Código: | HISTO020 | Sigla: | HCEMED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em História |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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HISTO | 122 | HISTO - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
LLC | 11 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
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1.Conhecer as datas, períodos e factos principais da história do Cristianismo e da sua luta contra o paganismo, acompanhando os autores e os textos mais significativos da Patrística até Santo Agostinho. 2. Fazer a síntese dos três vectores constitutivos da cultura europeia: a herança clássica, o cristianismo e a cultura dos povos germânicos, familiarizando-se com o Monaquismo, desde a génese oriental até à Regra de S. Bento. 3. Identificar as principais atitudes mentais no período bárbaro, e aprofundar as relações entre a cultura eclesiástica e a cultura popular. Adquirir os conhecimentos essenciais sobre a educação na Alta Idade Média e o Renascimento Carolíngio (âmbito, etapas, protagonistas e realizações). 4. Conhecer o que é o “Renascimento do Século XII” (nos aspectos religiosos, artísticos e sobretudo intelectuais, com a Teologia de Abelardo). 5. Caracterizar as universidades medievais (as datas, os factos, o tipo de instituição, os programas, os objectivos e o funcionamento). 6. Familiarizar-se com a vida e a obra de figuras marcantes da Baixa Idade Média, como Francisco de Assis ou S. Tomás de Aquino. 1. O aluno conhecerá em pormenor alguns dos textos mais importantes da história da cultura no coidente medieval. 2. O aluno fortalecerá quer o seu capital de informação quer a sua capacidade crítica, ao conhecer e debater em profundidade temas tão importantes como a construção da Europa medieval através da síntese dos contributos greco-romano, germânico e cristão, o nascimento e a evolução das universidades ou o grande cisma da cristandade ocidental.
Os alunos que frequentam com êxito esta UC ficam a conhecer os principais pensadores e actores culturais, as suas obras mais marcantes e as grandes tendências culturais da época medieval. Têm alguma familiaridade com textos e obras clássicas do pensamento e da criação europeus. Graças a isso, é capaz de pensar de um modo mais qualificado e informado.
1. O Legado do Mundo Antigo a. Cristianismo e paganismo – do confronto à síntese; b. Santo Agostinho i. Vida e obra; ii. As Confissões e a Cidade de Deus: iii. O Mal e o Pecado segundo Agostinho c. O Monaquismo; a Regra de S. Bento (até Cluny); d. “O Renascimento Carolíngio”; 2. O “Renascimento dos Séculos XI e XII” a. A fundação de Cister; b. A “Reforma Gregoriana” e a afirmação do papado; c. As escolas urbanas do Norte de França; d. Abelardo versus S. Bernardo; 3. As Universidades a. A translatio studiorum; b. A redescoberta de Aristóteles; c. O renascimento do Direito Romano; d. As universidades 4. As realizações do Século XIII: a. S. Francisco; b. S. Tomás; 5. A “Crise do Século XIV” e o colapso das grandes sínteses medievais: a. O Cisma do Ocidente e o Conciliarismo; b. A devotio moderna; c. Ockam, Marsílio de Pádua, Petrarca e Dante.
Para cada tema específico será indicada bibliografia especializada.
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico. Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas previstas, sem prejuízo dos casos excepcionais previstos pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Exame final: 100 %
Não se aplica.
De acordo com o previsto nas Normas de Avaliação, prevê-se a possibilidade de se solicitar a prestação de uma prova acrescida, reveladora do domínio de competências ligadas à frequência e participação nas aulas, aos estudantes que estejam dispensados, por disposições legais, da frequência lectiva.
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.
Língua de ensino: Português.