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História Económica e Social na Época Contemporânea

Código: HISTO041     Sigla: HESEC1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 1 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 41 162
HISTO 80 HISTO - Plano de Estudos 3 - 6 41 162
LA 5 LA - Plano de Estudos 3 - 6 41 162
LLC 0 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.

Resultados de aprendizagem e competências

i) Capacidade de análise crítica dos principais acontecimentos e processos económicos e sociais que marcaram a Época Contemporânea; ii) Capacidade de aplicação dos conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Capacidade de problematização dos processos de modernização, inovação e ruptura e das tradições e constantes estruturais que marcaram a Época Contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao estudo da História Económica e Social Contemporânea. Novos problemas e novas dinâmicas sociais. O ritmo e a escala da mudança. Transformações e tradição.

2. A «era das Revoluções»:

2.1. A Revolução Industrial.


2.2. As revoluções liberais e as transformações sócio-jurídicas e políticas no mundo ocidental, entre finais do século XVIII e meados do século XIX.


2.3. O confronto entre o liberalismo e a democracia. Nacionalismos e internacionalismos.


3. A «era do Império»: a dominação europeia do mundo.

4. A transformação da sociedade no século XIX:

4.1. A explosão populacional e a «transição demográfica». O «êxodo rural» e a emigração europeia.


4.2. A urbanização no período da industrialização: expansão e transformações urbanas; cidade e subúrbios; os progressos do urbanismo.


4.3. As dinâmicas sociais: a ascensão das burguesias e o crescimento do operariado. A «questão social» e o movimento operário.


5. As «guerras totais», a crise do liberalismo e o confronto ideológico na 1ª metade do século XX:

5.1. A Primeira Guerra Mundial.


5.2. A revolução soviética; do sovietismo ao estalinismo.


5.3. A Grande Depressão: causas e caracterização geral da crise económica de 1929; as soluções de combate à crise e a «economia dirigida»; as implicações sociais e políticas.


5.4. Ascensão dos fascismos, polarização política e totalitarismos.


5.5. A Segunda Guerra Mundial. As transformações territoriais. Vitória e renovação das democracias. Uma nova ordem internacional.


6. O mundo bipolar, a «guerra fria» e a emergência de outros «mundos»:

6.1. As «superpotências», a Europa e o «Terceiro Mundo».


6.2. Descolonização, revoluções sociais e conflitos regionais.


6.3. A transformação do capitalismo, o Welfare State e consumo de massas.


6.4. As revoluções culturais.

7. A sociedade pós-industrial, a globalização e a crise do Estado social e da economia de mercado livre.

Bibliografia Obrigatória

Eric Hobsbawm; A^era das revoluções. ISBN: 972-23-1559-5
Eric Hobsbawm; A^era dos extremos. ISBN: 972-23-2020-3
David S. Landes; A^riqueza e a pobreza das nações. ISBN: 972-662-804-0
Gregory Clark; Um^adeus às esmolas. ISBN: 978-972-53-0400-6
Pierre Leon; História económica e social do mundo
René Rémond; Introdução à história do nosso tempo. ISBN: 978-972-662-375-5
J. M Roberts; História do século XX

Observações Bibliográficas

Consulte lista completa da Biliografia nos DOCUMENTOS anexos a esta Ficha de Unidade Curricular!

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas Teórico-Práticas combinarão a exposição/exploração/ debate dos conteúdos programáticos, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. As sessões de Orientação Tutorial incidirão, fundamentalmente, na orientação do trabalho individual dos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História social

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 96,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida reunindo-se:

(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;

(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = somatório da classificação obtida nas respostas a duas das três questões propostas, com valoração máxima de 10 valores em cada questão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

Nos termos das Normas de Avaliação da FLUP.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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