Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC091

Literatura Inglesa - Século XVIII e XIX

Código: LLC091     Sigla: LITING

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Inglesa

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 30 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.

Resultados de aprendizagem e competências


Pretende-se o domínio da relacionação entre textos poéticos e ensaisticos da literatura inglesa oitocentista por forma a conhecer a evolução da natureza e função da poesia, bem como os percursos conducentes às poéticas do séc. XX.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I – Época Romântica 1.1.Contextualização 1.2.Ensaio: William Wordsworth (1770-1850) Preface to Lyrical Ballads S.T. Coleridge (1772-1834) Biographia Literaria (excertos) P.B. Shelley (1792-1822) A Defence of Poetry John Keats (1795-1821) The Letters (excertos) 1.3.Poesia: W.Wordsworth ,S. T. Coleridge P. B. Shelley, J. Keats. 2. Época Vitoriana 2.1 Contextualização 2.2. Ensaio: Matthew Arnold (1822-1888) Preface to the First Edition of Poems Robert Browning (1812-1889) Essay on Shelley (excertos) J.S. Mill (1806-1873) The Two Kinds of Poetry 2. 3. Poesia A.Tennyson, M. Arnold, A.H. Clough, E.B. Browning, Christina Rossetti (entre outros) 3. Fim-de-Século 3.1. Contextualização 3.2. Ensaio: Walter H. Pater (1839-1894) ‘Preface’ e ‘Conclusion’, The Renaissance Oscar Wilde (1854-1900) The Critic as Artist A.Symons (1865-1945) The Symbolist Movement in Literature (excertos) 2.3. Poesia A.C.Swinburne (1837-1909) – ‘Laus Veneris’ (entre outros textos a escolher)

Bibliografia Obrigatória

Arnold, Matthew; 'Preface to the First Edition of Poems, 1853'. A Victorian Reader, Ed Peter Faulkner,London: B.T. Batsford Ltd, 1989
Browning, Robert; 'From Essay on Shelley', A Victorian Reader, Ed. Peter Faulkner. London: B.T. Batsford Ltd, 1989
Coleridge, S.T.; 'Biographia Literaria', English Critical Texts, Ed. D.J. Enright & Ernest de Chickera, OUP, 1985
Keats, John; 'From the Letters'. English Critical texts, Ed. D.J. Enright & Ernest de Chickera, OUP, 1985
Mill, J.S.; 'The Two Kinds of Poetry', A Victorian Reader, Ed. Peter Faulkner. London: B.T. Batsford Ltd, 1989
Pater, Walter; 'Preface' ,The Renaissance, Studies in Art and Poetry, Ed. Adam Philips, OUP, 1986
Pater, Walter; 'Conclusion' The Renaissance, Studies in Art & Poetry, Ed. Adam Philips, OUP, 1986
Shelley, P.B.; 'A Defence of Poetry', English Critical Texts, Ed. D.J. Enright & Ernest de Chickera, OUP, 1985
Symons, A.; 'The Symbolist Movement in Literature'. Strangeness and Beauty: An Anthology of Aesthetic Criticism, 1840-1910, vol2, Ed E. Warner & G. Hough, CUP, 1983
Wilde, Oscar; 'The Critic as Artist'. The Complete Works of Oscar Wilde, London: Collins, 1990
Wordsworth, William; 'Preface to Lyrical Ballads'. English Critical Texts, Ed. D.J. Enright & Ernest de Chickera, OUP, 1985

Observações Bibliográficas

Os textos poéticos e outras obras ensaisticas de leitura e estudo obrigatório serão indicados ao longo do programa.
No decurso da aulas será igualmente fornecida aos alunos informação sobre bibliografia de carácter mais específico, de acordo com os respectivos pontos do programa.
Special observations:
References to additional readings of a more specific nature as well as poetical texts will also be provided throughout classes, whenever required, according to the respective subject matters.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com explanação das matérias  teóricas, aulas práticas, com análise e comentário dos textos incluídos no programa, e aulas tutoriais onde se fará um acompanhamento mais próximo do trabalho dos estudantes, uma vez que a sua participação activa é considerada essencial.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Teste 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 162,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 100%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor

Observações

Língua de Trabalho: português
Alterações na avaliação.
Tipo de avaliação: Distribuída sem exame final
Componentes de avaliação: Trabalho escrito 60%; Apresentação oral 20%. Relatório de leitura com apresentação oral: 20%
Fórmula de cálculo da classificação final:
Componentes de avaliação e respetivos pesos percentuais:
Trabalho escrito: 60%
Apresentação oral (20 minutos): 20%
Relatório de leitura com apresentação oral (20 minutos): 20%
Todas estas componentes serão realizadas com o acordo e sob a orientação da docente. Estas componentes são obrigatórias em todos os estudantes, incluindo trabalhadores-estudantes e outras situações previstas na lei,devendo estar concluídas, à exceção do trabalho escrito até 26 de Maio.
Ensaio escrito: 10-12 páginas, Times New Roman 12, 1,5 espaço ( Índices e Bibliografia são suplementares a esta extensão)
O ensaio escrito deverá ser entregue até 18 de Junho.
Componentes de avaliação distríbuida com classificações iguais ou inferiores a 7 terão de ser reformuladas e repetidas na época de recurso que decorrerá conforme estabelecido no calendário para o efeito.
Os estudantes que não se enquadrarem em tempo útil na avaliação referida, deverão fazer exame final presencial.

Recomendar Página Voltar ao Topo