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Alemão A2.1

Código: LLC003     Sigla: AA2.1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Alemão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 5 CL - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2
LA 45 LA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2
LLC 23 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 1 - 6 52 162
2
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 1 - 6 52 162
2
LRI 37 LRI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
2

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A1.2, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.1 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

O manual adotado, que contém um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, para além de desenvolver o interesse pela realidade e pela cultura dos países de expressão alemã, e de dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível, os estudantes deverão possuir as seguintes competências:

Receção (oral e escrita): Compreender o essencial de conversas informais e de informações curtas e simples. Ler textos claros e simples e recolher informações concretas e previsíveis em textos do quotidiano.
Interação/produção (oral e escrita): Interagir oralmente em situações quotidianas quanto a troca de informações e sobre temas familiares aos estudantes. Produzir textos breves, como por exemplo apontamentos, e-mails, postais, respostas a anúncios, pequenas cartas familiares (p. ex., felicitações, convites). 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe os conteúdos lecionados nas UC's A1.1 e A1.2.

Programa


Nas aulas de língua alemã A2.1 serão focados temas relacionados com a vida quotidiana, como, p. ex., festas e tradições, mudança de casa, adaptação a uma cidade desconhecida, contactos com serviços (banco, polícia, perdidos e achados), saúde e doenças.

Os seguintes aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:

1. Declinação em "-n" no nominativo, acusativo e dativo.
2. Pronomes pessoais.
3. Introdução à gramática de valências.
4. Declinação dos adjetivos (nos quatro casos gramaticais: com artigos definidos, indefinidos e sem artigos).
5. Pronomes possessivos.
6. Preposições
7. Orações subordinadas com “dass”, "weil", "wenn", "als", "seit(dem)", "bis".
8. Verbos modais.
9. Pronomes reflexivos.
10. Pretérito imperfeito

Bibliografia Obrigatória

Birgit Braun, Margit Doubek, Andrea Frater-Vogel, Nadja Fügert, Ilse Sander, Ulrike Trebesius-Bensch ; DaF kompakt A1-B1, Kursbuch, Klett, 2011. ISBN: 978-3-12-676180-2
Birgit Braun, Margit Doubek, Andrea Frater-Vogel, Nadja Fügert, Ilse Sander, Ulrike Trebesius-Bensch ; DaF kompakt A1-B1, Übungsbuch, Klett, 2011. ISBN: 978-3-12-676181-9

Bibliografia Complementar

Rusch, Paul; Schmitz, Helen; Einfach Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1, Langenscheidt, 2007
Reimann, Monika; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2004

Observações Bibliográficas

Os estudantes que adquiriram o manual DaF kompakt apenas para o nível A1, deverão comprar o manual correspondente ao nível A2. Uma vez que, entretanto, já foi publicada uma nova versão do livro, terão de ter o cuidado de verificar que se trata da seguinte versão:


Birgit Braun, Margit Doubek, Andrea Frater-Vogel, Nadja Fügert, Ilse Sander, Ulrike Trebesius-Bensch (2011): DaF kompakt A2, Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett.


ISBN 978-3-12-676187-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Os estudantes serão colocados perante tarefas muito diversificadas de modo a desenvolverem competências a nível recetivo e produtivo / interativo, paralelamente ao alargamento lexical e ao domínio da terminologia e da utilização de estruturas gramaticais, bem como à aquisição de conhecimentos socioculturais.

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo dos alunos (trabalhos de casa) recorrendo a materiais indicados e/ou fornecidos pelo docente, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais lacunas.


A compreensão oral é estimulada não só através da utilização da língua alemã por parte do docente na sala de aula, mas também através do recurso a material áudio adequado ao nível de conhecimentos dos estudantes. Pelo trabalho com textos gravados de diferente cariz, os estudantes aprendem a extrair informações de descrições ou de mensagens curtas, simples e claras sobre assuntos do quotidiano, e ainda, sobretudo no caso dos diálogos, a entende-los como possíveis modelos para a produção oral própria.


No que diz respeito à leitura, que visa os três níveis de compreensão (global, seletiva e detalhada), os estudantes aprendem a entender textos curtos (p. ex., descrições, e-mails, convites e anúncios) com um léxico simples e sobre situações comuns na vida quotidiana. 


Quanto à produção oral, os estudantes alargam a sua capacidade comunicativa falando, de modo simples, sobre situações ou experiências que lhes são familiares em trabalhos de grupo, de pares ou individual e recorrendo a modelos frásicos básicos. Nas aulas é também treinada a representação de cenas dialogadas (p. ex. recriação de diálogos em diferentes serviços).


Na produção escrita, os estudantes aprendem a utilizar expressões e frases simples, embora já com recurso a algumas orações subordinadas. Para além de uma produção textual orientada, treinam, p. ex., a produção autónoma de mensagens, curtas anotações, e-mails e cartas pessoais ou convites.  

Software

Powerpoint, Prezi, ZOOM

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 42,00
Prova oral 30,00
Teste 28,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A aprovação na UC decorre da obtenção de um mínimo de 10 valores (numa escala de 0 a 20) na média ponderada das componentes escrita e oral.

Da componente escrita fazem parte um teste (40%) e um exame final (60%). A aprovação implica que da soma ponderada de ambos os testes resulte uma média positiva.

A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei. 


Estudantes-trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da assistência às aulas deverão contactar o docente logo no início do semestre para combinar um modo de avaliação alternativo, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação escrita, que consta de um teste e de uma prova de exame final – 70%.

Avaliação oral – 30%. 

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o regulamento da FLUP.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com normas de avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.

Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos Serviços de Gestão Académica.
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