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História da Cultura na Época Contemporânea

Código: HISTO083     Sigla: HCEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 78 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 41 162
LLC 14 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Sensibilizar os discentes para os movimentos culturais mais relevantes da contemporaneidade ocidental. Compreender e interpretar as principais manifestações culturais e vectores mentais da época contemporânea. Identificar os principais movimentos ideológicos e culturais da sociedade portuguesa desde o advento do Liberalismo ao fim do "Estado Novo".

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de conceitos relativos à História da Cultura na Época Contemporânea e estabelecimento de nexos entre eles. Orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Apresentação da unidade curricular: metodologias de ensino, modalidades e critérios de avaliação, fontes e bibliografia.
2. O pensamento crítico das Luzes e seu legado à contemporaneidade.
3. O Romantismo como revolução cultural – mudança do paradigma cultural (Europa e Portugal).
4. Movimentos culturais da 2ª metade de Oitocentos e a relação filosofia/arte/ciência.
5. Das vanguardas do início do século XX ao período de entre guerras – transformações culturais, ideológicas e comportamentais na sociedade ocidental.
6. Positivismo e Republicanismo em Portugal. A Cultura em Portugal no período da 1.ª República – mudança e diversidade.
7. A Cultura em Portugal no Estado Novo – da Política Cultural à resistência cultural.

Bibliografia Obrigatória

BAUMER, Franklin L. ; O Pensamento Europeu Moderno, vol. 2 , Edições 70, 1990
CALAFATE, Pedro (org.) ; Portugal como Problema, vols. III e IV, Público/Fundação Luso-Americana, 2006
FRANÇA, José-Augusto; O Romantismo em Portugal, Livros Horizonte, 1993
MELO, Daniel ; Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958), ICS da UL, 2001
Ó, Jorge Ramos do ; Os Anos de Ferro: o dispositivo cultural durante a "Política do Espírito" 1933-1949, Estampa, 1999
REIS, António (dir.) ; Portugal Contemporâneo, 6 vols., Alfa, 1990-1992
RIOUX, Jean-Pierre ; Le temps des masses: le vingtième siècle, Seuil, 1998
WATSON, Peter ; Historia Intelectual del siglo XX, Editorial Crítica, 2002. ISBN: 84-8432-310-2
MATTOSO, José (dir.); História de Portugal, vols. 5 a 8, Círculo de Leitores, 1993-1994

Observações Bibliográficas

Additional literature will be provided throughout the semester.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas T-P: Ensino teórico-prático, com vertente maioritariamente expositiva. Aulas O-T: Abordagem problematizante dos conteúdos da disciplina a partir da promoção de debates participados pelos alunos, com base em suportes documentais; discussão de bibliografia, promoção do estudo autónomo do discente.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Apenas por exame final. Mesmo não havendo presença obrigatória, considera-se fundamental a participação regular nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

EF - Exame Final (100%)

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.

Observações

 

 

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