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Alemão B2.1

Código: LLC007     Sigla: AB2.1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Alemão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 6 LA - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 6 LLC - Plano Monodisciplinar 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 3 - 6 52 162
LRI 4 LRI - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta unidade curricular, os estudantes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente, nível 1) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. Além de consolidar os conhecimentos de léxico estudados anteriormente, os estudantes deverão:

- ler e compreender, na compreensão oral e na leitura, o conteúdo de textos longos, de entrevistas e de sequências complexas de argumentação, no âmbito das áreas temáticas estudadas e de temas da atualidade, incluindo textos com temas de caráter abstrato ou técnico;

- desenvolver competências lexicais para compreender e resumir textos escritos (adaptados e/ou autênticos, como artigos online, comentários e reportagens) sobre os assuntos abordados;

- desenvolver técnicas de apresentação oral sobre temas estudados;

- apresentar e defender, oralmente, diferentes pontos de vista acerca de temas atuais e polêmicos e expressar-se, em alemão, com fluência, clareza e espontaneidade, na interação com o/a docente e com os colegas da turma.

- redigir e explicar, de forma clara e pormenorizada, um ponto de vista;

- desenvolver e aplicar técnicas de resumo a partir do trabalho com textos autênticos.

No final do semestre, os estudantes terão desenvolvido competências essenciais para o uso sistemático (recetivo e produtivo) da língua alemã, aplicando o léxico e as estruturas idiomáticas (Redemittel) específicas para os conteúdos abordados. Também deverão dominar as terminologias e as estruturas gramaticais adequadas ao nível B2.1 e adquirir um conhecimento mais alargado sobre realidades socioculturais diferentes dos países de expressão alemã.

Resultados de aprendizagem e competências

Com base nos objetivos da unidade curricular de Alemão B2.1, os métodos de ensino adotados nas aulas visam consolidar e desenvolver a aplicação dos conhecimentos de língua alemã, ao nível da receção e da produção, em diversas situações, com ênfase na compreensão e na produção de textos complexos sobre os temas previstos no programa e na expressão oral, que será desenvolvida através de apresentações e debates em aula.

A metodologia de ensino seguirá uma abordagem comunicativa, que permitirá aos estudantes desenvolverem competências orais, estimulando-os a utilizarem a língua de forma independente, sempre num processo construtivo e criativo.

Para consolidar os conhecimentos adquiridos, a metodologia adotada visa o contacto constante do estudante com diferentes materiais didáticos, textos autênticos e exercícios de vocabulário aplicados ao uso da língua em situações autênticas.

A avaliação está baseada nestes parâmetros através de exercícios práticos, testes escritos, testes orais, testes de compreensão auditiva e participação ativa em aula. Os testes propostos no âmbito da avaliação distribuída terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes e na aquisição de novos conteúdos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe os conteúdos estudados nas UC’s B1.1 e B1.2.

Programa

Na UC de Alemão B2.1 serão trabalhados temas relacionados com a atualidade alemã e europeia, com ênfase nas três áreas temáticas, propostas pelo manual de estudo Kompass B2.1:

a) Sprachenlernen(L.1)
b) Digitale Welten(L.4)
c) Klimawandel (L.5)

Os estudantes irão falar sobre métodos de aprender línguas e discutir os aspetos positivos e negativos da aprendizagem em grupo ou individual.

Na segunda área temática (Digitale Welten), os estudantes irão desenvolver competências em relação ao uso das médias digitais para comentarem e discutirem as vantagens, os perigos e as possibilidades da nova era digital. Serão estudadas, na produção escrita, técnicas de resumo (Inhaltsangabe).

O tema do cambio climático abordará a emergente questão de como enfrentar os desafios do futuro. Além disso, serão abordados o mundo e a vida profissional. Os estudantes irão desenvolver as competências necessárias para elaborar cartas de candidatura e currículos. Na expressão oral, irão adquirir as competências orais necessárias para participarem numa entrevista de admissão em língua alemã. No final da unidade temática, terão que formalizar todos os passos para uma candidatura a partir de ofertas de emprego autênticas (internet).

Na gramática, os estudantes consolidarão os seguintes conteúdos: Wortstellung im Haupt- und Nebensatz (TE-KA-MO-LO), Ergänzungen und Angaben, Adjektivdeklinationen, Zeitformen des Indikativs, Konjunktiv II, Relativsätze und Verben mit Präpositionalergänzungen.

Além disso, dar-se-á ênfase ao estudos dos seguintes temas: kausale, finale, modale und temporale (Neben)Sätze und Angaben, Pronominaladverbien, Vorgangs- und Zustandspassiv, Passiv mit Modalverben und Passiversatzformen, Infinitivkonstruktionen.

Bibliografia Obrigatória

Dicionário; monolingue
Birgit Braun, Nadja Fügert (et al.); Kompass DaF B2, Klett, 2020. ISBN: 978-3-12-670000-9

Bibliografia Complementar

Clamer, Friedrich; Übungsgrammatik für die Grundstufe, Regeln, Listen, Übungen , Liebaug-Hartmann, 2007. ISBN: 978-3922989707
Fandrych, Christian; Klipp und Klar Übungsgrammatik Mittelstufe B2/C1, Klett Verlag, 2010. ISBN: 978-3126753173
Hering, Axel; em Übungsgrammatik: Deutsch als Fremdsprache , Hueber Verlag, 2013. ISBN: 978-3190016570
Klaus F. Mautsch, Heidrun Tremp Soares; Mittelpunkt neu B2 Intensivtrainer, Wortschatz und Grammatik , Klett, 2015. ISBN: 978-3-12-676668-5
Turtur, Ursula; Übungen zum Wortschatz der deutschen Schriftsprache. Niveau A2 - C1. , Liebaug.Hartmann Verlag, 2006. ISBN: 978-3922989615

Observações Bibliográficas

Requer-se um dicionário monolingue.




 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa, visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação autêntica sobre temas relevantes em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando correção e precisão linguísticas.

A avaliação contínua dos estudantes visa estimular o trabalho progressivo, incluindo um feedback regular por parte dos docentes sobre as competências desenvolvidas pelos estudantes. Neste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega pontual dos trabalhos propostos.

Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 50%; componente escrita: 50%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.

 

Software

Rechtschreibkorrektur für Deutsch
Word
Power Point

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Prova oral 50,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei. 

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela média das notas escritas e das notas orais, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e produção textual) 50% e o peso da avaliação oral (média de todas as componentes orais) 50%. Para a aprovação, o estudante deverá:

- obter, no mínimo, 10 valores em cada componente (no mínimo 9,5 valores na componente escrita e no mínimo 9,5 valores na componente oral)

- obter uma média final de, no mínimo, 10 valores (no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0-20).

 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento da FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.

Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se, nos prazos previstos, nos respetivos serviços de Gestão Académica.

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