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Cartografia e Topografia para a Arqueologia

Código: ARQU027     Sigla: CTARQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 12 ARQU - Plano de Estudos 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: (com possibilidade de leccionação em Inglês)

Objetivos

Transmitir noções sobre os princípios da cartografia e das projecções cartográficas, bem assim como dos sistemas de referenciação geográfica. Dotar o estudante de desenvoltura na leitura, no manuseamento e na utilização prática de cartografia nas várias tarefas da Arqueologia. Abordar os instrumentos digitais de manipulação cartográfica e sua aplicação na investigação arqueológica.

Conhecer os procedimentos básicos do domínio da Topografia, fundamentais à prática da Arqueologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender os processos de leitura e de tratamento cartográficos e topográficos por forma a gerir a produção e aplicação de trabalho especializado nestas matérias. Desenvoltura na utilização dos elementos de análise, de registo e de representação cartográfica nas suas diversas formas, e sua aplicação nas tarefas impostas pelo exercício da Arqueologia.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa


  1. Introdução: Breve história da Cartografia.

  2. Noções elementares de Cartografia. Tipologia de mapas e cartas.

  3. Sistemas de projecção cartográfica, o datum, as coordenadas e a geo-referenciação.

  4. Cartografia aplicada à Arqueologia. A cartografia militar e geológica: leitura do território.

  5. Princípios elementares da topografia e instrumentos de medição.

  6. Topografia aplicada à Arqueologia: a topografia e a escavação arqueológica.

  7. Representação topográfica de sítios arqueológicos.

  8. Cartografia e sistemas de informação geográfica

  9. Análise de foto-representações cartográficas

  10. Modelação digital de terreno

Bibliografia Obrigatória

Casaca, João; Matos, João; Baio, Miguel; Topografia Geral, Lidel, 2000
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas, Lidel, 2005
Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas, Instituto Geográfico do Exército, 2004
Renfrew, C.; Bahn, P.; Archaeology. Theories, Methods and Pratice., Thames and Hudson, 1991
Santamaría Peña, Jacinto; Sanz Méndez, Teófilo; Manual de prácticas de topografía y cartografía., Universidad de La Rioja., 2005

Bibliografia Complementar

Barata, Santos; Lições de Topografia., Lidel, 1987
Chevallier, Raymond; Lecture du temps dans l’espace. Topographie archéologique et historique., Picard, 2000
Loch, C.; A Interpretação de Imagens Aéreas: noções básicas e algumas aplicações nos campos profissionais., Editora da UFSC, 2008
Parcak, Sarah H.; Satellite Remote Sensing for Archaeology., Routledge, 2009
Peckham, Robert J.; Jordan, Gyozo (edits.); Digital Terrain Modelling., Springer-Verlag, 2007

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia e documentos de apoio serão colocados à disposição dos alunos ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com utilização de recursos audiovisuais, baseadas na exposição dos conteúdos programáticos e na realização de exercícios práticos, ilustrando casos frequentes na prática da Arqueologia.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia
Humanidades
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 35,00
Trabalho prático ou de projeto 65,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 58,00
Trabalho escrito 64,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da participação nas aulas (35%) com trabalho individual, ou de grupo (65%), consoante venha a ser definido pelo docente.

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e a realização de um teste, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

O trabalho de avaliação apresentado pelo aluno pode ser reformulado, de acordo com as normas do Regulamento de Avaliação da FLUP.

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