Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > HLELI01

História, Leitura e Escrita de Livros Infantis

Código: HLELI01     Sigla: HLELI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades

Ocorrência: 2021/2022 - SP (de 07-10-2021 a 18-11-2021)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: História da Leitura e da Escrita de Livros Infantis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
UF_HLELI 0 Plano Oficial em vigor 1 - 4 27 27

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Traçar uma panorâmica abrangente sobre a história da criação literária para a infância e o seu enquadramento cultural, social e político.
Contagiar e criar a capacidade de contágio do maravilhamento possível através dos livros infantis, e dar a compreender como podem ser mapas que conferem entendimento do mundo e dele nos revelam os múltiplos sentidos.
Fornecer as ferramentas e o conhecimento necessário à boa utilização do livro e da literatura como instrumentos de ensino, aprendizagem e mudança.
Dotar os formandos, eles próprios docentes em áreas diversas, da capacidade de serem agentes ativos de fomento de hábitos de leitura, bem como da melhoria das competências e dos níveis de literacia dos seus alunos, promovendo o prazer e o gosto pela leitura.
Permitir a eficaz aplicação, no ambiente escolar, das diretrizes do Quadro Estratégico do Plano Nacional de Leitura 2027, e o melhor cumprimento dos objetivos definidos nas áreas da literatura e da literacia no referencial de 2017 sobre o Perfil dos Alunos Escolaridade Obrigatória.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da formação, o formando estará apto a:
Reconhecer o enquadramento histórico e cultural da origem e do desenvolvimento da literatura infantil.
Conhecer as mais significativas referências literárias desta área, em língua portuguesa e estrangeiras.
Atingir o grau de leitura crítica e saber selecionar um acervo abrangente e pertinente.
Conceber e realizar diversos tipos de atividades no âmbito da promoção do livro infantil, nas duas vertentes trabalhadas: a da leitura (simples, partilhada ou animada, de mediação leitora, coordenação de grupos e estímulo do hábito e gosto pela leitura), e a da escrita (criativa e expressiva, com destaque para a literatura infantil).
Conhecer a bibliografia de referência sobre o tema.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ser detentor de licenciatura ou estudante universitário.

Programa

CAPÍTULO 1
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO, SOCIAL E CULTURAL DA LITERATURA INFANTIL
- O conceito de infância e a criação literária para um público novo
- A relação entre as escolas e as bibliotecas; a educação e a leitura
- Os livros não são isentos: a presença de ideologia nos livros infantojuvenis
- Modos, géneros e subgéneros literários, géneros e subgéneros da literatura infantojuvenil
- Autores Portugueses – de Henrique O’Neill a Sophia de Mello Breyner, de Manuel António Pina a Afonso Cruz


CAPÍTULO 2

ANTES DE CORRER, ANDAR. ANTES DE ESCREVER, SOLETRAR
- Aprender a ler: níveis de leitura e interpretação, como ver atrás da cortina
- Ler, promover, animar e mediar são verbos diferentes
- A trilogia: público – livro – mediador
- Domesticar o acervo, essa criatura viva e imprevisível


CAPÍTULO 3
ESCREVER PARA CRIANÇAS É COMO ESCREVER PARA ADULTOS, MAS MELHOR
- Como estruturar uma história, desestruturar também é bom
- A importância de escolher as palavras
- Os sins e os nãos dos livros para crianças
- Falar das coisas a fazer de conta que não se fala das coisas

Bibliografia Obrigatória

Bettelheim, Bruno; Psicanálise dos contos de fadas., Lisboa: Bertrand, 1998
Lisboa: Bertrand; Bibliotecas: acesso, sempre, Lisboa: Edições Colibri, 1996
Calixto, José António; Para além da branca de neve: bibliotecas, educação e literacia da informação, Lisboa: Colibri, 2010
Cortez, Maria Teresa; Os contos de Grimm em Portugal: a recepção dos Kinder-und Haus-Märchen entre 1937 e 1910, Coimbra: Minerva, 2001
Direcção-Geral Do Livro e das Bibliotecas; Carteira de Acções de Promoção da Leitura, Itinerâncias 2008, 2009
Gomes, José António; “Leitura, literatura para a infância e bibliotecas escolares”. In: Vértice, II Série, Nº 120, Lisboa: Caminho Divulgação, 2004
Gomes, José António; Para uma história da literatura portuguesa para a infância e a juventude, Lisboa: Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, 1997
Hart, Tobin; The Secret Spiritual World of Children, Novato, California: New World Library, 2003
IFLA/UNESCO; Directrizes IFLA Biblioteca Públicas. 2ª ed, 2013
IFLA/UNESCO; Directrizes IFLA-Unesco para as Bibliotecas Escolares, 2002
IFLA/UNESCO; Manifesto da IFLA / UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, 1994
Lemos, Ester de; A literatura infantil em Portugal, Lisboa: MEN-DGEP, 1972
Lerer, Seth; Children's Literature: A Reader's History from Aesop to Harry Potter, Chicago: University Chicago Press, 2008
Manguel, Alberto; Monstros fabulosos: Drácula, Alice, Super-Homem e outros amigos literários, Lisboa: Tinta da China, 2019
Ministério da Educação; Direcção Geral da Educação; Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017
Patriarca, Raquel; O livro infanto-juvenil em Portugal entre 1870 e 1940: uma perspectiva histórica, Porto: FLUP, 2012
Pires, Maria Laura Bettencourt; História da literatura infantil portuguesa, Lisboa: Vega, 1983
PNL; Quadro Estratégico PNL 2027, 2017
PNL; Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE); Promoção Leitora nos países da OCDE., 2007
Ramos, Ana Margarida; Livros de palmo e meio: reflexões sobre a literatura para a infância, Lisboa: Caminho, 2007
Rocha, Natércia; Breve história da literatura para crianças em Portugal, Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa. (Biblioteca Breve), 1984
Rodari, Gianni; Gramática da fantasia: introdução à arte de contar histórias, Matosinhos: Faktoria K dos Livros, 2017
Roig Rechou, Blanca-Ana; literatura infantil e xuvenil galega: seis chaves para entenderla mellor, Madrid: Asociación Española de Amigos do Libro Infantil e Xuvenil e Xunta de Galícia, 2008
Roig Rechou, Blanca-Ana; “Literatura infantil y juvenil y canonización”. In: Literatura infantil y educación literaria, 2005
Silva, Sara Reis da; De capuz, chapelinho ou gorro: recriações de O Capuchinho Vermelho na Literatura Portuguesa para a infância, Porto: Tropelias e Companhia, 2011
Vaquinhas, Irene; “Dos discursos sobre a família à realidade dos factos”. In: História da vida privada em Portugal: a época contemporânea., Lisboa: Temas e Debates, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A dinâmica das aulas será em alternância. A apresentação teórica dos conteúdos, o convite à reflexão e debate, à pesquisa e ao trabalho teórico-prático, individual ou em grupo, oficinas de leitura e de escrita. Haverá, ainda, lugar a aulas encenadas, pondo em prática, para e em grupo, o resultado dos trabalhos propostos e das aprendizagens feitas.
Esta unidade de formação contínua é passível de funcionar em regime de ensino à distância, através de plataformas digitais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 19,00
Elaboração de projeto 8,00
Total: 27,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

domínio dos assuntos – 25%
generalização e aplicação dos saberes – 25%
participação – 20%
comportamento relacional – 20%
assiduidade e pontualidade – 10%
Recomendar Página Voltar ao Topo