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Desigualdades Sociais e Ação Politica

Código: DSOC011     Sigla: DSAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DSOC 13 DSOC - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


- Analisar a intensidade, escala e complexidade do fenómeno das desigualdades sociais contemporâneas.




- Analisar o desenvolvimento dos diferentes modelos de Estado-Providência nos seus contextos políticos, sociais e económicos.




- Refletir sobre o modelo de Estado-Providência português e sobre as condições contemporâneas de desenho de política social.




- Discutir os processos contemporâneos no domínio da política social no contexto de problemáticas específicas.


Resultados de aprendizagem e competências


- Domínio aprofundado das principais problemáticas analíticas que caracterizam o estudo sociológico das desigualdades e da política sociais.




- Desenvolvimento de capacidades de operacionalização teórica de um projeto de investigação num domínio específico de análise das desigualdades ou das políticas sociais.


Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. Desigualdades e políticas sociais: um programa de pesquisa.




2. Sobre a estruturação do Estado-Providência e a implementação de Políticas Sociais.




3. Estado-Providência e política social nacional: das particularidades à sua europeização/globalização.




4. Temas contemporâneos no domínio da política social.


Bibliografia Obrigatória

Almeida João Ferreira de 1941-; Desigualdades e perspetivas dos cidadãos. ISBN: 978-989-8536-19-8
Pierre Bourdieu; Razões práticas. ISBN: 972-8027-55-9
Pierre Bourdieu; Sobre o estado. ISBN: 978-972-44-1769-1
Carmo, Renato et al.; Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa. , Mundos Sociais, 2018
Dubois, Vincent; The Bureaucrat and the Poor: encounters in French welfare offices. , Ashgate, 2010
Esping-Andersen Gosta; The^three worlds of welfare capitalism. ISBN: 978-0-7456-0796-2
Fernandes António Teixeira 1939-; Monotonia democrática e diluição das regulações sociais. ISBN: 978-972-36-0830-4
Laurens, Sylvain; Les Courtiers du capitalism: milieux d’affaires et bureaucrates à Bruxelles, Agone, 2015
Medvetz, Thomas; Think Tanks in America, The University of Chicago Press, 2012
Mozzicafreddo Juan; Estado-providência e cidadania em Portugal. ISBN: 972-8027-56-7
Pertieau Pierre; The^welfare state in the European Union. ISBN: 978-0-19-926102-4
Pereirinha, José António; A Construção do Estado-Providência em Portugal: evolução da despesa social de 1935 a 2003., Gabinete de História Económica e Social, 2009
Thomas Piketty; Capital e ideologia. ISBN: 9789896446154
Pinto José Madureira 340; Desigualdades, desregulação e riscos nas sociedades contemporâneas. ISBN: 978-972-36-0965-3
Goran Therborn; The^killing fields of inequality. ISBN: 978-0-7456-6259-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilização de métodos expositivos articulados com o recurso a métodos interrogativos, demonstrativos e ativos. São fornecidos materiais de apoio aos temas, quer textos de preparação das discussão em sala de aula, quer textos de apoio complementar às matérias lecionadas.
Aulas expositivas sobre os diferentes pontos do programa, com privilégio para a exposição de conteúdos teóricos. A intervenção expositiva por parte dos docentes é intercalada quer com práticas interrogativas, que apelam à participação dos alunos, quer com metodologias demonstrativas, privilegiando a exemplificação com casos da sociedade portuguesa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 45,00
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Relatório individual temático com classificação igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório  individual temático (100% da classificação final)

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação ocorre através da apresentação de um novo relatório individual temático. Será considerada, para efeitos de cálculo da classificação final, a classificação obtida no novo relatório apresentado.

O recurso ocorre através da apresentação de um relatório individual temático. Será considerada para efeitos de classificação final, a classificação obtida neste relatório.
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