Comportamento Informacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
38 |
CINF - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas do objeto de estudo teórico-prático da Ciência da Informação.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências:
Dotar o estudante da capacidade de relacionar conteúdos teóricos com a resolução de problemas concretos, especificos e práticos. Aprofundar conhecimentos sobre as necessidades de busca e uso da informação nos mais diversos contextos institucionais e organizacionais (empresariais). Permitir ao estudante a distinção e a articulação entre método de pesquisa e modelos operacionais, capacitando-o para criá-los, aplicá-los e reformulá-los de acordo com as exigências do contexto profisisonal.
Resultados:
Contribuir para (1) o reforço da matriz concetual e teórico-metodológica da CI e (2) a construção da síntese que o estudante tem de realizar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Definições de Informação 1.2. Teorias aplicáveis ao estudo comportamental 1.3. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo
- Comportamento Informacional uma das três áreas de estudo e de investigação em Ciência da Informação 2.1 Necessidades individuais e coletivas, meio ambiente, contexto organizacional, situação e uso da informação 2.2 Modelos para o estudo do comportamento informacional
- Principais focos do estudo do comportamento informacional (busca e uso) 3.1 Serviços de Informação - bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus e serviços online 3.2 Comunidades Específicas - comunicação científica 3.3 Contextos Corporativos - organizações e instituições 3.4 Internet – websites, blogues e “redes sociais”
- Literacia informacional 4.1 Conceito 4.2 Inclusão digital e literacia informacional 4.3 Modelos de literacia informacional 4.4 Literacia informacional e educação
- Situações de estudo com objetivos diferentes nos contextos referidos no ponto 3 dos conteúdos deste programa
Bibliografia Obrigatória
Tom Wilson;
Information behaviour
Robinson, L., & Bawden, D. ; International good practice in information literacy education., Knjiznica, 62(1/2), 169-185., 2018
DAVENPORT, Thomas H.; Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação., Editora Futura, 2002
GARCÍA SANTIAGO, Lola ; Extraer y visualizar información en internet: el web mining, Ediciones Trea, 2003
LE COADIC, Yves-François ; Usages et usagers de l'information., Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
Bawden, D., & Robinson, L.; Introduction to information science., Facet Publishing, 2015
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya; Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 , (Oct. 2000) 4-18
González-Teruel, A. ; Referentes teóricos y dimensiones aplicadas en el estudio del usuario de la información. In M. N. González de Gómez & R. Rabello (Eds.), Informaçao: agentes e intermediaçao (pp. 135–194)., Brasilia: Instituto Brasileiro de Informaçao em Ciencia e Tecnologia. , 2017
Gonzalez-Teruel, A., & Pérez-Pulido, M. ; The diffusion and influence of theoretical models of information behaviour. The case of Savolainen's ELIS model., Journal of Documentation, 76(5), 1069-1089., 2020
Bibliografia Complementar
MARCOS, Mari Carmen ; Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización, Ediciones Trea, 2004
CHOO, Chun Wei ; Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003
DEVLIN, Keith ; Info-senso : como transformar a informação em conhecimento, Edição "Livros do Brasil", 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Combinação de método expositivo com a discussão em aula de certos temas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes durante o semestre.
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho de campo |
25,00 |
| Trabalho escrito |
35,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Trabalho de investigação |
52,00 |
| Trabalho de campo |
26,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência às aulas não é obrigatória mas os estudantes terão de realizar obrigatoriamente os 2 trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação Trabalho de campo - 55%;
Trabalho escrito - 45%.
A classificação final implica a realização das seguintes componentes:
1. Um trabalho apenas de apresentação oral (T1 - 25%)
2. Um trabalho composto por (a) apresentação oral (T2AO - 30%) e (b) versão escrita (T2VE - 45%)
A realização dos trabalhos é obrigatória.
A fórmula de cálculo da avaliação final é a seguinte:
0,25T1+0,3T2AO+0,45T2VE
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes terão de realizar as mesmas componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
Apenas da classificação do exame final.
Dada a sua natureza os trabalhos não são suscetíveis de recurso e/ou melhoria de nota.