Literatura Inglesa - Shakespeare e o Renascimento Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura Inglesa |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Conhecimento de textos dramáticos de Shakespeare e seus contemporâneos segundo uma escolha ditada por referência temática. Compreensão da dimensão estética e da flexibilidade da língua inglesa num momento crucial da sua fixação literária e histórica. Familiarização com a obra dos dramaturgos isabelinos e desenvolvimento da análise e crítica dos textos nelas se estimulando a leitura das peças na sua expressão literária e espectacular.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimento dos textos através da capacidade de análise, interpretação e comentário. Entendimento dos contextos histórico-literários.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
'When the wheel is come full circle': o regresso do herói, explorações de um motivo condutor em Romeo and Juliet , King Lear e Coriolanus, de William Shakespeare, e em The Duchess of Malfi, de John Webster. A leitura e discussão inclui aspectos básicos de análise e interpretação: linguagem, forma e sentido; discurso e personagem; a configuração da acção dramática e a relevância dos seus equilíbrios estruturais e paralelos; ou ainda a natureza interrogativa das peças e as tensões criativas que se estabelecem entre a representação e a intenção persuasiva do texto.
Bibliografia Obrigatória
Bloom Harold; John Webster's The Duchess of Malfi, Chelsea House, 1986. ISBN: 0-87754-920-6
Wells Stanley; Shakespeare & Co., Penguin Books, 2007. ISBN: 978-0-141-01713-6
Wells Stanley; The Cambridge Companion to Shakespeare's Studies, Cambridge University Press, 1986. ISBN: 0 521 31841 6
Hall, Michael; The Structure of Love: Representational Patterns and Shakespeare's Love Tragedies, The University Press of Virginia, 1989. ISBN: 0-8139-1207-5
Webster, John; The Duchess of Malfi, A&C Black Publishers Limited, 2001. ISBN: 0-393-90091-6
Shakespeare, William; Romeo and Juliet, Oxford University Press, 2000. ISBN: 0-19-281496-6
Shakespeare, William; KingLear, Thomas Nelson & Sons, Arden Shakespeare, 1997. ISBN: 0-17-443460-X
Shakespeare, William; Coriolanus, Bloomsbury, The Arden Shakespeare, 2013. ISBN: 978-1-9042-7128-4
Bibliografia Complementar
Hunter, G.K.; English Drama 1586-1642, The Age of Shakespeare, Clarendon Press, 1997. ISBN: 0-19-812213-6
Traversi, Derek; Shakespeare: The Roman Plays, Clarendon Press. ISBN: 0 8047 0182 2
Brown, John Russell; Shakespeare: The Tragedies, Palgrave, 2001. ISBN: 0-333-58957-2
Porter, Joseph A.; Shakespeare's Mercutio: His History and Drama, The University of North Carolina Press, 1988. ISBN: 0-8078-1824-0
Observações Bibliográficas
a. A distribuição de alguns textos críticos será feita ao longo das aulas.
b. As peças indicadas existem noutras edições críticas de qualidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Leitura e análise do texto literário, com a exploração de diferentes atitudes e procedimentos críticos; compreensão das possibilidades de actualização espectacular do texto dramático.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
104,00 |
Frequência das aulas |
58,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão comparecer a 75% das sessões agendadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final é o instrumento decisivo da avaliação (70% na definição da nota final; a participação nas aulas será também relevante (30% do total).