Código: | LLC002 | Sigla: | AA1.2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Alemão |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Germanísticos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 11 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 33 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 34 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LRI | 38 | LRI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com o manual, que contém um leque diversificado de textos, exercícios e tarefas que visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através da leitura de pequenos textos e através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, declinação de adjetivos, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.
O estudo da língua alemã no nível A1.2 é aprofundado através de materiais didáticos extra que se encontram na plataforma Moodle. Este método de ensino (b-learning) contribui para o aumento da autonomia dos estudantes.
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.
Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos lecionados do nível A1.1.
Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, móbilia, cores, orientação na cidade, vestuário, alimentação (no restaurante, festa), procurar alojamento, gráficos. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
1. A frase: frases declarativas, negativas, interrogativas e imperativas; distribuição dos elementos na frase.
2. O verbo: tempos verbais: presente, tempos do passado, verbos modais (sugestões e conselhos), verbos de partícula separável, modo imperativo.
3. Preposições (lugar): acusativo e dativo.
4. O pronome: pronomes pessoais, pronomes possessivos e pronomes indefinidos no nominativo e no acusativo.
5. O adjetivo: uso do adjetivo com artigos indefinidos, negativos e possessivos (nominativo e acusativo).
6. Nominalizações verbais e adjetivas: eg. essen - das Essen; neu - etwas Neues.
7. Palavras compostas.
8. Partículas modais.
9. Pronúncia e ortografia: Relação grafia e fonia, fonemas do alemão sem correspondência no português, o ritmo na frase alemã.
Bibliografia complementar será indicada pelo docente ao longo do semestre.
Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor. Nas aulas, dá-se grande importância à participação ativa dos alunos.
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em “powerpoint”.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 42,00 |
Prova oral | 30,00 |
Teste | 28,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A aprovação na UC decorre da obtenção de um mínimo de 10 valores (numa escala de 0 a 20) na média ponderada das componentes escrita e oral.
Da componente escrita fazem parte um teste (40%) e um exame final (60%). A aprovação implica que da soma ponderada de ambos os testes resulte uma média positiva.
A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Avaliação escrita, que consta de um teste e de uma prova de exame final – 70%.
Avaliação oral – 30%.
Não aplicável
Se aplicável, o estudante deve entrar em contacto com o docente no início do semestre.
Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.
Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.