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História da Cultura na Época Medieval

Código: HISTO020     Sigla: HCEMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
HISTO 122 HISTO - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
LLC 11 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 41 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1.Conhecer as datas, períodos e factos principais da história do Cristianismo e da sua luta contra o paganismo, acompanhando os autores e os textos mais significativos da Patrística até Santo Agostinho. 2. Fazer a síntese dos três vectores constitutivos da cultura europeia: a herança clássica, o cristianismo e a cultura dos povos germânicos, familiarizando-se com o Monaquismo, desde a génese oriental até à Regra de S. Bento. 3. Identificar as principais atitudes mentais no período bárbaro, e aprofundar as relações entre a cultura eclesiástica e a cultura popular. Adquirir os conhecimentos essenciais sobre a educação na Alta Idade Média e o Renascimento Carolíngio (âmbito, etapas, protagonistas e realizações). 4. Conhecer o que é o “Renascimento do Século XII” (nos aspectos religiosos, artísticos e sobretudo intelectuais, com a Teologia de Abelardo). 5. Caracterizar as universidades medievais (as datas, os factos, o tipo de instituição, os programas, os objectivos e o funcionamento). 6. Familiarizar-se com a vida e a obra de figuras marcantes da Baixa Idade Média, como Francisco de Assis ou S. Tomás de Aquino. 1. O aluno conhecerá em pormenor alguns dos textos mais importantes da história da cultura no coidente medieval. 2. O aluno fortalecerá quer o seu capital de informação quer a sua capacidade crítica, ao conhecer e debater em profundidade temas tão importantes como a construção da Europa medieval através da síntese dos contributos greco-romano, germânico e cristão, o nascimento e a evolução das universidades ou o grande cisma da cristandade ocidental.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos que frequentam com êxito esta UC ficam a conhecer os principais pensadores e actores culturais, as suas obras mais marcantes e as grandes tendências culturais da época medieval. Têm  alguma familiaridade com textos e obras clássicas do pensamento e da criação europeus. Graças a isso, é capaz de pensar de um modo mais qualificado e informado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O Legado do Mundo Antigo a. Cristianismo e paganismo – do confronto à síntese; b. Santo Agostinho i. Vida e obra; ii. As Confissões e a Cidade de Deus: iii. O Mal e o Pecado segundo Agostinho c. O Monaquismo; a Regra de S. Bento (até Cluny); d. “O Renascimento Carolíngio”; 2. O “Renascimento dos Séculos XI e XII” a. A fundação de Cister; b. A “Reforma Gregoriana” e a afirmação do papado; c. As escolas urbanas do Norte de França; d. Abelardo versus S. Bernardo; 3. As Universidades a. A translatio studiorum; b. A redescoberta de Aristóteles; c. O renascimento do Direito Romano; d. As universidades 4. As realizações do Século XIII: a. S. Francisco; b. S. Tomás; 5. A “Crise do Século XIV” e o colapso das grandes sínteses medievais: a. O Cisma do Ocidente e o Conciliarismo; b. A devotio moderna; c. Ockam, Marsílio de Pádua, Petrarca e Dante.

Bibliografia Obrigatória

WOLFF, Philippe;O Despertar da Europa, Editora Ulisseia, 1973
LE GOFF, Jacques;A Civilização do Ocidente Medieval, Editorial Estampa, 1984
PAUL, Jacques; Histoire intellectuelle de l'occident médiéval, Armand Colin, 1973
LE GOFF, Jacques;Os Intelectuais na Idade Média, Gradiva, 1990
LEBRUN, François;As grandes datas do cristianismo, Editorial Notícias, 1992
PRICE, Betsey B.;Introdução ao Pensamento Medieval, Ed. ASA, 1996
DUBY, Georges;O Ano Mil, Edições 70, 1980
SOUTHERN, Richard William; The making of the Middle Ages, Yale University Press, 1992
VERGER, Jacques; Les Universités au Moyen Âge, P.U.F., 1999. ISBN: 2-13-050014 5

Bibliografia Complementar

BERLIOZ, Jacques; Monges e Religiosos na Idade Média, Terramar, 1996. ISBN: 972-710-127-5
FREEMAN, Charles; The Closing of the Western Mind. The Rise of Faith and the Fall of Reason, Vintage Books, 2005
GOUGUENHEIM, Sylvain; La Réforme grégorienne. De la lutte pour le sacré à la sécularisation du monde, Temps Présent, 2010
COLISH, Marcia L.; Medieval Foundations of the Western Intellectual Transition. 400-1400, Yale University Press, 2002. ISBN: 0-300-07852-8
RICHÉ, Pierre; Éducation et culture dans l'Occident Barbare (VIe-VIIIe siècle), Seuil, 1995. ISBN: 2-02-023829-2
VERGER, Jacques; Les Gens de savoir en Europe à la fin du Moyen Âge, P.U.F., 1997. ISBN: 2-13-048764-5
PAUL, Jacques; Culture et vie intellectuelle dans l'Occident médiéval. Textes et documents, Armand Colin, 1999. ISBN: 2-200-21991-1
BEAUNE, Colette; Éducation et cultures du début du XIIe siècle au milieu du XVe siècle, SEDES, 1999. ISBN: 2-7181-9208-9
SOT, Michel; BOUDET, Jean-Patrice; GUERREAU-JALABERT, Anita; Histoire Culturelle de la France. I - Le Moyen Âge, SEUIL, 1997. ISBN: 2-02-019791-X
DUTTON, Paul Edward; Charlemagne's Mustache and other cultural clusters of a dark age, Palgrave Macmillan, 2008. ISBN: 0-230-60247-9
BANNIARD, Michel ;A Génese Cultural da Europa (Séculos V-VIII), Terramar, 1995
CLANCHY, Michael T.; Abelard: a medieval life, Blackwell, 1997. ISBN: 0-631-20502-0

Observações Bibliográficas

Para cada tema específico será indicada bibliografia especializada.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares

Software

Moodle
Powerpoint

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte
Humanidades > História > História da ciência
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia medieval
Humanidades > História > História medieval

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 100 %

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.

Observações

Língua de ensino: Português.

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