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Cultura Norte-Americana

Código: MEAAM004     Sigla: CNA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Norte - Americanos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 10 MEAA - Plano de Estudos 1 - 6 55 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Lobo Castilho Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Teresa Lobo Castilho 2,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Este programa tem como objetivo refletir sobre mitos, temas, ocorrências e momentos representativos da cultura e da história dos Estados Unidos da América. Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes a um nível de estudos mais elevado, e que, por seu turno, os oriente na problematização de mitos identitários, de tradições e do(s) poder(es) no contexto da compreensão do quotidiano cultural e do pensamento americano. Deverão igualmente adquirir competências que os conduza a uma problematização em volta de temas da cultura americana e ao entendimento de visões mais regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão adquirir um conjunto de saberes determinantes que lhes permita alargar e aprofundar horizontes de compreensão da cultura e do pensamento americano, bem como deverão adquirir competências que os conduza a um entendimento não só do quotidiano mas também de visões regionalistas e/ou minoritárias no contexto dos Estados Unidos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Para conduzir os alunos a uma reflexão e a uma questionação sobre aspetos centrais e inerentes à pluralidade cultural e histórica americana serão feitas referências a ocorrências, a textos e a momentos concretos do passado e do presente dos Estados Unidos. Será também objeto de tratamento os romances ADVENTURES OF HUCKLEBERRY FINN de Mark Twain e REVOLUTIONARY ROAD de Richard Yates com o objetivo de problematizar mitos, comportamentos e temas dominantes no contexto da cultura americana.
Assim, acentuar-se-á os seguintes aspectos: A invenção da "América" e a "religião civil na América"; a viagem; a visão utópica; a visão pastoril; mitos que se projectáram e projetam na história e nas manifestações da vida quotidiana e cultural dos Estados Unidos;o regionalismo americano; o Sul como "Outra Terra", a Guerra Civil e a nação; etapas e vivências do novo estado-nação moderno e industrial, rumo ao "Século e à Pax Americana"; o "Civil Rights Movement" e as minorias no contexto dos Estados Unidos 

Bibliografia Obrigatória

Mark Twain; Adventures of Huckleberry Finn
Richard Yates; Revolutionary Road

Observações Bibliográficas

Pela natureza do estudo que o próprio mestrado coloca não se apensa aqui uma bibliografia. Ao longo do seminário. A regente do seminário apresentará e aconselhará bibliografia geral e particular, tendo em vista os diversos aspectos a considerar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso funciona em regime de seminário, organizado em quinze sessões. As cerca das cinco primeiras sessões ficam totalmente a cargo da docente que apresentará enquadramentos teóricos e históricos que permitam aos estudantes melhor compreender algumas vivências e ocorrências do passado e do presente no quotidiano dos Estados Unidos. O curso procura igualmente que os estudantes tomem contacto com teses e leituras canónicas acerca das fundações identitárias da nação e sua presença em diversa manifestações no presente da nação. As restantes sessões desenvolvem-se em torno não só da intervenção da docente mas também em volta de apresentações feitas pelos estudantes sobre temas propostos e orientados, que serão discutidos por todos debaixo da supervisão da responsável pelo seminário. A avaliação surge no âmbito da intervenção contínua dos estudantes e de uma apresentação oral individual.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessões do seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados em componentes de avaliação: a) Participação activa nas sessões do seminário 50% b) Apresentação de um trabalho oral 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Não aplicável.

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