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Sociedades Contemporâneas, Globalização e Mudança Social

Código: LRI019     Sigla: SCGMS

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 63 LRI - Plano de Estudos 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

TP

Compreender a Globalização considerada como uma conjugação de dispositivos de poder, conteúdos de representação e rotinas de prática, que, em interacção mútua, operam diferencialmente a diversas escala geográficas e apresentam dinâmicas de transformação multiforme ao longo de períodos de tempo diversificados.

OT

Analisar, interpretar e criticar as implicações epistemológicas, sociais e ambientais da articulação entre o sujeito e o objecto científico de um exemplar concreto de Estudos de Globalização.

Resultados de aprendizagem e competências

TP

No termo do semestre lectivo, os estudantes deverão estar aptos a: a) reconhecer as características fundamentais de um estudo científico de Globalização; b) interpretar os diversos níveis de operacionalidade (e sua mútua interdependência) de um fenómeno de globalização; c) designar os temas principais de intervenção actual dos estudos de Globalização, nomeadamente: i) áreas protegidas e de conservação (discursos globais e autenticidade local); ii) ambientes urbanos e industriais (ambientalismo contemporâneo, risco e planeamento); iii) discurso ecológico e conservação de recursos (economia política do Norte e recursos do Sul na floresta agrogeossistemas); iv) tecnologia e conhecimento geoespacial (localização e reflexividade); e v) histórias ambientais Norte-Sul (perspectiva histórica e relação da conservação com os direitos humanos).

OT

Criticar a natureza da organização epistemológica dos estudos de Globalização e aplicar os  correspondentes princípios científicos e éticos em futuros trabalhos de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TP

1 Globalização como ‘trialéctica’ — 1.1 Poder e espaço (repressão e resistência); 1.2 Representação e paisagem (alienação e revelação); 1.3 Lugar e prática (rotina e experiência).

2 Natureza, sociedade e escalas de interacção: (temas contemporâneos) — 2.1 áreas protegidas e de conservação; 2.2 ambientes urbanos e industriais; 2.3 discurso ecológico e conservação; 2.4 tecnologia e conhecimento geoespacial; 2.5 histórias ambientais Norte-Sul (perspectiva histórica e relação da conservação com os direitos humanos).

OT

3 Fundamentos de uma geo-epistemologia crítica — 3.1 Globalização como objecto científico;  a) Morfologia: localização têmporo-espacial do objecto de Globalização: fronteiras e limites temporais; b) Regionalização: submissão da informação discreta a modelos de interpretação; 3.2 Globalização como sujeito científico; a) Topografia social: localização têmporo-espacial do sujeito de Globalização: relações e hierarquias; b) ‘Chronotope’: a Globalização como escala e identidade

Bibliografia Obrigatória

Livingstone, D. N. (2003) — Putting Science in Its Place: geographies of scientific knowledge. Routledge.; .
Peet, R. & Watts, M (2004) — Liberation Ecologies: Environment, development and social movements. Routledge.; .
Pimenta & al (2007) — Geografias pós-coloniais: ensaios de Geografia humana. Figueirinhas.; .
Robins P (2012) — Political Ecology: a critical introduction, 2nd ed. Wiley-Blackwell.; .
Zimmerer, K. & Bassett, Th. (2003) — Political Ecology: an integrative approach to Geography and Environment-Development Studies. Guilford Press.; .

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será fornecida ao longo das aulas, nomeadamente artigos de Estudos de Globalização necessários como fontes de análise crítica do trabalho prático.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TP

Os estudantes são encorajados a ler bibliografia (disponibilizada previamente) que diga respeito aos tópicos do programa. O carácter ‘participado’ das aulas teórico-práticas requere o diálogo e discussão fundamentada entre todos os elemento da classe, de modo a que os conceitos progressivamente se enraizem e dotem os participantes de uma visão estruturada e crítica da teoria da investigação em Estudos de Globalização.

OT

Os estudantes deverão proceder à leitura crítica de exemplares concretos da produção científica em Estudos de Globalização, e à redacção de um relatório de apreciação crítica dos critérios da sua elaboração, não deixando de valorizar a utilização de cartografia automática em equipamento informático para a criação de dispositivos gráficos de síntese interpretativa.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Trabalho de investigação 48,00
Trabalho laboratorial 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída positiva

Fórmula de cálculo da classificação final

individual participation in class [10%]

TP

Elaboração (em momentos diferenciados da avaliação distribuída) de dois relatórios individuais de avaliação teórica [20+30=50%]

OT

Elaboração em grupo (em momentos diferenciados da avaliação distribuída) de três bases de dados parcelares de análise de conteúdo de exemplares concretos de estudos de Estudos de Globalização. Utilização de cartografia automática em equipamento informático para a construção de dispositivos gráficos de síntese interpretativa. [10+15+15=40%]

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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