Código: | SOCI014 | Sigla: | MTIS2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SOCI | 55 | SOCI - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Isabel Correia Dias | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
Maria Isabel Correia Dias | 2,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Maria Isabel Correia Dias | 0,50 |
- Aprendizagem e aprofundamento de técnicas de investigação numa ótica de construção/produção de conhecimento sociológico.
- Desenvolvimento de competências técnicas para conceção e aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista.
- Familiarização com os principíos estruturantes de um grupo focal e de um painel Delphi.
- Desenvolvimento de competências fundamentais para realização de análise de conteúdo estruturada.
- Promoção de uma atitude crítica e reflexiva na aplicação das técnicas de recolha e análise de dados propostas.
- Reconhecimento das principais questões teóricas e metodológicas da investigação através do inquérito por questionário e entrevistas.
- Desenvolvimento de competências para mobilização das técnicas propostas.
- Reforço de competências de pesquisa, seleção e análise de informação, de trabalho autónomo e em equipa.
- Reforço de competências de comunicação oral e escrita.
1.1. Terminologia, precisão e fiabilidade - discussão sobre metodologias estandardizadas e técnicas com elas relacionadas
1.2. Os processos de produção de respostas: compreensão, ativação de memória, juízos e estimação, mapeamento e reporte.
1.3. Os diferentes tipos de questões
1.4. Medição de atitudes e escalas
1.5. Teste de um questionário e procedimentos éticos
1.6. Modos de administração de um questionário e formatação
2. A investigação sociológica por entrevista
2.1. A pesquisa por entrevista: questões teóricas, metodológicas e práticas
2.2. O desenvolvimento de guiões de entrevista: o grau de estruturação da entrevista
2.3. Recrutamento, questões éticas e circunstâncias desafiantes
2.4. Condução de entrevistas e competências técnicas do entrevistador
3. Técnicas de recolha de dados para coletivos: considerações gerais
3.1. Princípios gerais do grupo focal
3.2. Princípios gerais do painel Delphi
4.Análise de Conteúdo: procedimentos e campos de aplicação
4.1. Níveis e unidades de análise
4.2. Desenvolvimento de categorias
4.3. Codificação de conteúdos e matriz de classificação
4.4. Oportunidades e limitações da análise de conteúdo
5. Reflexões finais sobre as técnicas de recolha de dados no âmbito da investigação sociológica
A unidade curricular organiza-se em torno de aulas de carácter mais expositivo, onde são transmitidos conhecimentos teóricos e técnicos e resolvidos exercícios de natureza essencialmente técnica e, complementar das primeiras, em torno de trabalhos práticos, e mesmo experimentais em alguns momentos, em sessões que envolvem ativamente os estudantes na aplicação e treino de competências. As sessões de orientação tutorial serão utilizadas, preferencialmente, para acompanhamento dos trabalhos práticos e para concretização de exercícios estruturados em torno da aplicação das técnicas estudadas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 53,00 |
Total: | 162,00 |
Todas as componentes de avaliação são de realização obrigatória.
Em conformidade com o Artigo 9.º das Normas de Avaliação Aplicáveis aos Cursos de Primeiro Ciclo da FLUP, e com exceção dos casos previstos pela lei, a avaliação em MTIS II pressupõe o cumprimento da assiduidade. Considera-se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
O regime de avaliação da presente unidade curricular é constituído pelas seguintes componentes de avaliação:
- Exame Final: consiste numa prova escrita individual sobre os conteúdos teóricos do programa da unidade curricular; não contempla parte prática.
- Relatório de Investigação: neste relatório os estudantes aplicam obrigatoriamente as duas técnicas principais estudadas na unidade curricular (Inquérito por Questionário e Entrevista).
Avaliação em época de Recurso
Dada a especificidade do relatório de investigação, esta componente não é passível de realização em época de recurso para efeitos de aprovação à unidade curricular. Neste sentido, a avaliação em época de recurso fica circunscrita ao exame final. Ou seja, só os estudantes que não tenham obtido aprovação à componente exame na época normal se podem apresentar a exame na época de recurso e desde que tenham completado o relatório de investigação.
A unidade curricular possui um Dossier detalhado sobre o "Funcionamento da unidade curricular e Normas de avaliação”, que se encontra disponível na plaraforma Moodle.
A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- Exame final - 50%
- Relatório de investigação - 50%
Considera-se aprovado na unidade curricular o estudante que obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores, tendo presente que em nenhuma das componentes individuais a classificação pode ser inferior a 8 valores.
A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado nas Normas de Avaliação de conhecimentos da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final na componente exame. Dada a especificidade das atividades do trabalho de investigação não é possível fazer melhoria de nota ao mesmo. A melhoria de classificação a essa componente deve ser feita por inscrição no ano letivo seguinte para o efeito.