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Alemão B1.1

Código: LLC005     Sigla: AB1.1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Alemão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LA 38 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
LLC 31 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3
LRI 18 LRI - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta unidade curricular os estudantes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre, deverão ser capazes de:

- compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano;
- participar, ativamente, numa conversa em língua alemã sobre assuntos com que os estudantes estejam familiarizados e temas de interesse pessoal;
- produzir textos estruturados e coerentes sobre estes temas, descrevendo acontecimentos e impressões pessoais e expondo a sua opinião;
- dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível;
- adquirir um conhecimento mais alargado sobre realidades socioculturais diferentes dos países de expressão alemã e sobre aspetos interculturais.

Resultados de aprendizagem e competências

Com base nos objetivos da unidade curricular de Alemão B1.1, os métodos de ensino adotados nas aulas visam o desenvolvimento de todas as competências de língua, nomeadamente da compreensão oral e escrita, da expressão oral com e sem interação, da expressão escrita, incluindo também o estudo do léxico e da gramática. As atividades propostas basear-se-ão em situações de comunicação que se aproximem, tanto quanto possível, de situações autênticas.

A metodologia comunicativa pretende motivar o estudante a “aprender a aprender”, assumindo um papel mais ativo na aprendizagem da língua. Assim, a gramática e o léxico serão estudados como ferramentas essenciais para compreender e produzir enunciados correspondentes aos diferentes atos de fala.

Relativamente à compreensão oral e escrita, os estudantes desenvolverão, através das atividades propostas pelo manual (DaF kompakt B1) e do uso de recursos multimédia, as competências necessárias para a compreensão e interpretação de textos e/ou sequências de fala, em linguagem clara e estandardizada. Serão propostas tarefas baseadas em textos escritos, que desenvolvam a capacidade de interpretação, através de uma tipologia de exercícios variada, incluindo perguntas abertas.

No âmbito da expressão oral (com ou sem interação), os estudantes irão solidificar conhecimentos gramaticais e lexicais através de atividades comunicativas, na forma de relatos individuais, pequenas apresentações e/ou diálogos em grupo, sobre situações do quotidiano ou temas de interesse pessoal.

A compreensão oral será trabalhada não só através da utilização da língua alemã por parte do docente durante as aulas, em todas as situações, mas também através do trabalho com materiais audiovisuais que permitam o acesso ao uso da língua em diálogos, entrevistas, programas de rádio e outras fontes do quotidiano.

Em termos de produção escrita (trabalho individual), os estudantes deverão expressar-se sobre temas e/ou aspetos relacionados com as unidades temáticas propostas pelo manual, utilizando expressões e vocabulário adequados.

Os testes propostos no âmbito da avaliação distribuída terão como objetivo permitir, ao docente e ao estudante, verificar o progresso na revisão e no aprofundamento de conhecimentos já existentes e na aquisição de novos conteúdos.

O estudo da língua alemã será aprofundado através de materiais didáticos suplementares, colocados à disposição dos estudantes pelos docentes.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe os conteúdos estudados nas UC's A2.1 e A2.2.

Programa

Na UC de Alemão B1.1 serão trabalhados o léxico e as expressões idiomáticas relacionados com os temas propostos pelo manual adotado (DaF kompakt B1). Através de textos que tematizam aspetos sociais, culturais e geográficos relacionados com os países de expressão alemã, serão abordados a divisão politico-geográfica da Alemanha, da Áustria e da Suíça, aspetos da história e do sistema de ensino superior da Alemanha, bem como situações autênticas do quotidiano. A partir das unidades temáticas do manual, desenvolver-se-ão competências lexicais e gramaticais necessárias para a produção de enunciados referentes aos seguintes situações de comunicação como: expressar concordância e discordância, apresentar sugestões e dar conselhos, fazer entrevistas, redigir e-mails, interpretar diagramas, redigir cartas de cariz mais formal etc.

Na gramática dar-se-á especial atenção a tempos e modos verbais, orações subordinadas e negativas, nominalizações e declinações dos adjetivos e voz passiva. Além disso, os estudantes consolidarão as noções básicas da sintaxe alemã (Satzklammer, Ergänzung, Angabe, Kasusmarker, Verbstellung im Haupt- und Nebensatz). Através do trabalho com textos adaptados e pontualmente autênticos e o uso de recursos multimédia, serão veiculados aspetos socioculturais dos países de expressão alemã.

Bibliografia Obrigatória

CLAMER, Friedrich/HEILMANN, Erhard; Übungsgrammatik für die Grundstufe (Niveau A2/B1), Liebaug-Dartmann, 2007. ISBN: 978-3-922989-70-7
Sander, Ilse et al.; DaF kompakt B1, Klett, 2011. ISBN: 978-3-12-676180-2 (Manual usado nas aulas. Este manual existe na edição A1-B1 como também individual para o nível B1.)

Observações Bibliográficas

Requer-se um dicionário monolingue.





Para revisão e exercício da gramática (A1-B1):








Fandrych, Christian/Tallowitz, Ulrike. Klipp und Klar, Teil: A1/B1 mit Lösungen - Übungsgrammatik Grundstufe Deutsch in 99 Schritten. 2014 (1. Auflage). Klett Verlag.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa, visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação autêntica sobre temas relevantes em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando correção e precisão linguísticas. Será dada ênfase a estratégias de aquisição de vocabulário, estimulando os estudantes a pôr em prática técnicas de sistematização do léxico novo (glossários, cadernos de vocabulário).

A avaliação contínua dos estudantes visa estimular o trabalho progressivo, incluindo um feedback regular por parte dos docentes sobre as competências desenvolvidas pelos estudantes. Neste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega pontual dos trabalhos propostos.

Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 40%; componente escrita: 60%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e os docentes exclusivamente em língua alemã.

Software

Powerpoint, Word, Zoom
Power Point
Word

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 36,00
Prova oral 40,00
Teste 24,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei. 

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente logo no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela média ponderada das notas escritas e das notas orais, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e produção textual) 60% e o peso da avaliação oral (média de todas as componentes orais) 40%. Para a aprovação, o estudante deverá:

- obter, no mínimo, 10 valores em cada componente (no mínimo 9,5 valores na componente escrita e no mínimo 9,5 valores na componente oral)

- obter uma média final de, no mínimo, 10 valores (no mínimo 9,5 valores, numa escala de 0-20).

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento da FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas de Avaliação da FLUP.
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente logo no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.


Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.

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