Código: | LLC008 | Sigla: | AB2.2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Alemão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LA | 0 | LA - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 4 | LLC - Plano Monodisciplinar | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 10 | LRI - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Alemão B2.2 é a continuação de Alemão B2.1.
Nesta unidade curricular, os estudantes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.2 (utilizador independente, nível 2) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever.
Além de consolidar os conhecimentos de léxico, os estudantes deverão:
- ler e compreender, na compreensão oral e na leitura, o conteúdo de textos longos, de entrevistas e de sequências complexas de argumentação, no âmbito das áreas temáticas estudadas e de temas da atualidade, incluindo textos com temas de caráter abstrato ou técnico;
- desenvolver competências lexicais para comentar textos escritos (adaptados e/ou autênticos, como artigos online, comentários e reportagens) sobre os assuntos abordados;
- redigir textos argumentativos;
- desenvolver técnicas de apresentação oral;
- apresentar e defender, oralmente, diferentes pontos de vista acerca de temas atuais e polêmicos, expressando-se com fluência, clareza e espontaneidade na interação com o/a docente e com os colegas da turma.
No final do semestre, os estudantes terão desenvolvido competências essenciais para o uso sistemático (recetivo e produtivo) da língua alemã, aplicando o léxico e as estruturas idiomáticas (Redemittel) adequadas ao nível B2.2. Também deverão dominar a terminologia e as estruturas gramaticais adequadas a este nível e adquirir um conhecimento mais alargado sobre realidades socioculturais diferentes dos países de expressão alemã.
Na sequência do nível B2.1, os métodos de ensino adotados nas aulas de Alemão B2.2 visam consolidar e desenvolver a aplicação dos conhecimentos da língua, ao nível da receção e da produção, em diversas situações, com ênfase:
- na compreensão e na produção de textos complexos sobre os temas previstos no programa;
- na expressão oral, que será desenvolvida através de apresentações e debates em aula.
A metodologia de ensino seguirá uma abordagem comunicativa, que permitirá aos estudantes desenvolverem competências orais, estimulando-os a utilizarem a língua de forma independente, sempre num processo construtivo e creativo.
Para consolidar os conhecimentos adquiridos na UC de Alemão B2.2, a metodologia adotada visa o contacto constante do estudante com diferentes materiais didáticos, textos autênticos e exercícios de vocabulário aplicados ao uso da língua em situações autênticas.
A avaliação está baseada nestes parâmetros através de exercícios práticos, testes escritos, testes orais, testes de compreensão auditiva e participação ativa em aula. Os testes propostos no âmbito da avaliação distribuída terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes e na aquisição de novos conteúdos.
Esta unidade curricular pressupõe os conteúdos estudados no nível B2.1.
A unidade curricular de Alemão B2.2 oferece aos estudantes a continuação, o aprofundamento e o desenvolvimento dos conteúdos estudados no primeiro semestre, num trabalho mais intenso e num uso mais autónomo da língua.
Serão estudados temas propostos pelo manual de estudo Kompass DaF B2.2:
a) Berufsausbildung (L.6)
b) Motivation (L.9)
c) Kommunikation (L.10)
No estudo da lição 6, os estudantes irão discutir sobre a formação profissional.
Na segunda área temática Motivation, os estudantes desenvolverão competências lexicais e gramaticais para defenderem as suas idéias numa discussão. Serão tratados, especialmente, temas relacionados com conflitos no trabalho.
O tema Kommunikation abordará, em termos de léxico e de conhecimentos pragmático-culturais, os aspetos positivos e negativos de um intercâmbio académico ou de uma estadia académica em outro país e da comunicação intercultural. Nesta lição serão estudadas as técnicas de redação de um texto argumentativo (Erörterung).
Na gramática, os estudantes consolidarão os conteúdos estudados no primeiro semestre. Além disso, estudarão os seguintes conteúdos: Relativsätze, Adjektivdeklination, Konjunktiv II (Gegenwart und Vergangenheit/höfliche Bitten und Ratschläge, irreale Bedingungssätze, irreale Wünsche, Vergleichssätze), konzessive Haupt- und Nebensätze, zweiteilige Konnektoren, Partizip I und II als Attribute.
Como parte do programa e da avaliação firma também a leitura de um livro em alemão que será escolhido no início do semestre.
Requer-se um dicionário monolingue.
Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa, visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação autêntica sobre temas relevantes em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando correção e precisão linguísticas.
A avaliação contínua dos estudantes visa estimular o trabalho progressivo, incluindo um feedback regular por parte dos docentes sobre as competências desenvolvidas pelos estudantes. Neste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega pontual dos trabalhos propostos.
Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 50%; componente escrita: 50%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.
Os estudantes realizam ainda um projeto de leitura, como trabalho de casa, de um romance escrito por um autor de um país de expressão alemã.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 30,00 |
Prova oral | 50,00 |
Teste | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
A nota final é composta pela média das notas escritas e das notas orais, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e produção textual) 50% e o peso da avaliação oral (média de todas as componentes orais) 50%. Para a aprovação, o estudante deverá:
- obter, no mínimo, 10 valores em cada componente (no mínimo 9,5 valores na componente escrita e no mínimo 9,5 valores na componente oral)
- obter uma média final de, no mínimo, 10 valores (no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0-20).
De acordo com o Regulamento da FLUP.
Não aplicável.
De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.
Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se, nos prazos previstos, nos respetivos serviços de Gestão Académica.