Código: | LLC091 | Sigla: | LITING |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Inglesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LLC | 30 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 3 | - | 6 | 52 | 162 |
O presente programa percorrerá a literatura inglesa oitocentista, com especial incidência na aproximação entre a poesia e o ensaio. Pretende-se que os estudantes relacionem os três grandes tempos da literatura inglesa oitocentista, numa visão prospectiva da interpretação das linhas de continuidade e ruptura com a literatura do séc. XX.
Pretende-se o domínio da relacionação entre textos poéticos e ensaisticos da literatura inglesa oitocentista por forma a conhecer a evolução da natureza e função da poesia, bem como os percursos conducentes às poéticas do séc. XX.
I – Época Romântica 1.1.Contextualização 1.2.Ensaio: William Wordsworth (1770-1850) Preface to Lyrical Ballads S.T. Coleridge (1772-1834) Biographia Literaria (excertos) P.B. Shelley (1792-1822) A Defence of Poetry John Keats (1795-1821) The Letters (excertos) 1.3.Poesia: W.Wordsworth ,S. T. Coleridge P. B. Shelley, J. Keats. 2. Época Vitoriana 2.1 Contextualização 2.2. Ensaio: Matthew Arnold (1822-1888) Preface to the First Edition of Poems Robert Browning (1812-1889) Essay on Shelley (excertos) J.S. Mill (1806-1873) The Two Kinds of Poetry 2. 3. Poesia A.Tennyson, M. Arnold, A.H. Clough, E.B. Browning, Christina Rossetti (entre outros) 3. Fim-de-Século 3.1. Contextualização 3.2. Ensaio: Walter H. Pater (1839-1894) ‘Preface’ e ‘Conclusion’, The Renaissance Oscar Wilde (1854-1900) The Critic as Artist A.Symons (1865-1945) The Symbolist Movement in Literature (excertos) 2.3. Poesia A.C.Swinburne (1837-1909) – ‘Laus Veneris’ (entre outros textos a escolher)
Aulas teóricas, com explanação das matérias teóricas, aulas práticas, com análise e comentário dos textos incluídos no programa, e aulas tutoriais onde se fará um acompanhamento mais próximo do trabalho dos estudantes, uma vez que a sua participação activa é considerada essencial.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Teste | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 162,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei
Exame final - 100%
Não aplicável
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Língua de Trabalho: português
Alterações na avaliação.
Tipo de avaliação: Distribuída sem exame final
Componentes de avaliação: Trabalho escrito 60%; Apresentação oral 20%. Relatório de leitura com apresentação oral: 20%
Fórmula de cálculo da classificação final:
Componentes de avaliação e respetivos pesos percentuais:
Trabalho escrito: 60%
Apresentação oral (20 minutos): 20%
Relatório de leitura com apresentação oral (20 minutos): 20%
Todas estas componentes serão realizadas com o acordo e sob a orientação da docente. Estas componentes são obrigatórias em todos os estudantes, incluindo trabalhadores-estudantes e outras situações previstas na lei,devendo estar concluídas, à exceção do trabalho escrito até 26 de Maio.
Ensaio escrito: 10-12 páginas, Times New Roman 12, 1,5 espaço ( Índices e Bibliografia são suplementares a esta extensão)
O ensaio escrito deverá ser entregue até 18 de Junho.
Componentes de avaliação distríbuida com classificações iguais ou inferiores a 7 terão de ser reformuladas e repetidas na época de recurso que decorrerá conforme estabelecido no calendário para o efeito.
Os estudantes que não se enquadrarem em tempo útil na avaliação referida, deverão fazer exame final presencial.