Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LRI003

Direito Internacional

Código: LRI003     Sigla: DINT

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 108 LRI - Plano de Estudos 2 - 6 3 3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-20.

Campos alterados: Tipo de avaliação, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português
Obs.: Não admissível a estudantes sem domínio do Português.

Objetivos

A presente Unidade Curricular apresenta um estudo da história, normas, doutrinas e instituições do Direito Internacional, oferecendo uma análise crítica da ordem jurídica internacional contemporânea e proporcionando uma base sólida para alicerçar os argumentos relativos à importância política do Direito Internacional. A Unidade Curricular dá especial atenção ao modo como a evolução e o funcionamento da ordem jurídica internacional influenciam não só as relações internacionais, mas também o dia-a-dia no seio dos Estados.

O objetivo principal da presente Unidade Curricular é proporcionar uma visão geral do Direito Internacional enquanto ordenamento jurídico, mostrando o que é o Direito Internacional, quais são suas principais divisões, como opera e quais são os seus pontos fortes e pontos fracos.

Pretende também fornecer uma compreensão da natureza e das fontes do Direito Internacional, introduzir os elementos das principais áreas temáticas do Direito Internacional, apresentar os desenvolvimentos contemporâneos na matéria e as principais áreas de conflito internacional e os principais atores da sociedade internacional contemporânea. Outro objetivo é o de capacitar o estudante para o pensamento crítico dotando-o de ferramentas que o habilitem a avaliar criticamente o papel desempenhado pelo Direito Internacional na prevenção e na resolução de diferendos internacionais no contexto da ordem internacional contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

A presente Unidade Curricular pretende dotar as/os estudantes da capacidade para, de forma autónoma e informada:


  • Compreender os modos como é criado o Direito Internacional e as formas como é aplicado, com ênfase na prática dos Estados e nas sentenças dos Tribunais Internacionais.

  • Formar um entendimento acerca dos conceitos, dos princípios, das fontes e dos sujeitos do Direito Internacional Público

  • Compreender as diferenças e semelhanças existentes entre o Direito Internacional e o Direito Interno.

  • Selecionar e interpretar instrumentos jurídico-internacionais para a resolução de problemas de índole jurídico-internacional

  • Compreender o papel do Direito Internacional na resolução de diferendos internacionais.

  • Aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas e questões jurídicas.

  • Pensar criticamente sobre diferentes instrumentos jurídico-internacionais e posições doutrinais.

  • Empreender pesquisa científica na área do Direito Internacional, sendo capaz de aplicar evidências para sustentar uma argumentação de modo adequado.

  • Pensar criticamente sobre como e porque razão é que as realidades políticas frequentemente condicionam a aplicação do Direito Internacional.

  • Pensar criticamente o Direito Internacional Público e discorrer acerca da importância deste ordenamento jurídico no contexto das relações internacionais contemporâneas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Programa sucinto

1. A Natureza do Direito Internacional
1.1. O conceito de Direito Internacional
1.2. Evolução histórica: da Antiguidade Clássica ao séc. XXI
1.3. A Juridicidade e o Fundamento do Direito Internacional
2. Relações entre o Direito Internacional e o Direito Interno
2.1. Aspetos fundamentais
2.2. Os sistemas de receção do Direito Internacional
3. Fontes do Direito Internacional
3.1. Distinção entre fontes formais e fontes materiais
3.2. Determinação das fontes formais: o artigo 38.º do Estatuto do Tribunal Internacional de Justiça
3.2.1. O Direito dos Tratados
3.3. Outras fontes do Direito Internacional
3.4. Questões relativas às fontes de Direito Internacional
4. Os Sujeitos de Direito Internacional
4.1. Introdução: a subjetividade internacional
4.2. Os Estados
4.3. As Organizações Internacionais
4.4. O Indivíduo
4.4.1. Proteção Internacional da Pessoa Humana
4.4.2. Proteção Diplomática
4.5. Princípios de Jurisdição e Imunidade de Estados e seus Agentes
5. Diferendos Internacionais: reações a violações do Direito Internacional
5.1. Resolução Pacífica de Conflitos
5.2. Medidas Aquém do Uso da Força
5.3. O Uso da Força e a Segurança Coletiva
5.4. Responsabilidade Internacional do Estado

Bibliografia Obrigatória

Brito, Wladimir; Direito Internacional Público, Coimbra Editora, 2014
Gouveia, Jorge Bacelar; Manual De Direito Internacional Público, Almedina, 2017
Lopes, J.A.A. (coord.) ; Regimes Jurídicos Internacionais (vol), Universidade Católica Editora, 2020
Miranda, Jorge; Curso De Direito Internacional Público, Principia, 2016 (6.ª ed.)
Pereira, André Gonçalves, e Fausto de Quadros; Manual De Direito Internacional Público, Almedina, 2015 (Reimpressão da 3.ª Edição ed.)

