase, stress alternado, ritmo, entoação da fala, fala conectada;

2) Ortografia: soletração, pontuação;

3) Palavras e classes de palavras: substantivos, adjetivos, advérbios, determinantes, quantificadores, comparativos e superlativos, preposições.

4) Análise do conteúdo dos programas nacionais portugueses de Inglês;

5) Erros na aprendizagem do Inglês (significado, causas, categorias);

6) Investigação-ação em pequena escala sobre erros de aprendizagem e possíveis soluções para os corrigir.

 

Bibliografia Obrigatória

Parrott M.; Grammar for English Language Teachers, Cambridge University Press, 2000. ISBN: 0-521-77972

Bibliografia Complementar

Marianne Celce-Murcia; Teaching pronunciation. ISBN: 0-521-40694-3

Observações Bibliográficas

Essential to purchase.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa do curso mistura exposição teórica do professor (e estudantes) com o trabalho prático de grupo, micro-teaching, pesquisa individual e estudo privado. A participação ativa é incentivada. A avaliação é contínua, sem exame final. A todos os estudantes é atribuída uma área do programa de pesquisa. Eles apresentam a teoria subjacente e apresentam uma aula parcial (micro-teaching) nesta área. Eles também realizam uma pesquisa de pequena escala em sala de aula nos seus contextos de ensino. Isto envolve identificar e categorizar os problemas de linguagem de um aluno numa das suas aulas de estágio durante uma série de aulas e desenvolvimento de estratégias para superar de um desses problemas. Os estudantes fazem também um teste escrito relacionado com o conteúdo do programa do curso. O meio de instrução e avaliação dos procedimentos do curso é em Inglês.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho de campo 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito: 40%
Trabalho de campo: 40%
Apresentação/micro-teaching: 20%

A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).

Provas e trabalhos especiais


Trabalho de campo na escola do estagio.

Trabalho de estágio/projeto

Náo aplicavel.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme os critérios oficias da FLUP.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

Estudantes trabalhador deve ficar em contato com o professor e seus colegas, de modo a manter-se atualizado com o progresso e as datas para a avaliação etc.
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