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Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês

Código: LLC092     Sigla: LISR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Inglesa

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 42 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Conhecimento de textos dramáticos de Shakespeare e seus contemporâneos segundo uma escolha ditada por referência temática. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica. Familiarização com a obra dos dramaturgos isabelinos e desenvolvimento da análise e crítica dos textos nelas se estimulando a leitura das peças na sua expressão literária e espectacular.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimento dos textos através da capacidade de análise, interpretação e comentário. Entendimento dos contextos histórico-literários.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

'When the wheel is come full circle': o regresso do herói, explorações de um motivo condutor em Romeo and Juliet King Lear Coriolanus, de William Shakespeare, e em The Duchess of Malfi, de John Webster. A leitura e discussão inclui aspectos básicos de análise e interpretação: linguagem, forma e sentido; discurso e personagem; a configuração da acção dramática e a relevância dos seus equilíbrios estruturais e paralelos; ou ainda a natureza interrogativa das peças e as tensões criativas que se estabelecem entre a representação e a intenção persuasiva do texto.

Bibliografia Obrigatória

Bloom Harold; John Webster's The Duchess of Malfi, Chelsea House, 1986. ISBN: 0-87754-920-6
Wells Stanley; Shakespeare & Co., Penguin Books, 2007. ISBN: 978-0-141-01713-6
Wells Stanley; The Cambridge Companion to Shakespeare's Studies, Cambridge University Press, 1986. ISBN: 0 521 31841 6
Hall, Michael; The Structure of Love: Representational Patterns and Shakespeare's Love Tragedies, The University Press of Virginia, 1989. ISBN: 0-8139-1207-5
Webster, John; The Duchess of Malfi, A&C Black Publishers Limited, 2001. ISBN: 0-393-90091-6
Shakespeare, William; Romeo and Juliet, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-281496-6
Shakespeare, William; KingLear, Thomas Nelson & Sons, Arden Shakespeare, 1997. ISBN: 0-17-443460-X
Shakespeare, William; Coriolanus, Bloomsbury, The Arden Shakespeare, 2013. ISBN: 978-1-9042-7128-4

Bibliografia Complementar

Hunter, G.K.; English Drama 1586-1642, The Age of Shakespeare, Clarendon Press, 1997. ISBN: 0-19-812213-6
Traversi, Derek; Shakespeare: The Roman Plays, Clarendon Press. ISBN: 0 8047 0182 2
Brown, John Russell; Shakespeare: The Tragedies, Palgrave, 2001. ISBN: 0-333-58957-2
Porter, Joseph A.; Shakespeare's Mercutio: His History and Drama, The University of North Carolina Press, 1988. ISBN: 0-8078-1824-0

Observações Bibliográficas

a. A distribuição de alguns textos críticos será feita ao longo das aulas.
b. As peças indicadas existem noutras edições críticas de qualidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Leitura e análise do texto literário, com a exploração de diferentes atitudes e procedimentos críticos; compreensão das possibilidades de actualização espectacular do texto dramático.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 104,00
Frequência das aulas 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão comparecer a 75% das sessões agendadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final é o instrumento decisivo da avaliação (70% na definição da nota final; a participação nas aulas será também relevante (30% do total).
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