Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC057

Inglês B2.1

Código: LLC057     Sigla: IB2.1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Inglês

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 19 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LA 61 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
LLC 131 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 52 162
LRI 71 LRI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR). 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelos professores de B2.1. As principais áreas temáticas abordadas neste semestre são "Mobilidade: Educação, Turismo e Migrações; incluindo questões relacionadas com a vida de estudante como a praxe; fazer um ‘gap-year’ (ano entre escola e universitário); preocupações financeiras que afetam os estudantes, tais como propinas e empréstimos; participar num programa de mobilidade (Erasmus); relacionamentos e tempo de lazer. Outros topicos incluem os efeitos do turismo de massa; guias de viagens; descrições de experiências de migração; biografias etc. Em termos de foco gramática, o semestre se concentra na revisão do sistema dos tempos verbais (the presentt, the past and the future). 

Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.


Bibliografia Obrigatória

Sinclair, John 340; Collins Cobuild english language dictionary. ISBN: 0-00-370023-2 (Todos os estudantes devem ter um bom dicionário de Inglês.)
ULL; Collins Cobuild english grammar. ISBN: 0-00-370257-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição ou visual que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os estudantes são avaliados através de testes escritos (duas composições e dois testes que combinam estruturas gramaticais e vocabulário) e dois testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos estudantes e da sua consciência da língua inglesa.

Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); dois testes de Gramática, Vocabulário (o primeiro dos quais vale 10% e o segundo, 30%); competência oral - 30% (10% a partir de participação em pelo menos duas sessões tutoriais, e 20% a partir de um exame oral feito em pares no fim de semestre). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, exceto o último teste de gramática e vocabulário (que será feito com todos os alunos juntos, numa manhã de sábado no fim das aulas) e os exames orais finais (que terão lugar também no fim do curso). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.

Provas e trabalhos especiais

RECURSO. Os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas na qual obtiveram resultado negativo. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir, garantindo assim que os seus nomes constem da lista dos exames de recurso no Sigarra.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra.

Observações

Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.

Recomendar Página Voltar ao Topo