Código: | LLC120 | Sigla: | IB2.3 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Inglês |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 15 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 53 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 66 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 2 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 53 | LRI - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
O programa é definido em grande parte pelo uso de textos de apoio produzidos pelos professores do nível B2.3. A principal área temática abordada neste semestre é “Som e Visão” tratando tópicos relacionados com as artes audio-visuais e o seu impacto na sociedade, música e artes visuais utilizadas como meios de comunicação e de protesto; formas transculturais de arte audio/visual; atitudes em transformação relacionadas com o género na indústria musical e no mundo das artes; linguagem para descrever a expressão pela música, pintura e fotografia e para apreciar estas artes; o papel da arte/música na sociedade; o simbolismo na arte; diferentes formas de ver a arte através dos tempos. No que diz respeito a itens gramaticais, o semestre focaliza-se na utilização de verbos modais e nos padrões verbais.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os estudantes são avaliados através de dois testes escritos (um relatório com uma opinião pessoal e um ensaio crítico) um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário, e testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 38,00 |
Total: | 162,00 |
RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.
De acordo com os regulamentosda FLUP