Bibliografia Complementar

Baptista, Eduardo Correia; Direito Internacional Público (vol I), AAFDL Editora, 2015
Baptista, Eduardo Correia; Direito Internacional Público (vol II), AAFDL Editora, 2015
Brito, Wladimir; Responsabilidade De Proteger - (No Direito Internacional) , Almedina, 2016
Crawford, James; Brownlie's Principles of Public International Law, OUP, 2012
Crawford, James; Brownlie's Principles of Public International Law, OUP, 2019
Cunha, Joaquim da Silva e Pereira, Maria da Assunção Vale; Manual de Direito Internacional Público, Almedina, 2004
Lopes, J.A. Azeredo; Entre Solidão e Intervencionismo - Direito de Autodeterminação dos Povos e Reacções de Estados terceiros, Coimbra Editora, 2003
Lopes, J.A.A. (coord.); Regimes Jurídicos Internacionais - Questões, Casos e Materiais (Vol.II), Universidade Católica Editora, 2020
Machado, Jónatas E. M.; Direito Internacional: Do Paradigma Clássico Ao Pós-11 De Setembro, Coimbra Editora, 2013
Orakhelashvili, Alexander; Akehurst’s Modern Introduction to International Law, 8.ª ed., Routledge, 2018
Pereira, Maria Assunção do Vale; Textos De Direito Internacional, Coimbra Editora\, 2013
Shaw, Malcom M.; Akehurst’s Modern Introduction to International Law, 8.ª ed., Cambridge University Press, 2017
Tavares, Maria Isabel; Guerra E Responsabilidade: A Intervenção Militar No Iraque Em 2003, Universidade Católica Editora - Porto, 2015

Observações Bibliográficas

Com referência à bibliografia obrigatória, é tomada a opção de não limitar o estudante a uma única obra a fim de – sendo certas as divergências doutrinais e as diferentes opções programáticas entre os juristas de Direito Internacional – não promover uma visão parcial, ao invés fomentando a construção de uma perspetiva tão ampla quanto possível. Para a melhor sistematização dos conteúdos programáticos da UC recomenda-se a opção por uma coletânea de textos de Direito Internacional, assim como por uma coletânea de casos e materiais de Direito Internacional.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação da presente UC está dividida entre aulas teórico-práticas e orientações tutoriais. Atendendo aos condicionamentos decorrentes da implementação das medidas de combate à pandemia de coronavírus, as aulas teórico-práticas seguirão preferencialmente a forma de ensino expositivo (aula tipo conferência) com o expor continuado dos conteúdos programáticos da UC apoiado em plataformas digitais – nomeadamente para a colocação de questões e gestão de debates – a fim de garantir a interação entre os dois grupos de estudantes (nomeadamente, o grupo presente em sala de aula e o grupo que assistirá às aulas por meios telemáticos). Complementarmente, será proposta a resolução – em sede de aula e na plataforma Moodle-UP – de hipóteses práticas para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Diferentemente, as orientações tutoriais seguirão o chamado “método socrático” (maiêutica) privilegiando a interatividade com recurso às mesmas plataformas digitais, porquanto centrar-se-ão tanto quanto possível no estudo de casos, materiais e de acórdãos de tribunais internacionais.

Considerando as circunstâncias inerentes à lecionação da UC – e, em especial, os desafios à lecionação que resultam das medidas adotadas para o combate à pandemia de coronavírus – assim como os objetivos inerentes a uma correta avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos respetivos estudantes, a avaliação segue a modalidade de avaliação apenas com exame final [v. art. 4.º, n.º 1, al. c) do Regulamento de Avaliação da FLUP].

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências jurídicas > Direito internacional público

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com referência ao previsto no artigo 9.º do Regulamento de Avaliação da FLUP sublinha-se que a presente UC não está condicionada à obtenção de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final


Fórmula de cálculo: classificação final = classificação do exame final x 1)

Provas e trabalhos especiais

N/A.

Trabalho de estágio/projeto

N/A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicar-se-á a modalidade que resulta do disposto no artigo 4.º, n.º 1, al. c): (a) aos estudantes a quem seja reconhecido o estatuto ENEE; e, (b) a outros estudantes desde que os mesmos preencham os necessários requisitos e manifestem esta intenção ao docente da UC em data compatível com a calendarização da FLUP.

Melhoria de classificação

Neste particular aplica-se de modo estrito o artigo 12.º do Regulamento de Avaliação da FLUP, nomeadamente o disposto no n.º 1 do artigo citado (exame escrito).

Observações

N/A.
Recomendar Página Voltar ao Topo