Código: | LLC059 | Sigla: | IC1.1 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LA | 52 | LA - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 56 | LLC - Plano Monodisciplinar | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 25 | LRI - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os estudantes são capazes de compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significações implícitas. São capazes de exprimir-se de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar palavras. São capazes de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou académica. São capazes de exprimir-se sobre assuntos complexos, de forma clara e bem estruturada, e de mostrar domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso
Os conteúdos programáticos sãoem grande parte definidos pela utilização do 'texto' (ver bibliografia). As principais áreas temáticas do semestre são “ New Empires, Old Empieres” que aborda os temas da escravatura e da economia moderna global; “Language and Power trata os Ingleses diferentes e Ingles em a lingua global. Os conteúdos programáticos gramaticais focam-se na compreensão e uso da passiva, artigos, construções condicionais reais e irreais e estruturas que envolvem gerúndios em contraste com infinitivos. Serão usados exercícios do 'texto' e estão definidas aulas de prática intensiva destes itens programáticos.
C1.1 - TEMAS:
1. New Empires, Old Empires.
2. Language and Power.
.
C1.1 - GRAMMATICA:
1. Connectors, prepositions and conjunctions).
2. Focus structures and Cleft sentences.
3. Adding and contrasting connectors.
4. Result and time connectors.
5 Fronting and Inversion.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos estudantes: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos estudantes. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Cada item gramatical é revisto numa aula no final de cada unidade.
Para que os estudantes possam passar do nível intermédio para o avançado, têm de desenvolver a sua fluência oral através de uma maior automatização dos seus recursos linguísticos, ao mesmo tempo que mantêm um elevado controlo de correção gramatical. Uma abordagem participativa e dinâmica às atividades de aprendizagem é essencial da parte dos alunos e do professor. Para atingir este objetivo devem ser dados aos estudantes tempo e oportunidades suficientes para produzir a língua-alvo. Devem ser, no entanto, também dados tempo e espaço para notar características linguísticas e construir uma consciência sólida de como a língua funciona como sistema. O texto assiste a esta última função com a inclusão de variados exercícios como, por exemplo, a noção de formalidade e a forma como ela é usada na linguagem. Material de conteúdo complexo é fornecido tanto pelo manual utilizado para o curso C1.1 como pela informação dada pelo professor. Este conteúdo é retirado de uma variedade de fontes e de géneros de texto e inclui aspetos do uso da língua inglesa que descrevem diversos contextos socioculturais de todo o mundo. O curso C1.1 relaciona a “cultura-alvo” com a “cultura internacional” e com a “cultura local” dos aestudantes de forma comparativa, sem julgamentos. Os comportamentos de cooperação na aprendizagem da língua são fomentados pela utilização de diversos padrões de interação (como trabalho em pares e em grupo) e a aceitação de contribuições e sugestões dos estudantes de atividades ou temas de discussão. Um bom exemplo desta abordagem é a inclusão como parte do curso C1.1 de grupos de discussão em formato tutorial, o que implica a subdivisão da turma em grupos mais pequenos. Nesses grupos é pedido aos estudantes que desenvolvam as suas ideias e respostas sobre um tema geral relacionado com a unidade em estudo. Os outros subgrupos trabalham autonomamente antes de se voltarem a juntar numa discussão moderada pelo professor. Estes momentos são importantes para a avaliação, mas também para que as atividades centradas nos estudantes e a linguagem produzidas por eles próprios faça parte integrante do programa do curso.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula. |
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.
N/A
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.
As atividades em aula e a avaliação das aulas serão realizados exclusivamente em inglês. Os estudantes trabalhadores devem manter contato com o seu professor e os seus colegas e se manter informados sobre a evolução do programa e as datas dos testes, etc.