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Comportamento Informacional

Código: CINF007     Sigla: CINF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 38 CINF - Plano de Estudos 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas do objeto de estudo teórico-prático da Ciência da Informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

Dotar o estudante da capacidade de relacionar conteúdos teóricos com a resolução de problemas concretos, especificos e práticos. Aprofundar conhecimentos sobre as necessidades de busca e uso da informação nos mais diversos contextos institucionais e organizacionais (empresariais). Permitir ao estudante a distinção e a articulação entre método de pesquisa e modelos operacionais, capacitando-o para criá-los, aplicá-los e reformulá-los de acordo com as exigências do contexto profisisonal.

Resultados:

Contribuir para (1) o reforço da matriz concetual e teórico-metodológica da CI  e (2) a construção da síntese que o estudante tem de realizar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Definições de Informação 1.2. Teorias aplicáveis ao estudo comportamental 1.3. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo

  2. Comportamento Informacional uma das três áreas de estudo e de investigação em Ciência da Informação 2.1 Necessidades individuais e coletivas, meio ambiente, contexto organizacional, situação e uso da informação 2.2 Modelos para o estudo do comportamento informacional

  3. Principais focos do estudo do comportamento informacional (busca e uso) 3.1 Serviços de Informação - bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus e serviços online 3.2 Comunidades Específicas - comunicação científica 3.3 Contextos Corporativos - organizações e instituições 3.4 Internet – websites, blogues e “redes sociais”

  4. Literacia informacional 4.1 Conceito 4.2 Inclusão digital e literacia informacional 4.3 Modelos de literacia informacional 4.4 Literacia informacional e educação

  5. Situações de estudo com objetivos diferentes nos contextos referidos no ponto 3 dos conteúdos deste programa

Bibliografia Obrigatória

Tom Wilson; Information behaviour
Robinson, L., & Bawden, D. ; International good practice in information literacy education., Knjiznica, 62(1/2), 169-185., 2018
DAVENPORT, Thomas H.; Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação., Editora Futura, 2002
GARCÍA SANTIAGO, Lola ; Extraer y visualizar información en internet: el web mining, Ediciones Trea, 2003
LE COADIC, Yves-François ; Usages et usagers de l'information., Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
Bawden, D., & Robinson, L.; Introduction to information science., Facet Publishing, 2015
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya; Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 , (Oct. 2000) 4-18
González-Teruel, A. ; Referentes teóricos y dimensiones aplicadas en el estudio del usuario de la información. In M. N. González de Gómez & R. Rabello (Eds.), Informaçao: agentes e intermediaçao (pp. 135–194)., Brasilia: Instituto Brasileiro de Informaçao em Ciencia e Tecnologia. , 2017
Gonzalez-Teruel, A., & Pérez-Pulido, M. ; The diffusion and influence of theoretical models of information behaviour. The case of Savolainen's ELIS model., Journal of Documentation, 76(5), 1069-1089., 2020

Bibliografia Complementar

MARCOS, Mari Carmen ; Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización, Ediciones Trea, 2004
CHOO, Chun Wei ; Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003
DEVLIN, Keith ; Info-senso : como transformar a informação em conhecimento, Edição "Livros do Brasil", 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação de método expositivo com a discussão em aula de certos temas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes durante o semestre.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Trabalho de investigação 52,00
Trabalho de campo 26,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência às aulas não é obrigatória mas os estudantes terão de  realizar obrigatoriamente os 2 trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação 

Trabalho de campo - 55%;
Trabalho escrito - 45%.

A classificação final implica a realização das seguintes componentes:
1. Um trabalho apenas de apresentação oral (T1 - 25%)

2. Um trabalho composto por (a) apresentação oral (T2AO - 30%) e (b) versão escrita (T2VE - 45%)

A realização dos trabalhos é obrigatória.

A fórmula de cálculo da avaliação final é a seguinte:
0,25T1+0,3T2AO+0,45T2VE

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes terão de realizar as mesmas componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas da classificação do exame final.
Dada a sua natureza os trabalhos não são suscetíveis de recurso e/ou melhoria de nota.
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