Código: | HISTO041 | Sigla: | HESEC1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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GEOGR | 1 | GEOGR - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
HISTO | 80 | HISTO - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
LA | 5 | LA - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
LLC | 0 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
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i) Caracterizar, criticamente, as dinâmicas económicas e sociais da Época Contemporânea (entre finais do século XVIII e finais do século XX); ii) Aplicar os conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Problematizar as grandes linhas de permanência e de ruptura nas sociedades contemporâneas.
i) Capacidade de análise crítica dos principais acontecimentos e processos económicos e sociais que marcaram a Época Contemporânea; ii) Capacidade de aplicação dos conceitos específicos da análise histórica ao estudo da Época Contemporânea; iii) Capacidade de problematização dos processos de modernização, inovação e ruptura e das tradições e constantes estruturais que marcaram a Época Contemporânea.
2.1. A Revolução Industrial.
2.2. As revoluções liberais e as transformações sócio-jurídicas e políticas no mundo ocidental, entre finais do século XVIII e meados do século XIX.
2.3. O confronto entre o liberalismo e a democracia. Nacionalismos e internacionalismos.
4.1. A explosão populacional e a «transição demográfica». O «êxodo rural» e a emigração europeia.
4.2. A urbanização no período da industrialização: expansão e transformações urbanas; cidade e subúrbios; os progressos do urbanismo.
4.3. As dinâmicas sociais: a ascensão das burguesias e o crescimento do operariado. A «questão social» e o movimento operário.
5.1. A Primeira Guerra Mundial.
5.2. A revolução soviética; do sovietismo ao estalinismo.
5.3. A Grande Depressão: causas e caracterização geral da crise económica de 1929; as soluções de combate à crise e a «economia dirigida»; as implicações sociais e políticas.
5.4. Ascensão dos fascismos, polarização política e totalitarismos.
5.5. A Segunda Guerra Mundial. As transformações territoriais. Vitória e renovação das democracias. Uma nova ordem internacional.
6.1. As «superpotências», a Europa e o «Terceiro Mundo».
6.2. Descolonização, revoluções sociais e conflitos regionais.
6.3. A transformação do capitalismo, o Welfare State e consumo de massas.
6.4. As revoluções culturais.
7. A sociedade pós-industrial, a globalização e a crise do Estado social e da economia de mercado livre.
As aulas Teórico-Práticas combinarão a exposição/exploração/ debate dos conteúdos programáticos, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. As sessões de Orientação Tutorial incidirão, fundamentalmente, na orientação do trabalho individual dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 96,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 162,00 |
A frequência é obtida reunindo-se:
(i) a presença em 75% das aulas TP e em 75% das sessões de OT;
(ii) uma nota mínima de 10 (dez) valores no Exame Final.
Classificação Final = somatório da classificação obtida nas respostas a duas das três questões propostas, com valoração máxima de 10 valores em cada questão.
No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.