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História Moderna de Portugal II

Código: HISTO075     Sigla: HMODP2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 113 HISTO - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
LLC 1 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A abordagem de diferentes aspectos do programa pretende a)suscitar uma análise crítica das problemáticas históricas de Portugal no período moderno, nas vertentes social, económica e cultural; b)fornecer aos alunos informação actualizada e discutir com eles pressupostos teóricos e fontes utilizadas pelos autores; c) analisar conceitos e instrumentos operatórios próprios à história económica e social do período moderno. As OT servirão especialmente para a) desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos; b) desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de dominar alguns conceitos próprios aos aspectos tratados nesta unidade curricular. Deverão ter contactado com as fontes predominantemente usadas nos estudos e ser capazes de avaliar criticamente a bibliografia. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O mundo rural 1.1 Propriedade e estrutura fundiária 1.2 Produção e rendas; geografia das produções 1.3 A organização paroquial e as estruturas materiais 1.4. Cultura material e população 2. O mundo urbano 2.1 O ambiente das trocas 2.2 Bens e consumos 2.3 O ambiente das indústrias: regras de produção e categorias profissionais 2.4 Cultura urbana, funções e privilégios.

Bibliografia Obrigatória

Lains, P., Silva, A. Ferreira, (org.),; História Económica de Portugal 1700-2000, ICS, 2005. ISBN: (vol.1) 972-671-138-X
MADUREIRA, Nuno, dir; História do Trabalho e das Ocupações,vol.1- O têxtil , vol. II: As pescas, vol: III: A Agricultura,, CELTA, 2001-02. ISBN: 972-774-126-6
Godinho, Vitorino Magalhães,; Os descobrimentos e a economia mundial, Ed. Presença, 1981-83
Marques, A.H. Oliveira e Serrão, Joel (dir); Nova História de Portugal, (vol. V direcção de João Alves Dias 972-23-2295-8; vol. VII direcção de Freitas de Menezes 972-23-2787-9), Ed. Presença, , 1998, 2002
Mattoso, José (dir),; História de Portugal ,(vol. III direcção de Romero Magalhães 972-42-0589-8; vol.IV direcção de A.M.Hespanha, Círculo de Leitores/Estampa, 1994, 1994. ISBN: 972-42-0589-8)
Mauro, Fréderic; Portugal, o Brasil e o Atlântico,, Ed. Estampa, 1997. ISBN: 972-33-1258-1
Ribeiro, Orlando et al; Geografia de Portugal, 4 vols., Ed. Sá da Costa, 1989. ISBN: 972-9230-12-9
Freire Dulce 340; An^agrarian history of Portugal, 1000-2000. ISBN: 978-90-04-31153-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino teórico-prático nas aulas TP (inclui trabalho com fontes). Nas OT discussão de questões levantadas no estudo autónomo do discente; promoção de debates em torno de palavras chave da cadeira; discussão de aspectos bibliográficos.

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História económica
Humanidades > História > História social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência das sessões de orientação tutorial será fixada nas folhas de presença. Contudo, chama-se a atenção para o facto da presença só ter significado se a ela estiver ligada  a participação ativa na aula. Todos os que estiverem dispensados da frequência, em consequência do estauto especial de que possam gozar, deverão comunicar tal facto no início do semestre e passar a contactar periodicamente com a docente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório leitura orientada: 25% Ensaio: 40 % Revisão: 35% 

Provas e trabalhos especiais

Para os casos previstos nas normas de avaliação e regulamentos pela FLUP poderá ser combinado, no início do semestre, como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das sessões, poderá ser combinado no início do ano lectivo como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.

Melhoria de classificação

De acordo com o disposto para a época normal.

Observações

A avaliação em período de recurso implica a participação do estudante nas atividades letivas e de avaliação no período "normal". Também só será possível a qualquer estudante usar a época especial se tiver submetido a avaliação dois dos elementos de avaliação no período normal.  

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