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História das Relações Internacionais

Código: LRI007     Sigla: HRINT

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 18 LA - Plano de Estudos 3 - 6 4
LRI 83 LRI - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes – Conheçam e apreendam, conceitos e problemáticas das Relações Internacionais, de forma a adquirirem instrumentos que lhes permitam compreender as suas várias facetas do ponto de vista histórico; - Reconheçam a importância que a Paz de Vestefália teve na balança do poder e na lei internacional no “Antigo Regime” europeu; - Percebam o impacto que o Congresso de Viena teve no relacionamento entre as grandes potências europeias e no mapa do continente; Apreendam como o Nacionalismo e o Imperialismo da segunda metade do século XIX acabaram por desembocar na I Guerra Mundial e quais as consequências dos Tratados de Paz de Versalhes; - Aprendam como a II Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética ao estatuto de superpotências mudou o curso do pós-guerra; - Tenham uma ideia como o mundo repartido entre as duas superpotências levou a um conflito latente conhecido como a Guerra Fria e como a “Queda” do Muro de Berlim, símbolo deste conflito, levou ao colapso da ordem bipolar.

Resultados de aprendizagem e competências

Com este conteúdo programático procura-se, no tempo disponível, para as aulas, (1 semestre igual a mais ou menos 13 semanas) que os estudantes além de ficarem a conhecer alguns dos aspetos mais importantes das Relações Internacionais do século XVII ao século XX, sob o ponto de vista histórico, adquiram competências e instrumentos teóricos e práticos que lhes permitam no futuro ir mais além, permitindo-lhes estudar temas que tão reduzido período de tempo de aulas não permite uma abordagem mais pormenorizada. Apesar do programa terminar com o colapso da ordem bipolar espera-se que os estudantes adquiram competências para analisar as relações internacionais no período posterior

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Breve introdução à problemática das Relações Internacionais.




  2. A Paz de Vestefália (1648). Início do moderno sistema internacional? Diferenças entre e o antes e o após Vestefália




  3. O Antigo Regime: guerra, equilíbrio e leis internacionais.




  4. As relações internacionais na época da Revolução Americana e da Revolução Francesa




          4.1. As relações entre as grandes potências europeias, antes e depois do Congresso de Viena (1814-1815)




  1. O relacionamento entre as principais potências no século XIX: Nacionalismos, imperialismos e Diplomacia.




  2. As novas potências não europeias (Estados Unidos e Japão).




  3. Causas e consequências das duas guerras mundiais do século XX




            7.1. O fim da I Guerra Mundial. A diplomacia da Conferência de Paris, os Tratados de Paz de Versalhes (1919) e as suas consequências


            7.2. Causas consequências da II Guerra Mundial. O fim da hegemonia europeia.




  1. A Guerra Fria (1945-1989). O colapso do mundo bipolar.



Bibliografia Obrigatória

Malchow, Howard LeRoy; History and international relations : from the ancient world to the 21st century, Bloomsbury Academic, 2016. ISBN: 978-1-4411-0625-4
FERNANDES, José Pedro Teixeira; Teoria das Relações Internacionais. Da abordagem clássica ao debate pós-positivista, Almedina, 2004. ISBN: 972-40-2176-9
SARAIVA, José Flávio Sombra; história das Relações Internacionais Contemporâneas . Da Sociedade internacional do século XIX à era da globalização., Editora Saraiva, 2007. ISBN: 9788502061910
ZAMOYSKI, Adam; Rites of Peace. The Fall of Napoleon and the Congress of Vienna, Harper Perennial, 2008. ISBN: 978-0-06-077519-3
Mark Mazower; Governar o Mundo, Edições 70, 2017. ISBN: 978-972-44-1896-4
KISSINGER, Henry ; A Ordem Mundial. Reflexões sobre o Carácter das Nações e o Curso da História, Edições Dom Quixote, 2014. ISBN: 9789722056236
CLARK, Christopher ; The Sleepwalkers. How Europe went to war 1914, Penguin Books, 2013. ISBN: 978-0-141-0278-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de caráter estatístico e cartográfico.

 - Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou análise de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente.

 - A recensão crítica, a apresentar, no entanto, deverá versar sobre uma das obras constantes de uma lista a fornecer pelo docente.

Software

datashow

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Humanidades > História > História política

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 40,00
Trabalho escrito 23,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Exame Final

Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final, sem consulta, terá uma vertente teórica, que avaliará o domínio da informação e dos quadros teóricos essenciais; a capacidade crítica, de seleção, sistematização e síntese necessárias à elaboração da resposta às questões.

A análise crítica da obra escolhida pelo estudante, de uma lista a fornecer pelo docente no inícío do semestre, deverá, em princípio avaliar o grau de competências adquiridas durante as aulas e a orientação tutorial.

A análise crítica deve ser entregue até à última aula do semestre

O exame terá uma ponderação de 80% e a análise crítica de 20%

Teste escrito = 80'% + Análise crítica de um livro = 20% = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação em vigor

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir o exame, caso não esteja satisfeito com a classificação, sendo optativa a repetição da análise crítica do livro lido.

Observações

Os estudantes de Mobilidade têm obrigação de contatarem com o docente na 1ª semana do semestre ou, se comprovarem devidamente que chegarão a Portugal depois do início das aulas, têm uma semana para o fazerem após a sua chegada.




As sessões letivas, serão sempre efetuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.

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