Organizações Internacionais
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LRI |
94 |
LRI - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular dá a conhecer um conjunto de instituições de vocação política, económica e de segurança, de caráter universal e regional, nos seguintes aspectos: génese, objectivos, estrutura orgânica, atividades e importância no atual contexto internacional.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da Unidade Curricular de Organizações Internacionais, os alunos deverão ser capazes de:
- pesquisar e selecionar informação sobre as organizações internacionais
- distinguir as Organizações Internacionais de acordo com vários critérios
- analisar e avaliar o papel actual desenvolvido pelas várias organizações intergovernamentais de caráter universial e regional
- desenvolver espírito crítico sobre as actividades de organizações intergovernamentais
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
- Apresentação da Unidade Curricular
- INTRODUÇÃO ÀS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
- Contextualização histórica das Organizações Internacionais
- As conferências diplomáticas do séc. XIX
- A Sociedade das Nações
- Conceptualização de Organização Internacional
- O conceito de Organização Internacional
- Classificação
- Vantagens
- CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS NO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
- Realismo
- Liberalismo
- Construtivismo
-Teoria Crítica – Marxismo
- ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSAIS
- Organização das Nações Unidas (ONU)
- Génese
- Composição e estrutura institucional
- Princípios e Objetivos
- As missões
- A reforma da organização
- O Fundo Monetário Internacional
- Génese
- Objectivos
- Estrutura
- Alterações aos Estatutos
- Tipos de Financiamento
- Instituições: Génese, Objectivos, Estrutura e Atividades
- A Organização Mundial de Comércio
- Objetivos
- Estrutura
- Análise de alguns dos Acordos
- ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS REGIONAIS
- Génese e evolução
- Princípios e Objectivos
- Desafios
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
- Génese
- Composição e estrutura orgânica
- Fins e princípios
- A reestruturação da organização
- Génese
- Composição e estrutura orgânica
- Fins e princípios
- Atividades da Organização
- Organização dos Estados Americanos (OEA)
- Génese
- Composição e estrutura orgânica
- Fins e princípios
- Atividades da Organização
- Génese
- Composição e estrutura orgânica
- Fins e princípios
- Reestruturação da Organização
- Balanço da unidade curricular
Bibliografia Obrigatória
Herz, Mónica, e Hoffmann, Andrea Ribeiro; Organizações Internacionais: História e Práticas, São Paulo, Campus - Elsevier, 2004. ISBN: 9788535214536
Mota Campos; Organizações Internacionais, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009
Barkin J. Samuel;
International organization. ISBN: 978-1-137-30240-3
Observações Bibliográficas
Outra Bibliografia Complementar será indicada no decurso das aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: expositivas dos diferentes conteúdos programáticos e de aplicação prática dos conhecimentos à realidade internacional atual.
Participação activa dos discentes no processo de ensino-aprendizagem através da reflexão crítica sobre as atividades das várias organizações lecionadas.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
67,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de nota mínima de dez valores nos termos estabelecidos nesta Ficha de unidade curricular e nas Normas de Avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
50% teste escrito
40% trabalho de grupo
10% apresentação do trabalho em sala de aula
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes terão os mesmos elementos de avaliação.
Melhoria de classificação
Componente de avaliação suscetível de recurso ou melhoria de classificação: teste escrito com ponderação de 50% para os alunos normais e com ponderação de 60% para os alunos com estatuto de trabalhador-estudante.