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Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica II

Código: SOCI014     Sigla: MTIS2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SOCI 55 SOCI - Plano de Estudos 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Isabel Correia Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Maria Isabel Correia Dias 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Isabel Correia Dias 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Aprendizagem e aprofundamento de técnicas de investigação numa ótica de construção/produção de conhecimento sociológico.

- Desenvolvimento de competências técnicas para conceção e aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista.

- Familiarização com os principíos estruturantes de um grupo focal e de um painel Delphi.

- Desenvolvimento de competências fundamentais para realização de análise de conteúdo estruturada.

- Promoção de uma atitude crítica e reflexiva na aplicação das técnicas de recolha e análise de dados propostas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Reconhecimento das principais questões teóricas e metodológicas da investigação através do inquérito por questionário e entrevistas.

- Desenvolvimento de competências para mobilização das técnicas propostas.

- Reforço de competências de pesquisa, seleção e análise de informação, de trabalho autónomo e em equipa.

- Reforço de competências de comunicação oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A investigação sociológica por questionário

1.1. Terminologia, precisão e fiabilidade - discussão sobre metodologias estandardizadas e técnicas com elas relacionadas


1.2. Os processos de produção de respostas: compreensão, ativação de memória, juízos e estimação, mapeamento e reporte.


1.3. Os diferentes tipos de questões


1.4. Medição de atitudes e escalas


1.5. Teste de um questionário e procedimentos éticos


1.6. Modos de administração de um questionário e formatação

2. A investigação sociológica por entrevista


2.1. A pesquisa por entrevista: questões teóricas, metodológicas e práticas


2.2. O desenvolvimento de guiões de entrevista: o grau de estruturação da entrevista


2.3. Recrutamento, questões éticas e circunstâncias desafiantes


2.4. Condução de entrevistas e competências técnicas do entrevistador

3. Técnicas de recolha de dados para coletivos: considerações gerais


3.1. Princípios gerais do grupo focal


3.2. Princípios gerais do painel Delphi

4.Análise de Conteúdo: procedimentos e campos de aplicação


4.1. Níveis e unidades de análise


4.2. Desenvolvimento de categorias


4.3. Codificação de conteúdos e matriz de classificação


4.4. Oportunidades e limitações da análise de conteúdo

5. Reflexões finais sobre as técnicas de recolha de dados no âmbito da investigação sociológica

Bibliografia Obrigatória

Bardin Laurence; Análise de conteúdo
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito. ISBN: 972-774-120-7
Hill Manuela Magalhães; Investigação por questionário. ISBN: 978-972-618-273-3
Moreira João Manuel; Questionários. ISBN: 978-972-40-2142-3
Steinar Kvale; Interviews. ISBN: 0-8039-5820-X

Bibliografia Complementar

Don A Dillman; Mail and telephone surveys. ISBN: 0-471-21555-4
Giuseppe Iarossi; O^poder da concepção em inquéritos por questionário. ISBN: 978-972-31-1373-0
Jean-Louis Génard; Éthique de la recherche en sociologie. ISBN: 9782807327429
Jerry Rubin; Handbook of usability testing. ISBN: 978-0-470-18548-3
Jean-Claude Kaufmann; L.entretien compréhensif. ISBN: 2-200-34619-0
Stanley Presser; Methods for testing and evaluating survey questionnaires. ISBN: 0-471-45841-4
William Foddy; Constructing questions for interviews and questionnaires. ISBN: 0-521-46733-0
Foddy William; Como perguntar. ISBN: 972-8027-54-0

Observações Bibliográficas

Ao longo do semestre a docente disponibilizará bibliografia adicional, sob a forma de artigos e relatórios de investigação que apoiarão o trabalho desenvolvido em aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular organiza-se em torno de aulas de carácter mais expositivo, onde são transmitidos conhecimentos teóricos e técnicos e resolvidos exercícios de natureza essencialmente técnica e, complementar das primeiras, em torno de trabalhos práticos, e mesmo experimentais em alguns momentos, em sessões que envolvem ativamente os estudantes na aplicação e treino de competências. As sessões de orientação tutorial serão utilizadas, preferencialmente, para acompanhamento dos trabalhos práticos e para concretização de exercícios estruturados em torno da aplicação das técnicas estudadas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 53,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


Todas as componentes de avaliação são de realização obrigatória. 


Em conformidade com o Artigo 9.º das Normas de Avaliação Aplicáveis aos Cursos de Primeiro Ciclo da FLUP, e com exceção dos casos previstos pela lei, a avaliação em MTIS II pressupõe o cumprimento da assiduidade. Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.


O regime de avaliação da presente unidade curricular é constituído pelas seguintes componentes de avaliação:


Exame Final: consiste numa prova escrita individual sobre os conteúdos teóricos do programa da unidade curricular; não contempla parte prática.


Relatório de Investigação: neste relatório os estudantes aplicam obrigatoriamente as duas técnicas principais estudadas na unidade curricular (Inquérito por Questionário e Entrevista).




Avaliação em época de Recurso


Dada a especificidade do relatório de investigação, esta componente não é passível de realização em época de recurso para efeitos de aprovação à unidade curricular. Neste sentido,  a avaliação em época de recurso fica circunscrita ao exame final. Ou seja, só os estudantes que não tenham obtido aprovação à componente exame na época normal se podem apresentar a exame na época de recurso e desde que tenham completado o relatório de investigação.

A unidade curricular  possui um Dossier detalhado sobre o "Funcionamento da unidade curricular e Normas de avaliação”, que se encontra disponível na plaraforma Moodle.


Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:


- Exame final - 50%


- Relatório de investigação - 50%


Considera-se aprovado na unidade curricular o estudante que obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores, tendo presente que em nenhuma das componentes individuais a classificação pode ser inferior a 8 valores.


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado nas Normas de Avaliação de conhecimentos da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final na componente exame. Dada a especificidade das atividades do trabalho de investigação não é possível fazer melhoria de nota ao mesmo. A melhoria de classificação a essa componente deve ser feita por inscrição no ano letivo seguinte para o efeito.

Observações

Contacto da docente: Gabinete 251, Torre B.
Email: mdias@letras.up.pt
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