Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC012

Bases de Análise Gramatical_Inglês

Código: LLC012     Sigla: BAGR_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguistica - Inglês

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 98 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O objetivo do curso é dar aos alunos:

(1) um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;

(2) um conhecimento das classes de palavras, e a capacidade de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios;

(3) um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;

(4) a capacidade de compreender a distinção entre uma frase simples e complexa;

(5) um conhecimento dos cinco componentes chaves de uma oraçã - sujeito, verbo, objecto, complemento e adverbial. 

(6) A capacidade de usar esse conhecimento todo para reestruturar frases e desenvolver a competência linguística na escrita e oralidade.

(7) um melhor conhecimento das áreas de inglês que apresentam problemas específicos para os falantes nativos de português.

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso espera-se que o aluno deve:

(1) ter um melhor conhecimento da terminologia gramatical num nível base;
(2) Ser capaz de apreciar a importância de uma boa ortografia e pontuação;
(3) ter um conhecimento das classes de palavras, e ser capaz de distinguir entre elas: as classes fechadas – os pronomes, os determinantes, os verbos auxiliares e modais, as preposições e as conjunções; as classes abertas – os nomes, os verbos lexicais, os adjectivos e os advérbios.
(4) Ter um conhecimento da distinção gramatical entre palavra, sintagma, oração e frase;
(5) Ser capaz a compreender a distinção entre uma frase simples e complexa
(6) Saber os cinco elementos chaves de uma oração; sujeito, verbo, objecto, complemento e adverbial;
(7) Ser capaz de compreender a distinção entre os verbos transitivos, intransitivos e copulares;
(8) Reconhecer a forma e as funções dos sintagmas nominais, e compreender a gramática das orações relativas.
(9) Compreender a distinção entre os verbos finitos e não-finitos.
(10)Ser capaz de aplicar todo esse conhecimento gramatical na produção de discurso de modo a melhorar o alcance e precisão do seu inglês escrito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos são em grande parte definidos pela utilização de um texto de apoio produzido pelo professor de BAGR_I.

As principais áreas abordadas são:

(1) Introdução: objectivos do curso. Porquê estudar a gramática? Terminologia essencial;

(2) Classes de palavras (abertas e fechadas);

(3) Classes dos nomes e nomes contáveis e não contaveis;

(4) Os pronomes;

(5) O sintagma nominal:
(i) Pre-modificação (determinantes, adjectivos, particípios, nomes)
(ii) Pos-modificação (orações relativas, orações não finitas);

(6) Outros tipos de sintagmas (preposicionais, adjectivais, adverbiais, verbais);

(7) Os elementos de uma oração: sujeito, verbo, objecto, complemento, adverbial;

(8) A frase simples;

(9) A frase complexa;

(10) As orações adverbiais (finitas e não finitas);

(11) As conjunções e dispositivos de coesão

Bibliografia Obrigatória

Crystal D; Rediscover Grammar (3rd edition), [Harlow]Longman/Pearson Education , 2004. ISBN: 0-582-84862-8

Bibliografia Complementar

Yule G; Oxford Practice Grammar (Advanced), Oxford University Press, 2006. ISBN: 978 0-19 432754-1
Swan M; Practical English Usage (3rd edition), [Oxford) O.U.P., 2005. ISBN: 0-19-442098-1
Leech G, Cruikshank B, Ivanic R; An A-Z of English Grammar & Usage, Longman/Pearson Education Ltd, 2001. ISBN: 0-582-40574-2
Cholij M. & Geetha N.; English Basics (A companion to grammar & writing), (Cambridge) C.U.P., 2004. ISBN: 0-521-52060-6

Observações Bibliográficas

Students do not have to buy any books for this course, as the teacher will provide all the materials necessary. However, you are recommended to consult the books in the bibliography, especially 'Rediscover English Grammar' (David Crystal).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

(1) Exposição oral dentro da aula

(2) Exercícios escritos realizados durante as aulas e para trabalho de casa, frequentemente de ordem indutivos

(3) [Consoante o tamanho da turma] Sessões de trabalho em grupos mais pequenos visando a preparação de actividade para os demais alunos e treino da gramática; exercícios indutivos como, por exemplo, a comparação de frases; o preenchimento de espaços; a reescrita de frases; jogos de gramática;

(4) Um texto de apoio, com explicações sobre os conteúdos do curso e exercícios adequados

(5) Revisão da matéria antes dos testes

(6) Dois exames escritos

Software

Not applicable
Not applicable
Not applicable
Not applicable

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 0,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 82,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Um teste realizado em Novembro (40%) e um exame final em Janeiro – (60%)

Provas e trabalhos especiais

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Na época de recurso o valor do exame corresponde a 100% do total. Este exame pode ser feito por qualquer aluno para melhorar a nota original.

Observações

A lingua de instrução é inglês

Recomendar Página Voltar ao Topo